Confira 6 dicas para viajar com pouco dinheiro - Home
Educação financeira
Confira 6 dicas para viajar com pouco dinheiro

Confira 6 dicas para viajar com pouco dinheiro

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter muito dinheiro sobrando para viajar. Mesmo com pouco recurso, existem soluções que garantem a diversão a preços justos, sem que você deixe de conhecer os principais atrativos do destino. Por isso, dicas para viajar são muito preciosas nesses momentos.

Para realizar uma viagem realmente econômica, no entanto, é necessário se planejar. Uma pequena poupança ou mudanças no roteiro, por exemplo, fazem uma grande diferença no bolso.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com 6 dicas para viajar gastando pouco. Acompanhe a seguir e confira!

1. Faça um planejamento

Provavelmente uma das dicas para viajar mais preciosas. Como dissemos, viajar com pouco dinheiro só será possível se você se planejar e parcelar os custos. Quanto mais você souber sobre o destino, inclusive, mais vai conseguir otimizar seu tempo e dinheiro. Para isso, realize pesquisas e procure se informar sobre a cultura local. 

Algumas pessoas acabam viajando em baixa temporada justamente para escolher meses e feriados menos movimentados. Nesses períodos, os valores de hospedagem, alimentação, atrativos, transporte, entre outros, tendem a aumentar significativamente. 

Por isso, com planejamento você tem mais chances de encontrar promoções de passagens, estadias mais em conta e até mesmo negociar os passeios. A dica, portanto, é se programar e procurar fazer um cronograma até o momento da viagem. 

2. Tenha flexibilidade com datas

É importante ser bem flexível com a data da viagem, até mesmo porque é possível viajar em horários mais baratos e obter melhores taxas. Também existem aplicativos que auxiliam a encontrar os dias mais econômicos para comprar as passagens, permitindo que economize mais ainda. 

Se a viagem for para um destino muito turístico, por exemplo, como praias, museus ou cidades históricas, vale a pena considerar a baixa temporada para aproveitar o local ao máximo. Nessas épocas, os preços caem, sem contar que boa parte dos atrativos ficam sem filas.

Por isso, evite agendar a viagem para datas festivas, feriados e período de férias. Tenha mais flexibilidade e, se puder, antecipe ou adie a volta por alguns dias. Quanto mais tempo passar num lugar, inclusive, mais chances tem de descobrir pechinchas que só os moradores frequentam.

3. Dê preferência por destinos nacionais

A principal indicação para viajar com pouco dinheiro é escolher destinos dentro do Brasil. Afinal, o país conta com excelentes atrativos e destinos que são verdadeiros paraísos naturais. No entanto, dê preferência por cidades próximas e distâncias mais curtas para economizar.

Outra dica interessante é optar por locais com o custo de vida mais baixo, que oferecem hospedagem, alimentação, entre outros, de maneira mais acessível. O mais bacana é que é possível viver experiências em lugares que você nunca nem mesmo tinha considerado visitar.

Nosso país tem vários locais onde você pode aproveitar, sem deixar o conforto de lado. Grandes centros urbanos podem não ser a melhor ideia, pois costumam ter um grande movimento de pessoas e turistas. Na dúvida, prefira vilarejos e destinos menos badalados.

4. Escolha hospedagem a um melhor custo-benefício

Não há dúvidas de que um dos principais gastos em uma viagem seja com hospedagem, concorda? É claro que isso não é uma regra, afinal, mesmo com bom custo-benefício é possível passar o período da estadia garantindo silêncio, tranquilidade e boas noites de sono.

Mas para economizar, é fundamental evitar grandes redes hoteleiras e pousadas muito conceituadas. Você pode optar por albergues, hostels, casas compartilhadas, chalés rústicos e muito mais. Hoje em dia, existem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. 

Ou seja, esse gasto pode ser reduzido significativamente, permitindo que você aproveite os passeios e atrativos do destino com mais qualidade. Outra alternativa é negociar algumas diárias em troca de horas de trabalho. Existem oportunidades como essa em todo o mundo, que podem até mesmo incluir alimentação.

5. Organize o roteiro

Planejar o roteiro de maneira inteligente é fundamental para encontrar sempre as melhores opções em locais que tenham fácil deslocamento. Por exemplo, se você está hospedado em um determinado bairro, o mais interessante é encontrar alternativas mais econômicas de locomoção. 

Em algumas cidades, você encontra facilmente serviços de bicicleta compartilhada e aluguel de carros para facilitar o transporte. O ideal é traçar o roteiro com antecedência, já que isso influencia diretamente na definição do cronograma de viagem.

Além disso, ao organizar o roteiro, busque dar preferência a locais próximos para um mesmo dia, possibilitando que boa parte do percurso seja feito a pé. Assim, você garante a economia e ainda tem a oportunidade de conhecer vários detalhes locais que passariam despercebidos.

6. Utilize o Boleto Parcelado 

O Boleto Parcelado é uma inovação que permite realizar o pagamento das passagens aéreas de forma parcelada. Muitas vezes, o custo total do transporte pode ser alto para ser pago à vista, o que acaba atrapalhando no momento de planejar a viagem.

Mesmo assim, a solução faz com que o cliente tenha mais liberdade ao escolher como realizar o pagamento do boleto, sem utilizar o cartão de crédito

Assim, você não precisa comprometer o seu limite do cartão de crédito tradicional e é uma ótima alternativa para diluir as parcelas em seu orçamento, sem gerar nenhum imprevisto. Se você desejar comprar à vista, por outro lado, o ideal é juntar o dinheiro previamente.

Portanto, o Boleto Parcelado é uma maneira inteligente de parcelar a viagem. O mais bacana é que o serviço funciona nos maiores portais de agendamento, promoções e pacotes de viagens. Com isso, você consegue pagar toda a viagem antes da data de partida, garantindo maior tranquilidade financeira para aproveitar ao máximo.

Gostou das nossas dicas para viajar? Lembrando que, com planejamento, fica muito mais simples organizar a viagem e reduzir os custos dos passeios. Para adquirir passagens a taxas mais acessíveis, você pode utilizar o Boleto Parcelado em uma série de lojas parceiras da Koin, como Decolar e ViajaNet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.