Qual é o melhor cartão de crédito? Veja dicas de como escolher! - Home
Educação financeira
Qual é o melhor cartão de crédito? Veja dicas de como escolher!

Qual é o melhor cartão de crédito? Veja dicas de como escolher!

Você sabe qual é o melhor cartão de crédito? Essa é uma dúvida que muitas pessoas sentem na hora de contratar esse tipo de serviço, principalmente, por conta da variedade de opções disponíveis no mercado.

Encontrar o cartão de crédito que oferece mais vantagens para o que você precisa e de acordo com os seus hábitos de consumo faz toda a diferença na organização financeira. Dessa maneira, é possível planejar os gastos e aliar os seus planos de finanças para manter tudo em equilíbrio.

Neste artigo, saiba o que você precisa fazer para encontrar o melhor cartão de crédito para o seu bolso!

Quais são os tipos de cartão de crédito?

Para escolher qual é a opção de cartão de crédito que mais se adequa às suas necessidades e expectativas, nada melhor do que conhecer os diferentes tipos disponíveis.

Um cartão varia conforme o território em que o seu uso é válido e os tipos de benefícios associados. A seguir, confira os principais modelos e as diferenças entre eles!

Nacional

O cartão de crédito nacional, como o próprio nome sugere, é aquele que permite apenas as compras realizadas no país em que foi emitido. Desse modo, transações internacionais, mesmo que sejam realizadas pela internet, não são permitidas em outra moeda.

Internacional

Já o cartão de crédito internacional não apresenta essa barreira geográfica. Com esse tipo de serviço, é possível fazer compras no exterior e usar em viagens internacionais sem nenhum problema. 

O valor cobrado nas compras é creditado do seu limite disponível. Em seguida, na fatura, há a conversão para a moeda nacional e você paga conforme a taxa de câmbio do dia estabelecido pela instituição bancária.

Gold

O cartão de crédito com o selo de Gold nas bandeiras costuma apresentar algumas vantagens. Descontos em estabelecimentos ou serviços de entretenimento, mais comodidade para o pagamento e seguros disponíveis para os clientes são apenas alguns exemplos de diferenciais para as pessoas que optam por esse modelo.

No geral, o Gold é indicado para quem faz uso moderado do cartão de crédito. Desse modo, não é necessário pagar altas taxas de anuidade, ao mesmo tempo em que desfruta de algumas vantagens.

Platinum

Já o Platinum é indicado para quem realiza movimentações com frequência no cartão. Nesse caso, as vantagens são ainda mais especiais para os clientes, podendo ainda ter o acúmulo de benefícios do Gold. 

Acesso a espaços VIP em aeroportos, milhas, limites mais altos no cartão de crédito e convites para eventos exclusivos estão entre as principais vantagens de ter um modelo Platinum na carteira. No entanto, a liberação desse tipo de serviço costuma ser mais criteriosa, mediante análise de crédito e de renda.

Black

O Black é ainda mais exclusivo e liberado para poucos clientes do banco. Geralmente, está associado a usuários que gastam altos valores no cartão de crédito e apresentam renda mensal consideravelmente maior.

Com esse modelo de cartão, é possível ter vantagens como o acúmulo de milhas, programas de cashback, seguros e assistências em viagem, além de diversos outros descontos e serviços exclusivos. Por outro lado, a anuidade tende a ser muito mais cara.

Qual é o melhor cartão de crédito?

Na realidade, não é possível dizer qual é o melhor cartão de crédito para todos. O melhor a se fazer é avaliar alguns fatores internos e externos na hora de escolher a opção mais adequada. Dessa maneira, você pode aproveitar todas essas vantagens enquanto preserva a organização das finanças.

Como escolher a melhor opção de cartão de crédito?

Para saber como acertar na escolha ideal para o seu bolso, fique por dentro de algumas dicas valiosas de como fazer cartão de crédito!

Avalie as diferentes opções de instituição financeira

O primeiro passo é conhecer os bancos e as opções oferecidas por cada instituição. Desse modo, é possível fazer um comparativo justo das vantagens e desvantagens das alternativas disponíveis para o seu perfil de crédito.

Escolha o tipo de cartão

Dentre os modelos de cartão de crédito disponíveis, a depender do seu perfil, é possível escolher. No geral, é comum também receber um Gold de início e, conforme você faz o pagamento em dia e um bom uso do serviço, ganhar ofertas para migrar para o Platinum ou as demais alternativas.

Confira a bandeira

A bandeira do cartão de crédito é mais um fator relevante na escolha. Afinal, diz respeito ao quanto você vai conseguir usar os serviços, pois não são todas as opções que são aceitas em todas as maquininhas.

Por esse motivo, se o seu objetivo é usar o cartão de crédito no dia a dia, dê preferência por bandeiras mais populares. No entanto, se a proposta é ter esse serviço para conseguir acesso a oportunidades exclusivas, vale a pena procurar mais opções.

Analise as taxas cobradas

Um cartão de crédito pode ser livre de anuidade ou contar com uma taxa anual para a manutenção dos serviços. Comparar os preços desse valor cobrado também é importante para escolher a melhor opção.

Além da anuidade, outras cobranças podem ser realizadas, como taxa de adesão, juros e tarifas adicionais por atraso ou tipo de transação, entre outras opções. Conhecer todas essas possibilidades e ler atentamente o contrato antes de assinar vai ajudar a ter um melhor controle financeiro.

Observe as ofertas de limite pré-aprovado

O limite é mais um fator que importa quando o assunto é cartão de crédito. Nesse caso, observe as ofertas pré-aprovadas para o seu perfil. Dessa forma, é possível optar por um meio de pagamento que ofereça um limite apropriado para a sua renda e o seu estilo de vida.

Saber qual é o melhor cartão de crédito não é uma tarefa fácil e envolve bastante pesquisa no mercado. No entanto, com alguns truques de proteção às suas finanças e controle financeiro, é possível desfrutar todas as vantagens de ter acesso a um serviço prático e eficiente como esse. Por isso, aproveite as dicas e encontre a opção mais adequada para você!

Gostou deste post? Então, continue por aqui e confira também ótimas dicas para conseguir a aprovação de um cartão de crédito com limite alto!

1 thought on “Qual é o melhor cartão de crédito? Veja dicas de como escolher!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.