Shopstreaming: O que é e como funciona? - Home
Dicas
Shopstreaming: O que é e como funciona?

Shopstreaming: O que é e como funciona?

Com a popularização das redes sociais e a massificação do uso dos smartphones, fica cada vez mais comum o hábito de consumir produtos ou serviços utilizando essas plataformas. Nesse sentido, as empresas e e-commerces, tiveram que adaptar as suas estratégias para atender a essa nova demanda, que impactam significativamente nos resultados do negócio e uma dessas estratégias foi o shopstreaming.

Para termos uma ideia, o Instagram é uma das ferramentas mais utilizadas no Brasil e no mundo, contando com, aproximadamente, mais de 1 bilhão de usuários. Esse número nos mostra o quanto devemos estar atentos a essa nova tendência para criar táticas de vendas mais assertivas e estabelecer com o público uma relação de confiança. 

Nesse contexto, o Shopstreaming utiliza a tecnologia de transmissão ao vivo — disponível nas redes sociais e em outras plataformas — para apresentar ao público os serviços ou produtos de um e-commerce e realizar, durante essas lives, vendas on-line. Para entender mais sobre o tema, esse artigo mostrará a você um pouco mais sobre esse conceito, indicando de que maneira ele funciona. Confira!

Entendendo o conceito de Shopstreaming 

Como já mencionamos brevemente, o shopstreaming, também conhecido como “comércio ao vivo” na sua tradução para o português, é um termo usado para designar uma combinação entre streaming — fluxo de mídia ou transmissão contínua — e e-commerce. Essa estratégia ganhou espaço no cenário pandêmico, em que os hábitos de consumo das pessoas mudaram radicalmente. 

Nós podemos fazer uma analogia entre o shopstreaming e os antigos canais de compra de TV, que interagiam com o cliente, enquanto faziam aparições dos produtos ou serviços. A lógica é a mesma, com a diferença que hoje contamos com soluções tecnológicas mais avançadas, tanto no momento do contato com o consumidor, quanto nas formas de adquirir o produto, que agora acontece por meio das redes sociais. 

Essa tendência melhorou os resultados dos empreendimentos que estavam prestes a fechar suas portas, até encontrar, no ambiente virtual, a solução para os seus problemas. Essas lives promovem um “triângulo” essencial para lidar com a crise nesse período, mesclando entretenimento, mercado e comunidade. 

O funcionamento do Shopstreaming na prática 

Na prática, trata-se de uma exibição de vídeo em tempo real, as famosas lives, que tem como intuito incentivar os espectadores a comprarem os produtos ou serviços exibidos em tela. Os links para acesso ao carrinho de compras ficam disponíveis logo abaixo dos comentários, em que o cliente fica sabendo de mais informações (como frete, e opções de pagamento, por exemplo). 

Um diferencial dessas lives é que, por meio da função do bate-papo, que fica ativa durante toda a apresentação, os clientes podem interagir entre si, ou enviar dúvidas para o e-commerce, que podem ser sanadas no momento.

É venda, mas também é entretenimento 

Como podemos perceber, o shopstreaming é uma estratégia que visa o aumento das vendas de um e-commerce, mas também preza pelo entretenimento. Para envolver o público e estabelecer com ele uma relação de confiança e parceria, as empresas estão investindo, cada vez mais, em lives focadas na diversão do público. 

Alguns empreendimentos já fizeram lives no formato de talk-show que funcionava da seguinte maneira: enquanto o entrevistado conversava com alguém com bastante influência no setor, aparecia para o público opções de compra dos produtos mencionados na conversa, os quais eram expostos em tela. 

Vendas online com sensação de vendas físicas 

Muitas vezes, o que faz o consumidor desistir de comprar em lojas virtuais, é que as físicas oferecem uma experiência de contato com o produto. Nesse sentido, as lives têm a proposta de fazer mais do que a mera exposição do produto. 

Então, a aposta dessa estratégia é oferecer uma experiência similar ao que o cliente teria se fosse pessoalmente ao empreendimento. Músicas de fundo, detalhes do produto, seus modos de uso, de que maneira foi produzido, são exemplos do que pode ser explorado nas lives. Despertar essa sensação de maior contato com o produto pode ser decisivo para o cliente.

O futuro do Shopstreaming 

Embora tenha surgido durante a pandemia, ou seja, em uma realidade muito específica que impôs às empresas alternativas para aumentar as suas vendas e não irem à falência, o shopstreaming mostra que é uma tendência que veio para ficar, mesmo depois da pandemia. 

Isso porque, encurtam o contato entre a empresa e público, promovem entretenimento e interação com os clientes, entre outras vantagens. Contudo, precisará se adaptar às mudanças que ocorrerão junto a melhora da situação sanitária no mundo. 

Os hábitos de consumo estão sempre mudando e é natural que isso ocorra também quando as aglomerações voltarem a ser permitidas. Assim, as empresas terão que acompanhar as mudanças provocadas pela nova conjuntura. 

Dicas de como iniciar com sucesso o shopstreaming no seu negócio 

Agora que já sabemos o conceito de shopstreaming e sua importância para o aumento de vendas de uma empresa, bem como na construção de uma relação duradoura com o cliente, daremos algumas dicas de como aplicá-lo em seu negócio. Veja: 

Utilize equipamentos com boa qualidade de imagem e de som 

Sabemos, enquanto consumidores, que nada é mais desagradável em uma live que uma transmissão ruim. Isso pode acabar com a sua estratégia, pois, dificilmente o cliente vai se manter na sua live, caso você não esteja utilizando bons equipamentos, capazes de reduzir o máximo de ruídos na sua comunicação com os clientes. 

Além disso, você deve procurar o melhor ângulo e montar uma iluminação que favoreça o produto exibido, sem que seus detalhes escapem. Isso ajudará o cliente a decidir, pois não restarão dúvidas sobre a sua qualidade. 

Tenha um roteiro 

Mesmo se tratando de uma live, em que terá muita interação com o cliente, o que favorece improvisos, é necessário que você crie um roteiro antes da apresentação, para que ela seja conduzida de forma coerente e organizada. 

Dê atenção à parte técnica 

Invista em um belo cenário para fazer o público se sentir em uma loja tradicional, além de complementar as cores do produto. É importante oferecer uma imagem que seja agradável ao cliente, mantendo-o online por mais tempo e aumentando as chances de ele fechar negócio. Outra dica é investir em um bom equipamento, que forneça imagens de alta qualidade para os consumidores.

As lives vêm sendo uma tendência muito forte, que começou a ganhar mais atenção depois da pandemia. O shopstreaming surge nesse contexto e ajuda os e-commerces a impulsionar vendas e manter um contato sólido com o cliente, mostrando que veio para ficar! 

Gostou do nosso artigo? Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos!

1 thought on “Shopstreaming: O que é e como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.