Cartão de crédito: tudo o que você precisa saber! - Home
Educação financeira
Cartão de crédito: tudo o que você precisa saber!

Cartão de crédito: tudo o que você precisa saber!

O queridinho de muitas pessoas e o mais temido por outras é um dos meios de pagamento mais utilizados no mundo inteiro. O cartão de crédito é um serviço que permite o uso do limite disponível para fazer compras nos mais variados estabelecimentos físicos ou online.

No Brasil, segundo uma pesquisa da OpinionBox, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no país, representando 80% dos entrevistados. Além disso, conforme surgem novas instituições financeiras, esse serviço se populariza cada vez mais.

No entanto, como usar o cartão de crédito com segurança e controle financeiro? Neste artigo, saiba tudo sobre o assunto e como aproveitá-lo da melhor maneira!

O que é o cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma maneira de pagar pelas compras do dia a dia futuramente. Esse é um serviço realizado por meio de maquininhas ou de sites específicos para a leitura desse meio de pagamento, tanto na versão física quanto na virtual.

Na prática, o cartão de crédito atua como um empréstimo. As compras realizadas, à vista ou a prazo, no período de 30 dias são reunidas em uma fatura, com data de vencimento posterior. 

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é mais uma transação financeira. Para isso, existe um acordo entre a empresa emissora e o usuário, com limites de uso estabelecidos. Desse modo, o cliente se compromete a fazer o pagamento em dia e o banco faz a intermediação no pagamento das compras, envia a fatura e confirma o recebimento.

Por conta disso, para conseguir um cartão, é preciso passar por um processo de análise de crédito. Pessoas com perfis com menor tendência à inadimplência têm preferência pela aprovação e ganham a confiança dos bancos com mais facilidade.

Além disso, mais do que saber como funciona um cartão de crédito, é preciso entender a importância de pagá-lo em dia. Atrasos na fatura ou o pagamento do valor parcial podem acarretar a cobrança de juros, uma vez que esse serviço é submetido ao crédito rotativo.

A taxa de juros rotativos é definida pelo Banco Central (BC). No ano de 2022, por exemplo, essa alíquota atingiu o valor de 409,3% ao ano. Por esse motivo, muitas pessoas podem cair em dívidas quando não fazem o pagamento integral e pontual da fatura do cartão.

No Brasil, quase 80% das famílias estão endividadas. Desse total, mais de 85% das pessoas estão com dívidas no cartão de crédito. Sendo assim, manter o controle do uso desse meio de pagamento faz toda a diferença no seu equilíbrio financeiro.

Por que ter um cartão de crédito?

O cartão de crédito é um excelente meio quando há a necessidade de adiar o pagamento pelas compras a curto prazo, como a, no máximo, 40 dias. Por conta disso, surge como uma excelente solução para momentos de emergência.

A função crédito do cartão também é vantajosa pela possibilidade de parcelamento, o que é muito interessante para compras de valores altos. Com exceção do boleto parcelado, a maioria dos meios de pagamento não contam com esse benefício.

Além disso, o uso do cartão exige uma senha. Por esse motivo, torna-se também um meio de pagamento mais seguro, caso uma pessoa pretenda fazer uma viagem internacional e não deseja andar com muito dinheiro no bolso, é uma excelente opção.

O uso do cartão com responsabilidade e pagamento em dia das faturas também pode ajudar a fazer um perfil de crédito positivo para você. Sendo assim, ao necessitar de um serviço financeiro que envolve a análise de crédito, essa assiduidade e pontualidade podem ser pontos positivos para a aprovação da solicitação.

Em outras palavras, apesar de não ser um serviço extremamente necessário, o cartão de crédito pode ajudar em diversos momentos e ser um meio de pagamento muito benéfico. No entanto, como visto, é importante evitar atrasos e pagar todo o valor da fatura para não ter que lidar com juros altos.

Quais os tipos de cartão de crédito?

Antes de saber como pedir um cartão de crédito, é interessante saber que existem diferentes modalidades desse meio de pagamento. Cada opção conta com vantagens e desvantagens. Portanto, conhecer as características de cada categoria vai ajudar você a fazer a escolha adequada.

A seguir, saiba quais são os diferentes tipos de cartão de crédito e avalie qual combina mais com o seu perfil!

Nacional

O cartão de crédito nacional é um serviço que pode ser utilizado em todo território brasileiro. Essa costuma ser a primeira versão que os bancos oferecem após a análise de crédito, principalmente se você não é cliente há um bom tempo.

No geral, não costuma ter muitos benefícios associados ao seu uso. No entanto, esse também é um tipo de cartão que conta com valores de anuidades menores e, muitas vezes, até gratuitos.

Internacional

Já o cartão de crédito internacional tem validade em qualquer país, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas virtuais. Nesse caso, programas de pontos e de milhas costumam fazer parte das vantagens dessa opção. Desse modo, é possível trocar as pontuações acumuladas por passagens aéreas, serviços e produtos.

Por outro lado, é comum que o serviço de crédito internacional tenha um valor de anuidade maior que o nacional. Por esse motivo, é interessante avaliar essa condição antes de mudar de tipo de cartão.

Gold

O Gold é um cartão premium, destinado a clientes de longa data de um banco e/ou que apresentam uma renda alta. No geral, têm mais benefícios que o nacional e o internacional, principalmente no que diz respeito ao limite.

Cartões de crédito gold costumam ter limites associados mais altos, mais acúmulo de pontos em programas de fidelidade, seguros, descontos, entrada VIP em locais e demais serviços vinculados. Por esse motivo, são vistos como mais vantajosos para muitos clientes.

Platinum

O Platinum é mais um tipo de cartão de alto padrão, oferecido para clientes que apresentam renda alta e grande movimentação na conta bancária. Os benefícios são semelhantes ao Gold e anuidades maiores, em comparação com o nacional e internacional.

Dentre os principais benefícios do cartão de crédito Platinum, é possível citar:

  • descontos;
  • parcerias com serviços de hotelaria;
  • serviços VIP;
  • uso internacional;
  • vantagens em aluguel de automóveis;
  • seguros.

Black

O cartão de crédito Black, que também pode ser chamado de Infinite por algumas empresas, é o mais alto padrão. Nesse caso, são oferecidos a poucos clientes, por meio do envio de um convite.

O serviço costuma ser disponibilizado para pessoas com altas movimentações bancárias e renda mensal. Por isso, também têm limite alto. Além disso, a anuidade cobrada pode ultrapassar o valor de R$ 1.000,00 anuais para esse tipo de cartão de crédito.

Em contrapartida, os clientes de cartão Black podem ter acesso a ainda mais vantagens que os demais consumidores. Desde ofertas exclusivas até atendimento prioritário podem ser oferecidos a esse perfil.

Como pedir um cartão de crédito?

Como visto, ter um cartão de crédito pode ser útil para diversos momentos, além de salvar em situações de compras de emergência. Outro ponto positivo é que existem várias oportunidades para solicitar esse serviço, principalmente se você não tiver o nome negativado. Afinal, diversas instituições bancárias oferecem esse meio de pagamento aos clientes.

Contudo, é importante ter estratégia na hora de solicitar o seu cartão de crédito para aproveitar ainda mais os benefícios desse método de pagamento. A seguir, confira algumas dicas valiosas!

Escolha um banco

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para escolher onde você vai pedir o seu cartão de crédito. Como visto, diversos bancos oferecem esse serviço, principalmente aos clientes com contas abertas.

Por isso, é uma boa ideia entrar em contato com as instituições financeiras que você conhece. Desse modo, você pode pesquisar sobre as condições de contratação de um cartão de crédito, prazos, taxas, benefícios e demais serviços associados.

Conheça as vantagens

Junto a isso, vale a pena procurar os benefícios que o cartão vai oferecer para a sua vida financeira. Programas de milhas, compras internacionais, descontos em estabelecimentos: todas essas são vantagens que estão associadas a diversas marcas. Dessa forma, resta a você escolher a opção que mais combina com o seu perfil e os seus interesses.

Confira a anuidade

Outro ponto que não pode faltar, na hora de pesquisar um cartão de crédito, é a informação sobre a anuidade. Esse é um valor que muitas empresas cobram por conta dos custos de manutenção do serviço.

Além disso, a depender do que foi estabelecido no contrato, o total costuma ser dividido em 12 parcelas e é possível pagar a anuidade mensalmente. Muitas pessoas se esquecem desse fator e podem se confundir ao ver um valor cobrado na fatura que não é referente às compras.

Vale destacar também que existem diversas empresas que não realizam a cobrança da anuidade. Esses cartões podem ser mais vantajosos, uma vez que se torna uma despesa mensal a menos.

Envie os documentos necessários

Ao escolher o banco que você deseja fazer o cartão de crédito, é necessário enviar cópias de alguns documentos pessoais para a instituição bancária, para que seja realizada a análise de crédito, como:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda.

Solicite o limite

Por fim, alguns bancos dão a opção de escolher o limite de crédito desejado. Outros, com base na análise de crédito e na renda, definem o quanto vão liberar para o uso do cartão, se aprovarem a sua solicitação.

A partir do limite disponibilizado, é possível fazer um bom planejamento de como usar o cartão de crédito para evitar dívidas e aproveitar ao máximo os benefícios desse meio de pagamento. 

Como usar um cartão de crédito?

Sendo assim, após estar com o seu cartão em mãos, chega o momento de ter alguns hábitos que vão garantir a sua saúde financeira ao longo do uso do serviço. Confira dicas importantes de como usar a função crédito com equilíbrio!

Mantenha o controle dos gastos

O primeiro passo é saber o quanto você está gastando no cartão de crédito. Ter uma planilha, aplicativo ou caderno para anotar gasto por gasto vai ajudar a ter dimensão das saídas. Desse modo, é possível evitar despesas desnecessárias e que podem comprometer o seu orçamento.

Defina um valor máximo para parcelamento

Um dos principais motivos pelos quais as pessoas escolhem fazer um cartão de crédito é pela possibilidade de parcelar uma compra. No entanto, é importante também ter cautela nesses momentos.

É fundamental definir um valor máximo para a parcela, que esteja de acordo com o seu orçamento disponível para essa despesa. Dessa maneira, você evita o acúmulo de parcelas e mantém o controle de cada gasto.

Não perca o dia de vencimento

Lembre-se de que os atrasos envolvem taxas de juros e multas altas sobre o valor devido. Por esse motivo, é importante manter o pagamento em dia da fatura do cartão de crédito, a fim de evitar gastos desnecessários e o comprometimento da sua organização financeira.

Para ajudar, anote em uma agenda o dia de vencimento ou programe a função de débito automático em seu banco. Assim, você garante que o pagamento ocorra dentro do prazo estabelecido.

Não empreste o seu cartão

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que cerca de 32% dos consumidores pegam emprestado o cartão de crédito de familiares, amigos e conhecidos para fazer compras.

Além disso, dentre as pessoas que conseguiram sair do status de inadimplentes no último ano, quase 25% se envolveram em dívidas por emprestarem o cartão. Por esse motivo, esse não é um comportamento seguro para as suas finanças.

O ideal é manter a sua senha e o seu cartão de crédito apenas com você, evitando emprestá-los até mesmo para os familiares. Com isso, é possível ter um controle financeiro maior e prevenir dívidas.

Como visto, o cartão de crédito é um excelente meio de pagamento, desde que o seu uso seja feito de maneira responsável. Por esse motivo, é importante ter cuidados na escolha do serviço e garantir uma utilização consciente para manter as suas finanças sempre positivas.

Gostou deste artigo? Então, continue lendo mais conteúdos sobre o assunto. Confira também como saber qual é o melhor cartão para o seu bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.