Ecommerce
Meios de pagamento: Quais são os principais para e-commerces?

Meios de pagamento: Quais são os principais para e-commerces?

Quais meios de pagamento você conhece e utiliza em seu negócio virtual? Investir em diferentes alternativas é uma excelente estratégia para conquistar mais clientes e garantir que cada vez mais pessoas possam concluir suas compras. 

Graças ao desenvolvimento tecnológico, diversas inovações surgem no mercado para trazer mais praticidade para a gestão dos negócios. A grande variedade de opções de pagamento é apenas um exemplo disso. 

Mas, afinal, quais meios de pagamento podem ser utilizados em e-commerces? Neste post, fique por dentro das principais opções e veja por que vale a pena investir nelas! 

Cartão de crédito 

O crédito é uma das formas de pagamento mais práticas da atualidade. Por meio dos dados do cartão, é possível que o cliente conclua a compra em questão de segundos, com aprovação automática na maioria das vezes. Sem mencionar que essa alternativa também oferece a oportunidade de parcelamento, sendo muito útil para o planejamento financeiro dos consumidores. 

Para quem trabalha com e-commerce, pode levar algum tempo até os valores caírem em conta. Os prazos variam conforme a empresa financeira e os acordos estabelecidos no contrato. O mesmo vale para as taxas cobradas por cada compra. 

Por ser um dos meios de pagamento mais populares, os negócios que oferecem essa opção acabam levando mais vantagens. Afinal, permitem que um maior público possa fazer as compras e tenha facilidade na hora de pagar. 

Débito 

Outra forma de pagamento muito utilizada é o débito. Essa é uma alternativa para quem não trabalha ou não gosta de crédito, preferindo utilizar o dinheiro em conta. Apesar de ser muito convencional nas compras presenciais, no e-commerce, essa nem sempre é uma das opções mais interessantes. 

Isso porque, as taxas cobradas no débito nem sempre são convidativas para os negócios. Além disso, há a necessidade de convênio com as instituições financeiras para que essa forma de pagamento seja válida nas lojas virtuais. 

Contudo, essa não deixa de ser uma alternativa válida para oferecer em sua empresa, principalmente pelo fato de garantir a fidelidade de clientes que gostam de pagar as compras na hora e sem utilizar a versão crédito. Vale ressaltar que os prazos para que os valores caiam em conta são menores, comparados aos da opção anterior. Além da vantagem de você receber o valor total de uma única vez.

Pix 

Lembra que falamos que a tecnologia trouxe muito mais praticidade e inovação para o dia a dia das pessoas? Quando o assunto é organização financeira, o Pix é um ótimo exemplo disso. 

Revolucionando as transferências bancárias, esse tipo de transação foi lançada no Brasil em 2020 e já conquistou o coração dos clientes. Para fazer o pagamento de uma compra utilizando o Pix, basta que o consumidor aponte a câmera para um QR Code ou copie e cole a chave da loja. 

Sendo gratuito para pessoas físicas e com baixas taxas para pessoas jurídicas, o Pix se mostra como uma outra importante forma de pagamento da atualidade. Inclusive, essa é uma alternativa para quem não é muito fã do débito, pois as compras podem ser pagas na hora e os lojistas recebem o valor em questão de segundos. 

Outra vantagem do Pix é que ele funciona 24 horas, não oferecendo nenhuma barreira para quem vende online. No entanto, para utilizar esse tipo de transferência no seu e-commerce, é interessante criar um sistema para analisar rapidamente os recibos e confirmar o pagamento. 

Carteiras digitais 

Quando o assunto é compra virtual, quanto mais segurança nos processos, melhor. Essa também é uma preocupação da maioria dos clientes durante os pagamentos. Por esse motivo, investir em opções que conferem mais privacidade e proteção ao público é uma boa ideia.

Nesse contexto, as carteiras digitais se destacam. Tratam-se de aplicativos que podem ser instalados pelo consumidor, que faz o cadastro dos dados de um ou mais cartões. Esses programas apresentam sistemas de criptografia avançados, permitindo que as informações fiquem guardadas com segurança. 

Na prática, funcionam como uma carteira, armazenando os dados pessoais e bancários dos clientes. Assim, podem inserir as informações de cartões de crédito, débito ou, até mesmo, dinheiro virtual. Além disso, diversas versões desses sistemas oferecem programas de cashback, aumentando os benefícios para o público. 

Para os negócios que aceitam essa forma de pagamento, a segurança também é garantida. Vale ressaltar que as taxas são mais acessíveis, permitindo um melhor planejamento financeiro sobre as vendas. Sem mencionar que oferecer comodidade aos clientes é uma maneira de aumentar as chances de garantir a fidelização. 

Gateway de pagamento 

Ao mesmo tempo em que existem as carteiras virtuais, há também as maquininhas de cartão digitais. No entanto, elas recebem o nome de gateways de pagamento

A forma de funcionamento é bastante prática. Eles atuam como intermediadores entre o cliente, a loja e a instituição bancária. Desse modo, permitem que os pagamentos ocorram de maneira prática e segura para todas as partes. 

Os gateways também utilizam sistemas de criptografia avançados, permitindo a proteção dos dados durante o uso. Além disso, essa opção aceita todo tipo de bandeira, sendo uma grande vantagem para os negócios, pois simplifica os processos envolvidos na contratação. 

Boa parte das opções de gateways também fornece relatórios financeiros para os lojistas. Dessa forma, facilita a organização das finanças e a análise dos resultados do uso desse meio de pagamento, principalmente para as pequenas e médias empresas. 

Boleto bancário

O boleto bancário é outra opção clássica e não poderia ficar de fora da lista. Por apresentar taxas mais acessíveis, é uma ótima forma de pagamento para oferecer descontos aos clientes. 

Os prazos para o recebimento dos valores variam de acordo com cada banco, assim como o tempo de vencimento do boleto para os clientes. Dessa maneira, ao utilizar essa alternativa, é importante garantir um bom planejamento financeiro. 

Boleto Parcelado 

Uma novidade é a opção de parcelamento via boleto. Atualmente, é possível permitir que os consumidores dividam o valor em diversas vezes, facilitando o pagamento total das compras, especialmente aquelas mais caras. 

Oferecer essa facilidade no negócio é uma maneira de conquistar novos clientes, aumentar as chances de venda e fidelizar o público. Além de ser um diferencial frente à concorrência. Por essa razão, vale a pena apostar em opções inovadoras no seu e-commerce. 

Agora que você conhece os principais meios de pagamento para lojas virtuais, já sabe qual delas gostaria de implementar no seu negócio? Lembre-se de se planejar para investir em diferentes formas, aumentando as chances de fechar mais vendas. Quer saber como apostar nas melhores soluções para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

5 thoughts on “Meios de pagamento: Quais são os principais para e-commerces?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.