Buy now, pay later: o que é e como utilizar no seu negócio? - Home
Negócios
Buy now, pay later: o que é e como utilizar no seu negócio?

Buy now, pay later: o que é e como utilizar no seu negócio?

Quer você venda por meio de uma loja online, mídia social ou aplicativos móveis, seus clientes esperam encontrar opções para pagar online. Por isso, o Buy Now Pay Later surgiu como uma tendência para ficar.

Embora os cartões de crédito e débito ainda sejam os mais utilizados por boa parte dos compradores, outros meios de pagamento online estão crescendo rapidamente em popularidade. É nesse contexto que o buy now, pay later — ou BNPL — tem se consolidado a cada dia no Brasil.

Apesar de parecer apenas mais uma nova alternativa para transações de compra em parcelas, o BNPL vai além. É um canal muito promissor para aquisição e fidelização de clientes. É por isso que vale muito a pena entender mais sobre o método. Que tal agora?

O que é buy now, pay later?

Buy now, pay later é um tipo de financiamento de curto prazo. Em um plano típico de BNPL, o custo total do item ou serviço que alguém deseja comprar é dividido em vários pagamentos. O comprador faz um pequeno adiantamento, que pode ser o pagamento da primeira parcela, por exemplo. Em seguida, ele faz pagamentos em intervalos regulares, como quinzenais ou mensais, até pagarem o custo total do item ou serviço.

Como funciona?

Quando o cliente opta por realizar o pagamento da compra via buy now, pay later, o provedor BNPL paga ao comerciante o valor total da compra. O cliente então pode dividi-lo em parcelas.

Em média, o prazo em que o cliente tem para pagar as parcelas varia de 30 dias a 24 meses. 

Quais os benefícios do BNPL para empresários?

O buy now, pay later oferece muitos benefícios, que, em poucas palavras, significam mais vendas para o seu negócio. Mas, vamos detalhar melhor a seguir!

Incentiva o maior gasto do cliente

Provavelmente, o maior ponto positivo desse modelo é que ele permite que as empresas obtenham mais vendas. Os clientes tendem a se sentir à vontade para gastar mais dinheiro quando não é retirado imediatamente de suas contas, mas distribuído por um período de tempo. Isso ajuda a aumentar o valor total do pedido e, por sua vez, ajuda o negócio a crescer.

Garante um fluxo de caixa constante

Outro benefício de usar este serviço é que ele agiliza o processo de pagamento. Embora o cliente pague em prestações regulares, os comerciantes recebem o valor integral da compra, mesmo que seja feita de forma parcelada pelo cliente. Ao contrário de um serviço tradicional de parcela mensal igualada que as empresas de comércio eletrônico costumam ter em suas plataformas, o uso do BNPL garante que seu dinheiro não fique preso ao cliente e contribui para o seu controle financeiro.

Ajuda a alcançar mais clientes

Ao oferecer o BNPL como opção de pagamento para o seu negócio, você mantém sua posição competitiva em relação a outras marcas. Oferecer essa modalidade de pagamento, encoraja aqueles que antes hesitavam em comprar de você a comprar sem o estresse de pagar antecipadamente.

Contribui para a fidelização do cliente

Os consumidores tendem a permanecer leais a empresas confiáveis com quem já compraram e que atendem às suas necessidades. Se eles procuram ativamente opções de pagamento BNPL, é mais provável que comprem e retornem às lojas online que oferecem esse método.

Reduz o risco financeiro

Normalmente, o ônus do risco financeiro é assumido pelo provedor de crédito BNPL, e não pelo varejista. Quando um cliente seleciona a opção buy now, pay later, o varejista é imediatamente pago integralmente pelo provedor de crédito. O provedor lida com todos os pagamentos do cliente e com quaisquer inadimplências, portanto, não há risco financeiro para o vendedor.

Iniciativas BNPL ao redor do mundo

O BNPL não é mais apenas uma tendência. Prova disso são as iniciativas de grandes empresas globais. Confira duas delas.

Amazon

O serviço BNPL da Amazon — também conhecido como Amazon Monthly Payments — permite que os clientes que compram no site paguem por produtos selecionados em um total de cinco pagamentos.

Os compradores recebem automaticamente um pagamento inicial — geralmente 20% do preço total do pedido em mercadorias qualificadas, junto a taxas adicionais, como impostos e frete — e podem pagar o saldo restante em parcelas mensais nos quatro meses consecutivos seguintes.

Apple

Recentemente, a big tech anunciou o lançamento de um novo recurso chamado Apple Pay Later. A modalidade BNPL permite que os usuários dividam as compras do Apple Pay em parcelas iguais a custo zero.

O Apple Pay Later divide sua compra total em quatro parcelas iguais pagas em seis semanas. O primeiro pagamento é devido no check-out e os três pagamentos restantes são devidos a cada duas semanas até que o empréstimo seja pago integralmente.

Quais são as principais tendências para o mercado BNPL?

A popularidade do buy now, pay later segue crescendo. À medida que os consumidores buscam métodos de pagamento mais flexíveis, a aceitação dos comerciantes também continua aumentando e o BNPL está expandindo para novos setores.

Adesão dos bancos ao mercado BNPL

Os bancos estão bem posicionados para determinar a acessibilidade e podem personalizar as ofertas do BNPL com base no perfil de risco de um cliente usando seus dados financeiros.

A ascensão dos super aplicativos

À medida que os players de BNPL aumentam o engajamento, podemos esperar ver super aplicativos oferecendo uma combinação de compras, financiamento, pagamentos e produtos bancários.

Um dos fatores mais relevantes desses apps é que eles oferecem uma experiência integrada, contínua e eficiente, sem a necessidade de alternar entre os aplicativos. À medida que a concorrência esquenta, eles serão um grande diferencial na indústria de BNPL.

Open banking vai transformar o risco de crédito

A maioria dos provedores de BNPL completa apenas uma avaliação de crédito básica, geralmente por meio de uma combinação de verificações de crédito e histórico de pagamentos anteriores.

Os provedores de BNPL devem desenvolver uma estratégia de Open Banking e começar a construir suas plataformas, fazendo parcerias com provedores terceirizados ou fazendo aquisições em preparação para a regulamentação.

O open banking transformará a forma como as verificações de risco de crédito e acessibilidade são feitas e permitirá que os credores do BNPL tomem decisões mais precisas sobre acessibilidade e empréstimo.

Em resumo, o buy now, pay later é uma maneira cada vez mais popular de os clientes fazerem checkout, tanto online quanto pessoalmente, em empresas grandes e pequenas. Com tantas empresas aceitando esta forma moderna e simplificada de financiamento ao consumidor, você pode estar perdendo vendas se não oferecer uma opção de pagamento BNPL em sua loja.

Pronto para adicionar o BNPL ao seu negócio? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nesse processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.