Como funciona um cartão de crédito? Saiba mais sobre esse meio de pagamento! - Home
Educação financeira
Como funciona um cartão de crédito? Saiba mais sobre esse meio de pagamento!

Como funciona um cartão de crédito? Saiba mais sobre esse meio de pagamento!

Entender como funciona um cartão de crédito é um passo fundamental para usar esse meio de pagamento da melhor maneira e ter um bom equilíbrio financeiro. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens que essa opção oferece e se beneficiar no dia a dia. Mas, como funciona um cartão de crédito exatamente?

O cartão de crédito, no Brasil, é o protagonista quando o assunto é forma de pagamento mais usada, segundo os resultados da Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil em 2023, da Opinion Box. 80% do público consultado nesse levantamento faz o uso desse recurso nas compras por conta de diversas vantagens, como parcelamento, pagamento por aproximação, entre outras.

No entanto, o cartão de crédito também é o responsável pelo endividamento de mais de 70% das pessoas que apresentam alguma conta em atraso. Por esse motivo, saber como usar essa ferramenta da melhor maneira faz toda a diferença. 

Neste artigo, saiba mais sobre como funciona um cartão de crédito e como pedir o seu!

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento na qual é possível adiar o dia de pagar pelas compras. Na prática, funciona como um empréstimo. Afinal, é possível usar o limite disponível e, em até 40 dias, chega a fatura com a soma de todos os gastos realizados em um determinado intervalo.

Ter uma opção que adia o pagamento de uma compra, seja à vista, seja parcelada, ajuda a fazer compras de emergência, lidar com valores altos, programar melhor os gastos, entre várias outras vantagens. Por esse motivo, a função crédito dos cartões é de grande utilidade para a maioria das pessoas.

Como funciona um cartão de crédito?

Como visto, o cartão de crédito funciona de forma semelhante a um empréstimo. Nesse caso, a instituição financeira concede um valor limite de gastos que o usuário pode utilizar da maneira que preferir, desde que seja devolvido futuramente.

Junto a isso, é definida também uma data de pagamento da fatura, que é a soma dos gastos usados do limite e juros, se houver, de um determinado intervalo desde o fechamento da última fatura — geralmente, 30 dias.

Desse modo, o usuário se compromete a pagar o valor integral da fatura, dentro da data de vencimento. Caso haja atrasos ou o não pagamento, há a cobrança de juros, com base no crédito rotativo e nas demais multas e taxas cobradas pela instituição financeira, estabelecidas no contrato de assinatura dos serviços.

Por esse motivo, o cartão de crédito pode ser tanto um aliado, se for utilizado corretamente, quanto um vilão para as finanças, em caso de atrasos. Ter um bom controle financeiro na hora de utilizar esse recurso vai fazer toda a diferença no orçamento pessoal.

Quem pode ter cartão de crédito?

No Brasil, para fazer um cartão de crédito em seu nome, é necessário ter mais de 18 anos. Além disso, a maioria das instituições bancárias que oferecem esse serviço não permite o cadastro de pessoas com nome negativado.

Vale destacar também que a aprovação de um pedido de cartão de crédito vai depender da renda, do perfil de pagamento e do histórico do indivíduo com a instituição bancária. Sendo assim, se você tem nome em um órgão de proteção ao crédito, pode ter o pedido recusado logo de início, mas, ainda assim, não existe nenhuma garantia de que o banco aprovará a solicitação, mesmo se não houver nenhuma restrição de crédito.

Ter um score alto, fazer o pagamento em dia das contas e apresentar uma renda mensal menor que o limite solicitado são alguns fatores que favorecem a aprovação do seu cartão durante a análise de crédito. Por isso, se você está planejando solicitar esse serviço a uma instituição bancária, é uma boa ideia começar a se preparar com esses cuidados.

Como pedir um cartão de crédito? 

Para facilitar o seu processo de encontrar o melhor cartão de crédito para o seu bolso, vale a pena seguir um passo a passo simples e que vai ajudar a fazer um bom uso desse recurso.

Confira as nossas dicas para fazer um cartão de crédito que combine com os seus hábitos financeiros!

Escolha uma instituição financeira

O primeiro passo é decidir uma instituição financeira para pedir o cartão de crédito. Para fazer essa escolha, considere os benefícios oferecidos pelo serviço, os diferenciais da instituição e a avaliação dos clientes. Vantagens, como milhas, descontos e cashbacks, podem ser bem atrativas. Desse modo, é possível garantir uma boa experiência de uso.

Apresente os documentos solicitados

Após escolher a instituição, é hora de enviar os documentos solicitados para fazer a análise de crédito. Geralmente, é necessário apresentar:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda.

Selecione o tipo de cartão de crédito

A próxima etapa é escolher o tipo de cartão de crédito que você deseja. Desse modo, a análise pode ser ainda mais precisa para oferecer o serviço que mais se adapta às suas preferências e necessidades.

Dentre as principais opções de cartão de crédito, você pode escolher entre:

Lembrando que, dependendo do seu histórico de pagamento e sua relação com a instituição, a escolha do tipo de cartão de crédito é da empresa.

Confira o limite pré-aprovado

Após a análise de crédito, se o seu perfil for aprovado, o banco vai apresentar o limite de gastos que você pode ter no cartão. Esse é um valor inicial que pode aumentar conforme o uso e o pagamento em dia das faturas.

Além disso, se achar necessário um limite mais alto de cartão de crédito, você pode entrar em contato com a instituição bancária para fazer uma negociação. Novamente, os critérios de aprovação das solicitações estão de acordo com as análises e o seu perfil de consumo no mercado.

Defina a data de vencimento

Por fim, é só escolher a data de vencimento do cartão, conforme a sua preferência. Uma dica é colocar o prazo para alguns dias após o pagamento de seu salário, se você recebe mensalmente. Desse modo, é possível lidar com imprevistos e evitar atrasos, caso a sua remuneração não caia no dia esperado.

Agora que você sabe como funciona um cartão de crédito, já tem de tudo para usar esse recurso para ajudar as suas finanças. Lembre-se de contar com um bom planejamento e organização financeira para manter os pagamentos em dia. Dessa forma, seu perfil se torna mais confiável e novos serviços podem ser disponibilizados.

Gostou deste post? Depois de conseguir a função de crédito, nada melhor do que ter um bom valor para usar, não é? Aproveite a visita e saiba também como conseguir um cartão com limite alto!

1 thought on “Como funciona um cartão de crédito? Saiba mais sobre esse meio de pagamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.