Como atrair clientes com soluções de pagamento: Compre Agora, Pague Depois
Ecommerce
Como atrair clientes com soluções de pagamento: Compre Agora, Pague Depois

Como atrair clientes com soluções de pagamento: Compre Agora, Pague Depois

A opção de pagamento Compre Agora, Pague Depois costuma ser muito atrativa, afinal, ela aumenta o tempo disponível para o público organizar as finanças. Consequentemente, as empresas também podem elevar o volume de vendas e a retenção de consumidores. 

Não é à toa que o anúncio dessa possibilidade de compra costuma fazer parte de muitos gatilhos mentais em estratégias de marketing. Isso porque essa opção de pagamento serve como diferencial competitivo e pode atuar como critério de decisão na hora de comprar. 

Diante disso, é importante conhecer mais sobre essa possibilidade de pagamento para saber como satisfazer o cliente. Pensando nisso, preparamos este post com informações essenciais sobre o assunto. Acompanhe! 

Compre Agora, Pague Depois: como funciona essa forma de pagamento? 

Como foi possível notar, a modalidade Compre Agora, Pague Depois (Buy Now Pay Later ou BNPL) oferece vantagens para clientes e lojistas. Isso ocorre porque, como o próprio nome sugere, o pagamento dos itens adquiridos só ocorre após um período. 

E ainda, ele costuma ser dividido por meses. Outra vantagem é a possibilidade de intermediação pelo cartão de crédito, débito, boleto bancário, Pix etc. A quantidade de parcelamentos depende da disponibilidade da loja e do interesse dos consumidores. 

Seja como for, esses conseguem ter mais tempo para efetuar o pagamento gradativamente. O melhor de tudo é que com o tempo, essa modalidade ganhou outros aprimoramentos. 

Além disso, considere que o pedido pode ser liberado antes mesmo que a primeira parcela seja paga, o que pode ser efetuado em 30 dias ou até 12 meses, conforme as regras de cada empresa. 

Quais são os benefícios do Compre Agora, Pague Depois? 

Após conhecer a definição do BNPL, é o momento de entender com mais profundidade seus benefícios e como a modalidade alcançou tanta repercussão. Nesse sentido, saiba que muitos clientes podem abandonar uma compra se essa opção não estiver disponível. 

Afinal, especialmente durante a pandemia da covid-19, inúmeras pessoas tiveram um menor acesso ao crédito, o que reduz o poder de compra. Então, quando alguma loja ou e-commerce não oferece o BNPL para pagamento, existe uma maior limitação na quantidade de consumidores. 

Para entender melhor, basta se colocar no lugar desse público. Imagine que você é um consumidor em meio a uma crise econômica e humanitária, tendo a fonte de renda arriscada. Nesse caso, iria preferir compras que exigem o pagamento imediatamente ou permitem a efetuação de, pelo menos, depois de 14 dias? Juntamente com esse benefício, existe a possibilidade de o pagamento ser parcelado.

Outro ponto positivo do BNPL, além do maior volume de vendas, é a elevação na retenção de clientes. Isto é, eles sabem que a sua marca oferece essa forma de pagamento. Além disso, eles tiveram satisfação com o atendimento, os produtos e os serviços oferecidos. Assim, a tendência é manter o consumo eventualmente. 

Além disso, considere também que o BNPL é uma maneira de potencializar o diferencial competitivo da sua empresa. Afinal, os clientes sabem que ao consumir na sua empresa existe uma maior flexibilidade na forma de pagamento. Enquanto isso, marcas que não seguem a mesma estratégia tendem a ter uma redução no volume de vendas. 

Como criar um bom plano para o Compre Agora, Pague Depois? 

Percebeu as vantagens envolvidas no pagamento do BNPL? É natural que você também tenha imaginado que esse método envolve alguns desafios para garantir o fluxo de caixa da sua empresa. Isso porque é possível sofrer com a inadimplência dos clientes e o descontrole nas contas. Para evitar situações como essas, existem algumas dicas que podem ser adotadas. Acompanhe! 

Aumente a segurança do pagamento 

É possível lidar com inadimplências e dívidas dos clientes em pagamentos parcelados ou à vista. Seja como for, é recomendado elevar a segurança no processo para minimizar os riscos e as consequências. 

Uma maneira de fazer isso é ao planejar contratos de venda que exigem garantias no pagamento, como a cobrança de multas e juros, por exemplo. Dessa maneira, torna-se mais fácil ter o dinheiro de volta, caso o pior cenário ocorra. 

Faça o planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é indispensável em qualquer contexto das empresas. Entretanto, ao optar pelo pagamento BNPL isso é ainda mais necessário para garantir o controle no fluxo do caixa. Uma das maneiras de fazer isso é ao pensar em métodos para elevar o volume de vendas. 

Por exemplo, oferecer descontos em produtos ou serviços com menor desempenho, ou até mesmo criar ofertas em época de menor procura. Além disso, é importante evitar gastos desnecessários e o descontrole orçamentário, principalmente antes de ter a remuneração em mãos. 

Destaque o BNPL com estratégias de marketing 

Conforme mencionado, o BNPL costuma ser atrativo para os clientes a ponto dessa informação ser destacada nas informações de marketing da loja ou e-commerce. Então, é exatamente isso que a sua marca precisa fazer para ter mais destaque e aumentar a vantagem competitiva. 

Na prática, isso pode funcionar com produção de conteúdos nas redes sociais, anúncios em blogs etc. O importante é chamar atenção do público e garantir que eles saibam que essa opção está disponível na sua empresa e quais benefícios isso pode proporcionar.

Conheça o perfil do seu público 

As estratégias de marketing para enfatizar essa modalidade de pagamento devem ser alinhadas com a linguagem do seu público atendido. Então, é fundamental conhecer mais sobre ele para desenvolver estratégias mais acertadas. 

Esse conhecimento também é benéfico para realização do seu planejamento financeiro. Afinal, existem detalhes sobre o seu público consumidor e todas essas informações ajudam no andamento dos negócios. 

Ou seja, a opção Compre Agora, Pague Depois oferece inúmeros benefícios. No entanto, para percebê-los é necessário seguir algumas recomendações, como conhecer a sua clientela, trabalhar o marketing adequadamente, elevar a segurança, fazer o planejamento financeiro etc. 

Quer saber mais sobre as soluções Compre Agora Pague Depois e sobre a Koin? Confira esse vídeo!

Então, quer saber como nós, da Koin, podemos ajudar sua empresa nessa modalidade de pagamento? Entre em contato conosco e tire suas principais dúvidas!

1 thought on “Como atrair clientes com soluções de pagamento: Compre Agora, Pague Depois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.