Incrementar vendas: as vantagens do pagamento parcelado! - Home
Para a sua empresa
Incrementar vendas: as vantagens do pagamento parcelado!

Incrementar vendas: as vantagens do pagamento parcelado!

Nem sempre o cliente que deseja comprar um produto ou contratar um serviço tem o valor integral para fazer a aquisição. Por isso, é muito importante oferecer o pagamento parcelado como uma opção para ele realizar suas compras. Essa é uma facilidade para o cliente e, ao mesmo tempo, uma estratégia para as empresas. Afinal, por meio dela, conseguimos gerar mais oportunidades de conversão oferecendo alternativas para evitar que as negociações fiquem engessadas. Dessa forma, é possível incrementar vendas.

Por meio do pagamento parcelado também é possível fazer a recuperação daquelas vendas que estavam perdidas, o que também vai aumentar a receita do seu negócio. Para entender tudo sobre esse assunto, continue lendo e conheça as vantagens de oferecer o parcelamento para o seu público.

Como o pagamento parcelado ajuda a incrementar vendas?

Nem sempre o cliente pode ou deseja fazer uma compra à vista. Existem casos em que as pessoas não têm o valor total naquele momento para adquirir uma determinada mercadoria ou contratar um serviço. Então, acabam desistindo da negociação.

Em outras situações, é mais confortável para o cliente obter uma forma de pagamento que não pese tanto em seu orçamento. Quando ele não encontra essa opção, isso também acaba levando à desistência e trazendo impactos negativos para a receita do negócio.

É por isso que hoje em dia é essencial oferecer para o consumidor opções de pagamento parcelado. Elas são estratégias importantes para incrementar vendas, possibilitando alcançar um público maior, exatamente essas pessoas que não podem ou não querem comprar à vista.

Mas não é só isso porque as vendas também podem ser incrementadas pelo pagamento parcelado em função do aumento do ticket médio. Afinal, se o cliente não tiver que dispor do total no ato, ele pode escolher mais produtos ou fazer a contratação da versão premium de um determinado serviço.

Portanto, oferecer o parcelamento é uma facilidade que você traz para os seus clientes, beneficiando o seu próprio negócio. Sua empresa não perde com ele, na verdade, acaba ganhando por causa das vendas que fez por fidelizar o cliente e melhorar a própria imagem no mercado, atraindo mais pessoas.

E sobre as vendas perdidas, como o pagamento parcelado ajuda?

Pode acontecer de uma negociação que estava caminhando de uma forma bem sucedida não resultar em uma conversão para venda. Também acontece de o cliente abandonar o carrinho de compras de uma loja virtual quando chega nas opções de pagamento, desistindo de fazer a compra.

Situações como essas são classificadas como vendas perdidas, ou seja, aqueles clientes potenciais que por uma razão ou outra não deram continuidade àquela negociação ou aquisição. Isso pode acontecer, por exemplo:

  • pela abordagem equivocada da equipe de vendas;
  • por um valor mais alto do que a concorrência;
  • porque o cliente estava apenas fazendo pesquisas;
  • pela falta de opções de pagamento atrativas.

Quando falamos em recuperação de vendas perdidas estamos nos referindo às ações e estratégias que visam identificar essas negociações interrompidas. Também é a definição de novos métodos e abordagens para atrair esses clientes e fazer com que eles finalizem a aquisição.

Disponibilizar o pagamento parcelado também é uma estratégia que podemos adotar para fazer a recuperação de vendas perdidas. Afinal, mesmo que o seu preço esteja um pouco mais alto do que o do concorrente, essa facilidade na hora de pagar será atrativa para o consumidor.

Se o cliente estivesse apenas pesquisando e sondando sua empresa, descobrir que pode parcelar a compra é uma motivação para ele finalizar a negociação. Sem falar que o parcelamento é uma opção muito atrativa que, como explicamos, evita que o valor da compra acabe pesando no bolso.

Atualmente, os consumidores estão em busca das lojas que oferecem os melhores produtos com as maiores facilidades. Eles buscam vantagens e pensam bastante antes de investir seu dinheiro. Então, você precisa disponibilizar formas de pagamento que tragam essa flexibilidade e praticidade. Parcelar é uma das melhores alternativas.

Quais são as melhores opções de parcelamento?

Não existe nenhum segredo para oferecer o pagamento parcelado para os clientes. Você só precisa escolher os melhores meios, que tragam vantagem para o consumidor, sem perdas para sua loja. Existem três opções principais para trabalhar com essa estratégia, conheça a seguir.

Crediário

O crediário funciona como uma espécie de crédito que o cliente obtém para fazer suas compras em uma determinada loja. Esse crédito pode ser oferecido pela própria empresa ou por uma instituição financeira que trabalha em parceria com ela. São os famosos boletos de crediário que grandes lojas de móveis costumam oferecer.

Embora seja uma boa alternativa para estabelecimentos físicos, não têm tanta praticidade quando se trata de vendas online. Além disso, não são todas as pessoas que passam na análise de crédito, o que pode atrapalhar suas vendas.

Cartão de crédito

Esse é o método de pagamento parcelado mais tradicional que existe atualmente. É difícil encontrarmos uma loja que não aceita cartão de crédito, em especial porque essa ferramenta se popularizou bastante, embora ainda existam pessoas que não trabalham com ela.

A vantagem do cartão é a segurança de receber o valor devido. Porém, como dito, nem todas as pessoas têm cartão de crédito, e existem casos em que o limite é pequeno. E ainda, há aqueles que evitam o cartão por causa dos juros e costumam usar para o estritamente necessário, o que não favorece suas vendas.

Boleto Parcelado

O boleto já não é mais uma opção apenas para fazer pagamentos à vista. Essa ferramenta também pode ser utilizada para fazer oferecer o pagamento parcelado em sua loja. Ele ajuda a atrair o público que não trabalha com cartão, não quer comprometer o limite dele ou se submeter a juros muito altos.

Essa opção de pagamento é muito prática e segura para sua empresa. O cliente só precisa escolher esse método para pagar as compras, definir a quantidade de parcelas que deseja e fazer o pagamento da primeira. Os demais boletos são encaminhados para o e-mail dele de forma automática, você não precisa se preocupar com nada.

O Boleto Parcelado é uma tendência bem interessante para você incrementar suas vendas com uma forma de pagamento diferenciada. Também é um atrativo para recuperar os clientes que estão no grupo das vendas perdidas, mostrando para eles as vantagens e a flexibilidade que sua empresa oferece na hora de comprar.

Com a alta concorrência presente em todos os setores, é muito importante implementar estratégias que atraiam o público para o seu negócio. Parcelar as compras para diversificar os meios de pagamento é uma ótima alternativa.

Com o pagamento parcelado sua empresa pode conquistar um volume de vendas maior e evitar as desistências. É um método seguro que traz previsibilidade para o fluxo de caixa. E com parcerias estratégicas como a Koin você tem acesso a soluções para alcançar a satisfação dos clientes garantindo os interesses da sua loja, se destacando da concorrência.
Saiba mais sobre as soluções de pagamento disponibilizadas pela Koin. Entre em contato com a nossa equipe para descobrir qual delas irá ajudar a incrementar vendas do seu negócio!  

6 thoughts on “Incrementar vendas: as vantagens do pagamento parcelado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.