Cartão de crédito internacional: como funciona e como conseguir um!
Financeiro
Cartão de crédito internacional: como funciona e como conseguir um!

Cartão de crédito internacional: como funciona e como conseguir um!

Seja para viajar para fora do país, seja para fazer compras online em lojas do exterior, ter um cartão de crédito internacional faz toda a diferença. Esse é um tipo de serviço com vantagens para quem deseja pagar em uma moeda estrangeira.

A boa notícia é que existem diferentes marcas e bandeiras brasileiras que oferecem serviços internacionais aos clientes. Saber como escolher a melhor opção para você é também uma forma de cuidar da sua gestão financeira e atingir os seus objetivos sem dificuldade alguma.

Neste artigo, entenda como funciona o cartão de crédito internacional e o que você precisa fazer para conseguir o seu!

Como funciona o cartão de crédito internacional?

O cartão de crédito internacional nada mais é do que um meio de pagamento que pode ser utilizado em compras no exterior. São vários os países que aceitam o uso desse meio de pagamento, inclusive, para realizar saques em caixas eletrônicos.

Esse tipo de serviço é associado a um banco, seja nacional, seja internacional, que faz a conversão automaticamente. Dessa maneira, você usa o cartão do mesmo jeito que aqui no Brasil e paga a fatura de acordo com os seus gastos, embora convertidos na moeda nacional.

O cartão de crédito internacional também costuma ter um limite por usuário e o seu uso pode contar com a cobrança de taxas, a depender dos critérios de utilização da instituição financeira que você escolheu. Por esse motivo, é sempre importante comparar os prós e contras na hora de fazer a escolha do banco para obter esse tipo de serviço.

Quais são os tipos de cartão internacional?

É interessante destacar que o crédito não é a única opção de pagamento, além do dinheiro, que você pode usar fora do país. A seguir, confira os tipos de cartão de uso internacional e compare as diferenças!

Cartão pré-pago

Sabe como funciona o serviço de um celular pré-pago? No caso desse cartão, a lógica é a mesma. Para isso, é necessário fazer a contratação de um cartão e recarregar com a quantidade de créditos desejada. Desse modo, a cada compra, é descontado o valor do seu saldo disponível, conforme a taxa de câmbio do dia.

Uma vantagem é que essa é uma versão que oferece mais controle financeiro, justamente porque você precisa ter muito mais atenção aos gastos para mantê-los dentro do saldo de recarga. No entanto, por outro lado, em caso de imprevistos e o limite estiver esgotado, é necessário recarregar novamente para usá-lo.

Cartão de crédito

Já o cartão de crédito internacional funciona com a mesma lógica do nacional: existe um limite disponível, no qual você pode gastar com compras, saques e pagamentos. Após uma data estabelecida na contratação do serviço, a fatura é fechada para pagar depois e em dia.

O valor da fatura conta com a conversão para real da moeda estrangeira usada para os pagamentos. Além disso, pode contar com algumas taxas de serviço e de conversão, também estabelecidas na hora de contratar os serviços.

Vale destacar também que atrasos no pagamento do valor total da fatura podem influenciar no quanto você precisa pagar mensalmente no cartão. Afinal, quando essa dívida não é paga em dia, você cai no crédito rotativo, arcando com altas taxas de juros e multas.

Quais são as taxas para as compras internacionais?

As taxas para as compras internacionais com o cartão de crédito têm relação com o câmbio entre as moedas. Nesse caso, pode ser a Ptax, também chamada de taxa média de câmbio, que é definida pelo Banco Central do Brasil, com validade em todo território nacional. É com base nisso que você pode saber quantos reais valem 1 dólar, por exemplo.

Ao lado da Ptax, existe o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Esse, na verdade, é um tributo federal que é cobrado acima de uma operação cambial, podendo variar de acordo com o tipo de transação realizada, ainda que seja o mesmo em todos os bancos. 

Há ainda o Spread. Esse é o nome dado à taxa aplicada que as instituições financeiras cobram sobre a Ptax. O seu valor tem relação com a autonomia que as organizações bancárias têm para escolher as taxas a serem cobradas dos clientes para realizar a conversão entre diferentes moedas. 

Por esse motivo, se o objetivo é fazer um bom planejamento financeiro, é fundamental conferir cada uma dessas taxas na hora de fazer as compras internacionais. Dessa maneira, você pode estimar melhor o quanto pagará no seu cartão de crédito.

Quais as vantagens de usar um cartão de crédito internacional?

Para avaliar se vale a pena ir em busca de um cartão de crédito internacional, nada melhor do que conhecer as principais vantagens de ter acesso a esse tipo de serviço. A seguir, confira os principais benefícios desse tipo de pagamento!

Compras globalizadas

Não ter limites geográficos para realizar as suas compras é uma grande vantagem, principalmente para quem gosta de produtos importados e de lojas estrangeiras. Com um cartão de crédito internacional em mãos, as suas compras se tornam muito mais globalizadas.

Praticidade nas compras no exterior

O cartão de crédito internacional é um dos principais diferenciais de praticidade para quem vai fazer uma viagem para fora do país. As compras no exterior se tornam muito mais práticas com o uso desse serviço.

Se você não quer ter o trabalho de sacar dinheiro em espécie para realizar cada compra durante as suas viagens internacionais, essa é uma excelente solução. Além disso, o pagamento pode ocorrer em até 40 dias após a data de compra, a depender dos critérios da sua instituição bancária.

Limite mais alto

Geralmente, os cartões de crédito com a opção de uso internacional vêm com um limite mais alto para que seja possível realizar as conversões. Desse modo, você tem menos restrições para usar esse serviço e fazer compras, pagamentos e saques em outro país.

Vale a pena destacar que o limite liberado depende de uma série de fatores, como a sua relação como cliente da instituição financeira, o seu perfil de crédito, seu histórico de pagamento e a sua renda. Por esse motivo, é necessário fazer uma simulação com o banco de seu interesse para estimar qual será o valor de uso do cartão liberado para a sua conta.

Segurança nas viagens

Entre andar pelas ruas com dinheiro em espécie e um cartão de crédito, a segunda opção oferece muito mais segurança. Afinal, em caso de furtos, perdas ou roubos, basta entrar em contato com o seu banco para bloquear o cartão e solicitar uma nova versão. Desse modo, os prejuízos são baixos e muito mais práticos de serem resolvidos.

Para quem deseja ter mais segurança para passear em outro país, a função de crédito internacional proporciona mais conforto e comodidade para realizar as compras nos estabelecimentos. Desse modo, além de facilitar no planejamento dos gastos e na praticidade na hora de pagar, há o bônus de proteção para andar pelas ruas.

Programas de milhas

Diversas bandeiras e marcas de cartão de crédito oferecem serviços adicionais aos clientes. Um exemplo disso são os programas de milhas, que acumulam pontos ao longo do uso do cartão de crédito. Depois de um certo tempo aumentando a sua pontuação, é possível trocá-la por descontos em passagens aéreas e vários outros serviços de viagens.

Sendo assim, se você está planejando ter um cartão de crédito internacional para viajar mais, principalmente para o exterior, essa vantagem tem ainda mais a agregar aos seus planos. Até mesmo para quem não tem nenhuma viagem programada, ter acesso a descontos pelas milhas pode ser a motivação que estava faltando para planejar um novo passeio por conta própria, com os amigos ou familiares.

Como pedir um cartão de crédito internacional?

Gostou das vantagens de ter acesso ao serviço de crédito internacional no seu cartão? Então, chegou a hora de descobrir o que você precisa fazer para garantir o seu o quanto antes.

Desde já, é necessário destacar que o planejamento financeiro é o ponto-chave para solicitar qualquer serviço financeiro. Dessa maneira, você pode avaliar todas as opções disponíveis — inclusive outras formas de pagamento, como o boleto para viajar —, e fazer escolhas que ofereçam mais vantagens para o seu bolso e evitam o comprometimento do seu orçamento.

A seguir, confira algumas dicas práticas para fazer um cartão de crédito internacional e ter mais facilidade para fazer compras no exterior!

Avalie as opções

O primeiro passo é conhecer as marcas de cartão que estão dispostas a oferecer os serviços de pagamento no exterior para a sua conta. Desse modo, é possível comparar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções.

Nesse momento, pesquise o máximo que puder e entre em contato com as instituições bancárias para tirar todas as dúvidas. Quanto mais informações você coletar, mais fácil será para dar prioridade às alternativas que atendem às suas expectativas e se adaptam bem aos seus objetivos.

Compare as taxas

As taxas cobradas pelo banco também é um critério que tem bastante peso na sua escolha. Afinal, vão influenciar diretamente no valor final da fatura e trazer grandes impactos nos seus gastos com as compras no exterior.

O ideal é fazer uma planilha para comparar as taxas de uso do cartão, de aquisição, de anuidade e demais gastos que podem estar associados. Com isso, você pode ter uma melhor previsibilidade das despesas e caprichar na organização das finanças para não ter nenhuma surpresa desagradável ou acumular dívidas.

Mantenha o score alto

Como visto, o que vai definir o limite do seu cartão é uma série de fatores relacionados ao seu perfil de crédito. No entanto, esses critérios também são relevantes na avaliação que as instituições financeiras fazem para decidir se vão ofertar ou não esse serviço para você.

Por esse motivo, para ter a aprovação da análise de crédito dos bancos na hora de solicitar o seu cartão de crédito internacional, é importante ter um score alto. Essa é uma pontuação usada na área financeira, baseada no histórico das finanças de cada indivíduo, que prevê o quão provável é que essa pessoa pague as contas em dia. Quanto mais próximos do 1.000 estiverem os seus pontos, mais confiável é o seu perfil.

Para aumentar o seu score e mantê-lo alto, é necessário ter bons hábitos nas finanças. Pagar todas as contas em dia, fazer uma boa organização financeira para não estourar o limite do cartão de crédito e ter compromisso com os acordos financeiros são apenas algumas dicas que podem ser úteis para atingir o seu objetivo.

Além disso, vale destacar que consultas frequentes podem influenciar no valor do seu score. Por esse motivo, espere um tempo para solicitar diferentes serviços financeiros para não fazer com que a sua pontuação caia demais em um curto intervalo.

Planeje as compras

Por fim, após conseguir o seu cartão de crédito internacional e tê-lo em mãos, pronto para o uso, é importante fazer um bom planejamento das compras. Esse é um cuidado que vai ajudar a manter a atenção à organização das finanças, parcelar melhor as suas viagens e compras, além de evitar gastos desnecessários.

Afinal, ao receber um cartão de crédito com limite alto, é natural se empolgar e sentir mais liberdade para gastar além do previsto. No entanto, essa é uma dívida que precisa ser bem calculada para garantir o seu pagamento em dia.

Por esse motivo, antes de viajar ou de pagar as suas compras online, defina um orçamento e um teto de gastos. Dessa forma, é possível manter o controle do quanto você está desembolsando, viajar gastando pouco e garantir que a fatura feche em um valor que esteja ao seu alcance de pagamento.

Gostou dessas dicas para conseguir o seu cartão de crédito internacional? Como visto, esse é um tipo de serviço que oferece muitas facilidades para quem tem interesse em viajar e/ou fazer compras no exterior. Sendo assim, aproveite todas essas vantagens e faça a escolha da melhor opção para o seu bolso.

Achou este post interessante? Então, continue pelo blog e tenha contato com mais conteúdos sobre finanças. Confira como ganhar milhas no cartão de crédito e aproveitá-las para garantir a sua próxima viagem com muito mais economia!

1 thought on “Cartão de crédito internacional: como funciona e como conseguir um!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.