Empréstimo para novos negócios: saiba como conseguir! - Home
Financeiro
Empréstimo para novos negócios: saiba como conseguir!

Empréstimo para novos negócios: saiba como conseguir!

A necessidade de capital para investir ou arcar com as principais obrigações da empresa faz com que muitos empreendedores busquem o auxílio de um empréstimo para novos negócios. Essa prática se torna ainda mais comum em períodos de instabilidade econômica. 

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para que esses recursos sejam usados de forma adequada e possibilitem o retorno esperado. Por esse motivo, criamos esse conteúdo com orientações para que você saiba quando recorrer a esse capital e como se preparar para pedir um empréstimo

Continue lendo para conhecer todos os detalhes! 

Qual é a importância de um empréstimo? 

Se por necessidade ou para realizar um sonho, tirar o seu negócio do papel requer recursos financeiros que são destinados a arcar com todas as despesas até que as finanças estejam equilibradas. 

Esse montante é chamado de capital de giro e destina-se a pagar fornecedores, a compra ou aluguel do espaço físico, manutenção das atividades no início da operação etc. Na maioria dos casos, linhas de crédito são utilizadas para complementar o investimento inicial dos sócios. 

Esse recurso desempenha um papel essencial especialmente para novos negócios que dependem de investimentos imediatos para começar a operar. Por isso, quem decide empreender deve analisar a decisão de recorrer a um empréstimo e os riscos associados a essa prática. 

Como conseguir um empréstimo para novos negócios? 

Se você está precisando de dinheiro para investir no seu negócio, prepare-se para dedicar tempo em busca das melhores condições e prazos. Comece o seu planejamento com uma análise cuidadosa e prepare-se para negociar até a obtenção do crédito. 

Determine o valor necessário 

Pode ser tentador aceitar linhas de crédito mais altas e, com isso, contar com mais recursos que podem ser aplicados no negócio. Porém, as dívidas devem ser feitas com cautela e baseadas em uma análise da real necessidade da empresa. 

Não tenha medo de começar pequeno e use o crédito dentro dos seus limites para não assumir uma conta maior do que a sua capacidade de pagamento. Vale lembrar que o crescimento gradual é mais sustentável no decorrer do tempo e ajuda a tornar o negócio mais sólido diante de imprevistos. 

Analise o fluxo de caixa 

As informações contábeis e financeiras são uma excelente forma de determinar quanto a empresa realmente precisa. O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais usadas, pois considera todas as entradas de valores bem como o pagamento das obrigações. 

Dessa forma, é possível saber quanto a empresa precisa para manter hoje e criar uma estimativa para os próximos meses. Esse é um recurso que permite visualizar a situação financeira e determinar se as contas estão no vermelho. 

Elabore um plano de negócios 

A obtenção de capital inicial é o motivo do seu empréstimo? Então, saiba que criar e apresentar o plano de negócios é uma obrigatoriedade. O plano de negócios é uma ferramenta essencial para analisar a viabilidade do negócio e determinar o potencial do mercado. 

Além de ajudar a estabelecer a necessidade de capital inicial, esse plano tem várias outras aplicações, desde a política de precificação até a formulação de estratégias. Esse documento não serve somente para ter acesso a linhas de crédito, mas para guiar as suas decisões e planejar o futuro da empresa. 

Qual é a documentação necessária para obter um empréstimo para novos negócios? 

Parte da preparação do empreendedor deve se dedicar na coleta e separação dos documentos que serão requisitados pelas instituições financeiras. Para esse fim, é preciso se organizar para evitar ser pego de

surpresa. 

Quem já estabeleceu personalidade jurídica e já tem um CNPJ deve apresentar o contrato social bem como o plano de negócios. Além disso, pode ser necessário apresentar documentos contábeis para demonstrar o desempenho da empresa no momento da solicitação. 

Como escolher a melhor opção de empréstimo? 

Provavelmente, você já é correntista de um banco e devido a essa relação pode procurar essa instituição ao buscar crédito no mercado. Contudo, o seu foco deve priorizar os melhores prazos de pagamento e taxas de juros competitivas antes de tomar a sua decisão. 

Avalie as taxas de juros 

Você já deve saber que mesmo os empréstimos mais acessíveis tem a incidência de taxas de juros. Essa regra vale para quem faz o uso do cheque especial como um recurso de emergência ou quem procura órgão de fomento como o BNDES. 

Altas taxas de juros podem causar a situação contrária do que o empreendedor espera e tem potencial para colocar a empresa em uma situação de endividamento. Por esse motivo, é fundamental analisar como os juros vão afetar o montante pago e a capacidade do negócio de quitar esse compromisso. 

Estude as cláusulas contratuais 

Ao fechar um contrato de empréstimo, a empresa está assumindo não só a obrigação de devolver o valor concedido, mas de cumprir com todas as exigências descritas nas cláusulas. Ainda existem instituições financeiras que adotam contratos que não são atrativos e podem chegar a ser abusivos. 

Portanto, leia com atenção toda a documentação e procure entender quais são as principais regras e as respectivas penalidades em caso de descumprimento. 

Planeje o pagamento em dia 

Fazer um empréstimo tem riscos que nem sempre o empreendedor tem experiência ou conhecimento para antecipar. Por isso, um bom planejamento para a quitação da dívida é essencial para evitar a cobrança de juros e outras penalidades que podem afetar as finanças do negócio. 

Por esse motivo, recomendamos criar um plano e provisionar os recursos para manter os pagamentos em dia e manter a reputação da empresa no mercado. 

Nós esperamos que a nossa experiência tenha sido útil para entender como as empresas devem se comportar ao procurar linhas de crédito. Uma das lições mais importantes é que um empréstimo para novos negócios pode ser aplicado na sua estratégia comercial. 

Quer fazer seu negócio crescer? Conte com a Koin, criada para trazer soluções financeiras para o seu negócio. Conheça mais sobre os nossos serviços no nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.