Upsell: dicas para aumentar suas vendas - Home
Negócios
Upsell: dicas para aumentar suas vendas

Upsell: dicas para aumentar suas vendas

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental encontrar maneiras de potencializar as suas vendas. Ou seja, tirar o máximo de cada uma das suas conversões. E uma das estratégias para se fazer isso é conhecida como upsell. Mas você sabe o que significa essa técnica, como ela pode ser aplicada e quais são os benefícios para o seu negócio ao implementá-la?

Seja para aumentar o faturamento, seja para melhorar o índice de fidelização de clientes. Quando essa técnica é aplicada com êxito, o seu negócio pode ter uma série de benefícios, especialmente financeiros para o médio e longo prazos. O grande desafio, porém, é identificar o momento certo de colocá-la em prática, o que exige um cuidado para não acabar afastando o consumidor ou perdendo uma venda.

O que acha, então, de conhecer um pouco mais sobre o que é upsell e como essa estratégia pode ajudar você a fazer ainda mais vendas? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre essa técnica e potencialize os seus resultados. Confira!

O que é upsell?

Upsell é uma técnica de venda que busca oferecer ao consumidor o serviço ou produto mais completo dentro do seu portfólio. A proposta é fazer com que o seu ticket médio aumente cada vez mais, conseguindo uma conversão que vai ser mais vantajosa para o seu negócio e, é claro, para o cliente também. Além disso, é uma forma de elevar o Retorno sobre Investimento (ROI) de cada venda finalizada.

Em resumo, é uma estratégia utilizada para que o consumidor final consiga faça um investimento maior ao retornar ao seu negócio ou ainda durante a primeira etapa de negociação. Se trata de criar uma nova oportunidade para que a venda fechada seja ainda maior (e melhor) para a sua loja. O mais desafiador é alcançar o equilíbrio na sua oferta, garantindo que ela também seja atrativa para o consumidor.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Mas o que a sua empresa ganha com a implementação dessa estratégia?

Aumento do faturamento

Quando uma empresa consegue aplicar a técnica de upsell com frequência e nas condições adequadas, a tendência é que os resultados financeiros também sejam impactados positivamente. Mais precisamente o faturamento da companhia. Afinal, como falamos, se trata de uma estratégia planejada e que visa garantir o melhor custo-benefício não apenas para o cliente, mas para o seu negócio também.

Maior ticket médio

Conseguir aumentar o ticket médio de um negócio, independentemente de qual seja o segmento de atuação, é sempre importante. Com a aplicação do upsell, é provável que cada uma das suas vendas gere um maior retorno financeiro para a sua empresa. Isso significa que aquele esforço para a conversão gerou um retorno ainda maior.

Maior retenção de clientes

Experiência do consumidor é tudo, não é mesmo? Isso significa que contribuir para que ele tenha o melhor custo-benefício vai ser algo positivo para construir uma relação ainda melhor com quem consome os seus produtos ou serviços. Ajudar o consumidor, portanto, na busca pela melhor oferta do seu portfólio é excelente para se aproximar do cliente e garantir que ele confie no seu negócio e retorne mais vezes.

Como aplicar o upsell para aumentar as suas vendas?

Mas, na prática, o que deve ser feito para aplicar o upsell de maneira precisa e conseguir bons resultados? Confira as nossas dicas!

Análise cada consumidor

A primeira etapa é muito simples: analise e conheça o seu consumidor. Afinal, o upsell se trata de uma estratégia bastante específica e nem sempre vai ser a ideal para um determinado cliente. Por isso, estudar o seu público e avaliar cada caso vai garantir que a precisão da sua oferta seja ainda maior, tornando provável que a venda seja concretizada.

Deixe claro quais são os benefícios

O upsell só vai fazer sentido para o consumidor se ele entender exatamente o que está ganhando em troca. Caso contrário, ele pode achar apenas que está pagando mais por um produto muito similar. A ideia é coletar todas as informações da etapa anterior e identificar quais são os pontos que devem ser trabalhados para aumentar a chance de sucesso da oferta.

Para alguns clientes, o benefício mais interessante pode ser a questão do preço, resultando em um aumento menor, mas oferecendo mais recursos. Em outras situações, pode ser mais vantajoso oferecer um recurso específico que o upgrade vai proporcionar. O mais importante é identificar qual é a necessidade dos clientes para ter mais chances de fechar um negócio.

Utilize outros clientes como referência

Nada melhor do que a opinião de quem já comprou um produto ou serviço antes de fazer uma compra, certo? Se trata de uma estratégia importante para fazer a validação da sua oferta. Produza cases de sucesso em que o upsell funcionou e direcione para aqueles clientes que mais podem se identificar com cada caso, o que contribui para aumentar o poder de convencimento dos seus vendedores.

Não esqueça da simplicidade

Outro ponto importante para aumentar a eficiência da sua estratégia de upsell é ser direto ao ponto. Isso mesmo, apostar na simplicidade é muito importante para aumentar a probabilidade de fechar um negócio. Isso significa ser mais prático não apenas na abordagem, mas na oferta também. Não proponha vários upsells de uma só vez, identifique aquele que faz mais sentido para o cliente e para o que você procura.

Para quem está sempre em busca de melhores resultados, investir em uma técnica como upsell é fundamental. Mas lembre-se: por melhor que seja o seu plano, ele só vai funcionar com a organização e a preparação necessárias. Por isso, se certifique de utilizar todas as dicas que falamos acima para garantir que a técnica não se torne uma dor de cabeça para os seus vendedores.

Além de pensar em como aplicar técnicas de vendas para aumentar as conversões no seu negócio, a experiência dos seus clientes também é fundamental para ter bons resultados, não é mesmo? E isso significa realizar melhorias em todas as áreas, inclusive no momento do pagamento. Descubra a Koin e como ela pode melhorar o seu negócio!

2 thoughts on “Upsell: dicas para aumentar suas vendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.