Como economizar em viagens nacionais? - Home
Educação financeira
Como economizar em viagens nacionais?

Como economizar em viagens nacionais?

Que o brasileiro gosta de viajar e se divertir todo mundo sabe, mas sempre passa pela cabeça as seguintes perguntas: “Será que uma viagem cabe no meu orçamento?” e “Como economizar em viagens nacionais?”.

E se eu te disser que é totalmente possível, com um bom planejamento e organização, fazer uma viagem incrível pelo Brasil mesmo com um orçamento mais limitado? Vamos te mostrar que não só é possível, como daremos todas as dicas que vão te ajudar a sair daqui com sua próxima viagem planejada. 

Pensando em te ajudar nisso, aqui vão 10 dicas que irão fazer a diferença na hora de organizar e planejar sua viagem com economia!

Usar buscadores online de passagens

A primeira dica é sobre o seu deslocamento até o destino da sua viagem nacional. 

No geral, as passagens aéreas variam bastante o preço a depender do período e companhia aérea escolhida. Por isso, uma boa alternativa é utilizar buscadores online para pesquisar e comparar passagens com preços promocionais, ou que estão em oferta com descontos especiais. 

Você pode fazer isso através de sites ou aplicativos que enviam notificações para as passagens do seu interesse. Desse modo, você pode encontrar boas oportunidades e economizar na compra da sua passagem aérea. 

Saiba escolher sua hospedagem

Existem várias alternativas possíveis para escolher um hotel sem precisar gastar com diárias absurdas. Uma dica interessante é procurar uma hospedagem próxima aos principais pontos turísticos ou perto de pontos centrais onde o acesso a transporte público é facilitado. 

Fazer passeios por conta própria

Se você é daqueles que gosta de conhecer todos os pontos turísticos da cidade que está visitando, esta dica vai interessar bastante!

Nem sempre a melhor opção é contratar um guia turístico, dependendo do local. Com um planejamento prévio você consegue pesquisar sobre os principais pontos turísticos daquele local e montar um roteiro para fazer um tour por conta própria. 

Você conhece os locais turísticos que escolheu e ainda economiza para usufruir em outros momentos da viagem. Outra dica é perguntar aos moradores locais pontos para visitar interessantes além do habitual.

Caminhe

Não existe melhor forma para um turista conhecer o destino do que caminhando. Aproveite a viagem da melhor forma possível, caminhe, descubra um novo restaurante, uma rua, uma loja, uma livraria. 

Fazendo isso, além de te ajudar a economizar, você vai descobrir lugares que talvez não descobriria se estivesse em um ônibus ou carro, por exemplo.

Use transporte público

Ou, ao invés de caminhar, apenas utilize o transporte público!

Usar táxi ou serviços de carro por aplicativos pode pesar bastante no seu orçamento, portanto opte pelo transporte público. 

Viva a experiência que cada lugar pode te proporcionar. Dar uma volta no transporte público pode ser uma delas. Que tal?

Viajar para cidades do próprio estado

A sexta dica é: faça viagens em seu próprio estado. 

Muitas vezes queremos viajar para conhecer lugares pelo Brasil afora, enquanto podemos encontrar destinos incríveis e surpreendentes sem sair do estado em que moramos. 

Com uma breve pesquisa você encontra os destinos mais visitados e turísticos do seu estado e escolhe qual deles quer visitar. 

Com isso, é possível, até mesmo, fazer o deslocamento de carro e gastar bem menos do que o previsto.

Comprar passagem com antecedência e na hora certa

Sabe que vai viajar e já escolheu o destino? Então, marque a data e fique atento ao melhor momento para comprar suas passagens aéreas.

Você vai encontrar os melhores preços com 2 ou 3 meses de antecedência da data da viagem e em dias de semana, pois os preços tendem a subir em finais de semana e feriado.

Flexibilize dias e horários 

Quanto mais horários e dias tiver disponível, mais você vai conseguir economizar. 

Nas vésperas de feriados ou às sextas-feiras são os dias onde as passagens estão mais caras que o normal. Quanto aos horários, procure por voos com embarques pela manhã, no meio da tarde ou durante a madrugada. 

Uma alternativa que ajuda a baratear o preço das passagens é optar por voos que fazem conexões, pois quanto mais paradas o avião fizer menor tende a ser o preço. 

Viajar na baixa temporada

A outra dica é: procure o melhor período para viajar ao destino que você deseja e fuja das altas temporadas, pois elas significam um preço nas alturas.

Nas férias ou feriados são também os períodos em que as agências de viagem, hotéis e serviços de turismo aproveitam para subir os preços, devido à alta demanda.

Então, o ideal é programar pelo Brasil entre março e junho ou agosto e outubro. Nestes períodos você viaja de forma tranquila e sem ultrapassar o seu orçamento. 

Usar o Boleto Parcelado da Decolar

A última dica é também a mais útil para quem quer fazer uma viagem com um orçamento reduzido ou sem comprometer o limite do cartão de crédito.

A Decolar e a Viajanet — os maiores sites de viagens do país, começaram a oferecer a opção de pagamento com Boleto Parcelado.

Essa nova forma de pagamento vai facilitar sua vida. Além de ser uma ótima alternativa, esse dinheiro ou limite do cartão pode ser usado para utilizar em casos de emergência, ou gastos extras durante a viagem. 

Com essas dicas de como economizar em viagens nacionais ficou mais fácil fazer seu planejamento, não é mesmo? Com planejamento, organização e dicas de quem já entende do assunto é possível conhecer novos lugares, viver novas experiências e fazer uma viagem inesquecível de forma barata e divertida. 

Gostou das nossas dicas de como economizar em viagens nacionais? Confira o nosso blog para mais conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.