Cartão de crédito para negativados: é possível? - Home
Educação financeira
Cartão de crédito para negativados: é possível?

Cartão de crédito para negativados: é possível?

Uma das grandes dificuldades para quem está com o nome sujo é a de obter um cartão de crédito, pois os bancos e instituições financeiras realizam uma análise de crédito com base no cadastro de inadimplentes. Assim, é comum surgir a dúvida se é possível conseguir cartão de crédito para negativados.

Se você também quer saber mais sobre o assunto e possui dúvidas, continue com a leitura do post!

Como o histórico de crédito afeta a aprovação de um cartão de crédito?

O histórico de crédito é um dos principais fatores que afetam a aprovação de um cartão de crédito e de empréstimo pessoal. Isso porque ele fornece informações sobre como o solicitante administra suas finanças e suas dívidas.

Então, se o solicitante tem um histórico de crédito forte e comprovado, ou seja, com pagamentos em dia e nenhuma dívida, é mais provável que o pedido de cartão seja aprovado. Por outro lado, se o histórico é ruim, com pagamentos atrasados ou alto nível de dívida, a probabilidade de negativa é maior.

Afinal, indica fortes chances de o solicitante não realizar o pagamento das parcelas do cartão em dia, representando risco de prejuízo ao banco ou instituição financeira.

Além disso, esse histórico também afeta o limite de crédito do cartão, as taxas e as condições, caso o pagamento seja aprovado. Portanto, é essencial manter um bom histórico para aumentar as chances de ter um cartão e ter acesso a melhores termos e condições.

Existe cartão de crédito para negativados?

Como mencionamos, os bancos e instituições financeiras realizam uma análise de crédito rigorosa para aprovar um cartão ou empréstimo. Então, as chances de conseguir um cartão com nome sujo são bem baixas, apesar de algumas empresas aprovarem.

Um dos casos é o cartão de crédito consignado, que alguns clientes podem conseguir mesmo estando negativados. Porém, é preciso ser funcionário público, aposentado ou pensionista do INSS, ou seja, é para um público restrito. Além disso, como também já explicamos, o limite, os juros e demais condições são diferentes por estar com restrição no nome.

Então, o ideal é tornar o histórico positivo para, somente então, procurar um banco ou instituição financeira para conseguir um cartão de crédito.

Mas, como sair do vermelho?

Se você já está com o nome sujo e quer ter um cartão, o primeiro passo é sair do vermelho. Para isso, siga as dicas a seguir.

Entenda sua situação financeira

O primeiro passo é saber exatamente como está sua saúde financeira. Para isso, elabore uma planilha ou use um aplicativo específico para orçamento doméstico. Em seguida, anote sua renda e liste todos os gastos que você tem, como aluguel, contas da casa, entre outros, incluindo suas dívidas e parcelas de empréstimos.

Analise suas dívidas

Em seguida, volte sua atenção para as dívidas. Ou seja, some o valor de todas. Para saber a quantia exata, também vale a pena entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o valor atualizado, com juros e correções.

Faça a regra 50-30-15

Essa regra é muito utilizada por quem quer ter um controle melhor sobre as finanças e para conseguir sair das dívidas. Ela consiste em dividir uma porcentagem da sua renda mensal em 3 categorias da seguinte forma:

  • 50% para gastos essenciais, como aluguel ou parcela do financiamento, condomínio, contas de água e luz, transporte, entre outras;
  • 15% para prioridades financeiras, como o pagamento de uma dívida ou uma reserva para emergências, por exemplo;
  • 35% para estilo de vida, como hobbies, lazer, entre outras.

Caso você tenha pressa para quitar logo as suas dívidas, basta aumentar a porcentagem de prioridades financeiras e reduzir a de estilo de vida.

Negocie suas dívidas

Por fim, o ideal é renegociar suas dívidas. Basicamente, a negociação consiste na alteração do valor total, do valor das parcelas ou do prazo para o pagamento. Desse modo, é possível conseguir parcelas que caibam em seu orçamento e sair do endividamento.

Aliás, muitos credores oferecem descontos bem atrativos nesses casos. Outro ponto importante é que ao fazer uma renegociação, a pessoa endividada não é mais considerada como inadimplente e, assim, o nome sai da lista dos órgãos de proteção de crédito.

Mas é preciso ter em mente que esse novo valor de parcelas realmente cabe em seu orçamento e que você conseguirá fazer o pagamento em dia. Caso contrário, seu nome voltará a ficar sujo.

Uma ótima dica é utilizar o valor do 13º salário ou mesmo da restituição do imposto de renda para pagar boa parte da dívida ou, até mesmo, para quitá-la.

Como usar um cartão de crédito de forma responsável?

Depois de sair do vermelho e conseguir um cartão de crédito, é preciso saber como utilizá-lo de forma responsável para não ficar negativado novamente e ter uma vida financeira saudável. Por isso, nós separamos dicas importantes para você. Confira!

Estabeleça um limite de gastos

Defina uma quantia máxima para gastar a cada mês com o seu cartão. Isso ajuda a controlar as despesas e evita que você gaste mais do que pode pagar, o que pode levar a novas dívidas.

Para isso, é importante considerar o seu orçamento mensal e suas despesas regulares. Então, mantenha a sua planilha de orçamento pessoal sempre atualizada e consulte-a regularmente. Uma boa dica é calcular quanto você pode gastar com cada categoria de despesas, como alimentação, transporte, lazer, entre outros.

Pague a fatura integralmente

O ideal é sempre pagar o valor total da fatura, ou seja, não pagar apenas o valor mínimo, pois isso ajuda a evitar juros e a acumulação de dívidas. Isso porque quando você paga um valor menor, a diferença entre o total e o que foi pago se transforma em empréstimo, que chamamos de crédito rotativo, e que normalmente tem juros elevados.

Caso você queira fazer uma compra parcelada, o recomendado é sempre parcelar o valor do produto no momento da compra, e não parcelar a fatura do cartão.

Como você viu, há poucas chances de obter cartão de crédito para negativados. Por outro lado, com um pouco de disciplina, é possível sair do vermelho, melhorar o histórico de crédito e, assim, conseguir um cartão e, a partir disso, utilizá-lo de forma responsável para manter a estabilidade financeira.

Quer saber mais sobre como alcançar e manter a saúde financeira? Então, aproveite a visita no blog e confira mais dicas financeiras com Daniel Garcia, CFO da Koin.

1 thought on “Cartão de crédito para negativados: é possível?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.