O que é um cartão virtual? - Home
Financeiro
O que é um cartão virtual?

O que é um cartão virtual?

Nos dias de hoje, as nossas atividades diárias são fortemente impactadas por serviços online que nos permitem fazer muitas coisas no conforto de nossas casas, inclusive compras. Por isso, meios de pagamento também seguem evoluindo para facilitar as nossas vidas e uma das soluções que têm se popularizado cada vez mais são os cartões virtuais. Mas, o que é um cartão virtual exatamente?

O cartão virtual é uma solução de pagamento digital que chegou para modernizar os processos tradicionais de compra, aumentar a segurança e economizar tempo do consumidor. Mas, você sabe exatamente como esse meio de pagamento funciona? A gente explica o que é um cartão virtual, acompanhe!

O que é um cartão virtual?

Um cartão virtual é um meio de pagamento digital gerado, armazenado e acessado em um aplicativo no seu smartphone, tablet ou computador, e pode ser usado para pagamentos sem contato em lojas físicas ou online.

Qual a diferença entre cartão virtual e cartão físico?

Assim como os tradicionais cartões de plástico, os cartões virtuais conectam a opção de pagamento (por exemplo, uma conta bancária) ao ponto de venda onde a transação está ocorrendo. A única diferença é que ele faz essa conexão por meio de um aplicativo apropriado no smartphone do usuário.

Dependendo da facilidade disponível, eles podem ser usados como opção de pagamento em muitos pontos de venda, incluindo:

  • compras em aplicativos;
  • lojas online ou pontos de venda físicos;
  • caixas eletrônicos para depósito ou retirada de dinheiro.

Ou seja, ele oferece um modo conveniente de fazer pagamentos usando o seu smartphone — no lugar de um cartão de crédito ou débito de plástico.

Como os cartões virtuais funcionam?

Na prática, os cartões virtuais podem ter função de crédito ou de débito e, como falamos, eles são gerados e acessados de forma digital, do seu celular, computador ou tablet. Além disso, eles também contam com identificação composta de uma sequência de 16 números, data de validade e código de segurança (CVV).

No geral, existem duas modalidades de cartões virtuais, como explicamos a seguir.

Cartão virtual recorrente

De forma parecida com o físico, o cartão virtual recorrente permite que o titular faça todo tipo de compra online — inclusive, aquelas recorrentes, como as assinaturas de serviços com renovação periódica (Netflix, Spotify, entre outros). Esse é o tipo mais comum e é fornecido por grande parte das instituições bancárias e fintechs brasileiras.

Cartão virtual temporário

Como o nome indica, os cartões virtuais temporários são usados para compras únicas, que dispensam o registro dos dados para débitos futuros. Ou seja, eles não se destinam para compras recorrentes, a não ser que a instituição que emitiu o seu cartão forneça as duas opções.

Quais as vantagens do cartão virtual?

Os cartões virtuais são seguros e fáceis de usar, mas as vantagens não param por aqui.

Mais segurança

Com as armadilhas de segurança que surgem a todo momento, os cartões físicos se tornaram alvos frequentes para fraudes de pagamento. A razão pela qual os cartões virtuais são considerados muito mais seguros e protegidos é que você pode pré-definir um limite máximo de gastos específico que deseja sempre que precisar.

Você também tem a opção de encerrar a conta a qualquer momento com apenas um clique em caso de vazamento de dados. Ao contrário de outros meios de pagamento, isso pode melhorar drasticamente a segurança dos dados de sua conta bancária e proteger sua privacidade mesmo durante as transações.

Com os cartões virtuais, o roubo de conta em fraudes no comércio eletrônico é altamente dificultado, já que, diferentemente do modelo tradicional, os criminosos não podem ter acesso ao seu banco simplesmente obtendo seu cartão físico.

Portanto, você não precisa se preocupar em perder seu cartão e ter seus dados bancários importantes roubados.

Conveniência para compras online

O melhor dos cartões virtuais é que você nem precisa perder tempo se deslocando até uma agência física. Em vez disso, basta apenas alguns toques no seu smartphone, e você pode facilmente fazer as transações online.

Fácil gerenciamento e controle

Em comparação com os cartões tradicionais, os virtuais oferecem mais controle e flexibilidade para os usuários. Em vez de ter um determinado limite de gastos fixo criado pelo banco, geralmente, os usuários podem verificar de forma rápida e simples o seu limite, gerenciar gastos e parcelas, além de congelar/encerrar suas contas quando for conveniente.

Como ter um cartão virtual e o que avaliar na hora de escolher o seu?

Atualmente, muitas instituições financeiras oferecem opções de cartões virtuais. Para escolher aquela ideal para você é importante avaliar alguns fatores que podem fazer a diferença em termos de comodidade, segurança e flexibilidade.

O Cartão Koin, por exemplo, conta com benefícios muito atrativos, tanto no quesito facilidade de uso quanto no gerenciamento. Alguns deles são:

  • aprovação online e em tempo real do seu crédito;
  • fácil gerenciamento via aplicativo;
  • acompanhamento simplificado da evolução dos seus pagamentos;
  • pagamento de parcelas via Pix ou Boleto;
  • parcelamento das suas compras em até 12 vezes.

Além disso, para solicitar o seu, o processo é bastante simples: basta baixar o app Koin na loja de aplicativos do seu aparelho e fazer o seu cadastro. Com o cadastro realizado, em poucos minutos o app mostrará para você qual é o limite de crédito pré-aprovado. Na sequência, é só gerar o seu novo cartão, que já estará disponível para compras. Simples, não é?

Como você pôde ver, o Cartão Virtual da Koin é uma inovação financeira incrível. Além de facilitar as suas compras online, ele também mantém a segurança dos seus dados, já que não expõe informações da sua conta durante o processamento dos pagamentos. Outro fator relevante é que ele não vem com todas aquelas burocracias já conhecidas dos bancos tradicionais, já que você pode fazer tudo com apenas alguns cliques.

Você já conhecia o Cartão Koin? Confira todas as vantagens do aplicativo e saiba como solicitar o seu, de forma simples, rápida e descomplicada!

3 thoughts on “O que é um cartão virtual?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.