Fazer cartão de crédito ainda vale a pena hoje em dia? - Home
Financeiro
Fazer cartão de crédito ainda vale a pena hoje em dia?

Fazer cartão de crédito ainda vale a pena hoje em dia?

O cartão de crédito é uma ferramenta financeira cada vez mais popular. Embora algumas pessoas tenham receio de gastar mais do que podem pagar, ele tem uma série de vantagens, desde a flexibilidade financeira até recompensa por pontos.

No entanto, com a chegada de outros meios de pagamento alternativos, muitas pessoas ainda se perguntam se vale a pena ter um.

Se você também tem essa dúvida, não se preocupe. Neste post, nós vamos explicar se hoje em dia ainda vale a pena fazer um cartão de crédito. Acompanhe!

Como funciona um cartão de crédito?

Basicamente, o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo. Ou seja, ao solicitar ao banco ou instituição financeira um cartão de crédito, é feita uma análise para a liberação de um certo valor, que é chamado de limite.

Esse limite é o valor máximo que você poderá utilizar. Então, mesmo que a compra seja parcelada, o total da compra deve estar dentro desse limite. Então, ao longo das semanas, você pode fazer suas compras no cartão.

Todos os meses, você receberá a fatura, que se refere ao gasto do mês anterior e que deve ser paga até o vencimento para ter o seu limite devolvido. Caso atrase o pagamento, serão cobrados juros e correrá o risco de ter o nome negativado.

Quais são as vantagens de ter um cartão de crédito tradicional?

Como falamos no início, apesar de terem surgido outros meios de pagamento, a popularidade do cartão de crédito aumenta a cada dia. Isso ocorre devido aos benefícios que ele oferece. A seguir, confira os principais.

Comodidade

Muitas pessoas não se sentem seguras carregando dinheiro físico na bolsa ou carteira. Afinal, o risco de furto ou roubo é grande. Mas, com o cartão de crédito, você consegue fazer compras ou contratar serviços sem ter que levar dinheiro consigo, principalmente quando é um valor alto.

Isso torna o cartão mais conveniente, pois atualmente, praticamente todos os estabelecimentos comerciais aceitam essa forma de pagamento sem limite mínimo de compra.

Crédito disponível

Muitas vezes queremos ou precisamos adquirir algo, mas não temos o valor disponível naquele momento. Porém, o cartão torna isso possível. Aliás, isso é ainda mais importante em situações de emergência, como com medicamentos, reparos no automóvel ou qualquer outra necessidade.

Flexibilidade pagamento

Ao contrário do pagamento à vista, que requer que você pague o valor total de uma só vez e no momento da compra, um cartão de crédito permite que você parcele o valor. Isso permite que você faça compras maiores e administre melhor o seu orçamento.

Segurança

Caso seja roubado ou furtado, é possível cancelar rapidamente o cartão, evitando perdas financeiras. Além disso, a maioria dos cartões de crédito contam com um código de segurança que é solicitado em cada compra online, dificultando que uma pessoa não autorizada o utilize.

Ainda, muitos bancos e instituições financeiras enviam alertas de segurança, que são mensagens enviadas por email, celular ou aplicativos de mensagens, sempre que uma compra suspeita for realizada.

Recompensa e benefícios

Muitas operadoras de cartões oferecem recompensa por gastos, como pontos ou milhas por compra, descontos em estabelecimentos específicos e outros benefícios. Além disso, muitas lojas oferecem descontos especiais para o pagamento no cartão, mesmo que seja parcelado.

E as desvantagens?

Apesar de oferecer diversos benefícios, o cartão de crédito tradicional também pode apresentar desvantagens. A seguir, conheça as principais.

Fácil de gastar mais do que deseja

A conveniência de ter um cartão sempre à mão favorece as compras por impulso. Para evitar que isso aconteça, é importante ser responsável no seu uso e entender que se trata de uma forma de empréstimo, e não um adicional em sua renda.

Juros elevados

Se a fatura não for paga até o vencimento, são cobrados juros. O mesmo acontece quando a fatura é paga apenas parcialmente. Nesse caso, o valor restante é refinanciado com juros, que são acumulados ao longo do tempo. Porém, se você pagar a fatura total e em dia, não precisará arcar com juros.

Anuidade

Alguns cartões de crédito, especialmente os de bancos tradicionais, cobram uma taxa anual e que costuma ser alta. Elas podem variar de acordo com a instituição financeira, limite liberado, plano de recompensas, histórico de crédito, entre outros fatores.

Risco de fraude

Embora os cartões de crédito ofereçam medidas de segurança para proteger as informações financeiras dos usuários, ainda há o risco de fraude e roubo de identidade e valores.

Quais os diferenciais do Cartão Koin?

O Cartão Koin foi feito especialmente pensando em resolver os principais problemas que citamos no tópico anterior. É um cartão virtual, ou seja, é um cartão gerado e utilizado utilizando apenas um aplicativo. Isto é, não é um cartão físico, como os tradicionais de plástico. Isso evita que ele seja roubado ou extraviado.

Além disso, é um cartão temporário de compra única. Isso significa que para cada compra que você deseja fazer, deve ser gerado um novo cartão. Desse modo, há mais segurança, pois mesmo que haja o vazamento de dados por parte de alguma loja online, os dados fornecidos por você (como número do cartão e código de segurança) já foram utilizados em uma compra anterior e não podem ser utilizados novamente.

Outra vantagem é que não há um limite fixo, como nos cartões tradicionais. Então, no momento em que você quiser fazer uma compra, o valor do crédito é instantaneamente analisado pela Koin. Também não há a necessidade de enfrentar a burocracia comum para fazer cartão de crédito, pois tudo é feito pelo aplicativo, quando e de onde você quiser.

As compras podem ser parceladas em até 12 vezes, e o pagamento das parcelas pode ser feito por boleto ou Pix, dando ainda mais comodidade para você.

Para fazer o seu cartão de crédito Koin, basta fazer o download do app Koin e fazer o seu cadastro. Para isso, é preciso informar seus dados pessoais, uma selfie e fotos do seu documento de identidade.

Para comprar é bem simples: entre no app, informe o valor total da compra (incluindo o frete), haverá uma análise de crédito em tempo real e, se aprovada, seu cartão será gerado. No site da loja, selecione em quantas vezes deseja pagar e informe os dados do cartão virtual gerado. Pronto! 

Como você viu, fazer cartão de crédito ainda vale muito a pena. Afinal, ele traz uma série de facilidades, principalmente a possibilidade de poder fazer uma compra mesmo que não tenha o valor disponível no momento, além de poder parcelar o seu pagamento.

Quer começar a usar agora mesmo o seu cartão Koin? Então, baixe o aplicativo para Android ou iOS.

1 thought on “Fazer cartão de crédito ainda vale a pena hoje em dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.