Parceiros de vendas na Black Friday: por que são importantes e como consegui-los
Dicas
Parceiros de vendas na Black Friday: por que são importantes e como consegui-los

Parceiros de vendas na Black Friday: por que são importantes e como consegui-los

A Black Friday é sem dúvida uma das estratégias comerciais mais esperadas para alavancar vendas e planejar o seu negócio para tal evento demanda muito mais do que pensar em promoções: é preciso desenhar estratégias assertivas e pensar em como estruturar todas as ações necessárias. 

Neste artigo, apresentaremos a você os principais tipos de parcerias e também traremos dicas sobre como identificar e potencializar as parcerias existentes no seu negócio. Além disso, também te mostraremos como tem dicas extras para alavancar o seu e-commerce na Black Friday com seus parceiros.

Parceiros na Black Friday: quem são e por que ativar?

Entende-se por parceria toda e qualquer estratégia que envolva uma ou mais marcas ou empresas com o objetivo de obter resultados positivos de diversas naturezas (aumento de vendas, melhoria na satisfação do cliente, divulgação da marca, etc). Portanto, parceiros são as marcas que se relacionam com o seu negócio e agregam valor.

Tipos de parcerias fundamentais para o seu negócio

  • Produto: são as parcerias que agregam valor ao seu produto, essa estratégia tem como objetivo ser complementar um produto ou agregar em um novo. Na Black Friday, um parceiro que te proporcione outras opções de pagamento pode projetar mais vendas no período, por exemplo.
  • Marca: um trabalho de co-branding onde ambas as partes se beneficiam de recursos e estratégias cruzadas para se fortalecer enquanto marcas.
  • Logística: trata-se do parceiro que faz a distribuição de seu produto. Esse tem um impacto direto na experiência do seu cliente, pois uma entrega rápida e com todo cuidado possível, é significante. 

Parcerias fundamentais para o seu e-commerce

Muito mais do que se pensar nos tipos de parceiros, devemos pensar em como eles se desdobram internamente, quais tipos de serviços e recursos são necessários. Em datas comerciais como a Black Friday, vale se pensar em todo suporte que pode precisar para proporcionar uma boa experiência, afinal, isso te ajuda na hora de fidelizar um cliente e no poder de decisão dele.

Soluções Financeiras

Cerca de 34 milhões de brasileiros não possuem acesso a serviços bancários, logo não têm acesso às linhas de crédito, por exemplo. É importante ter mais opções de pagamento e parcelamento, desta forma impactar mais clientes em potencial. Diversificar opções de se pagar é um diferencial que pode te trazer mais conversões em qualquer data comercial. 

E ainda contar com meios de pagamentos seguros e que possuam soluções antifraude é importante. Segundo a Valor Investe, 75% dos brasileiros pretendiam fazer compras na Black Friday, portanto a segurança é um diferencial, visto que as tentativas de fraude aumentam em 30% nesse período.

Logística

Pensando na experiência do cliente, as entregas são um ponto delicado. Como a sua empresa lida com tal processo? Partindo dessa resposta, entenda como pode otimizar a logística do seu negócio.

Considere o prazo dos concorrentes e tente negociar com o parceiro um período menor para que suas entregas sejam feitas. Assim, você agrega agilidade à marca. 

Relacionamento

Considerar um apelo afetivo na experiência pode ser um meio de fidelização, afinal o relacionamento com o cliente é uma construção pré, durante e pós venda! Isso demonstra, de certa forma, que a marca se importa com o cliente em cada fase de compra, um parceiro que forneça um “mimo”, suponhamos que você venda leitores digitais de e-books, pode oferecer como brinde um acesso grátis a um produto por um período de tempo, por exemplo.

Trata-se de um bom momento para colher feedbacks, pois pode ser uma oportunidade para pensar pontos de melhoria e também para coletar dados  do cliente, estimulando-o a relatar a experiência (seja ela positiva ou negativa). Em um contexto de Black Friday é de extrema importância coletar opiniões, pois a partir delas é possível mapear onde melhorar na próxima.

Comunicação 

Embora muitas vezes os planos de divulgação são desenvolvidos internamente na empresa, é de extrema importância estar atento às oportunidades de parcerias externas que potencializam a divulgação do seu negócio. Você pode contar com parceiros já existentes e também explorar novas possibilidades, que podem dar força ao seu discurso de venda.

Contar com estratégias cruzadas é importante, como por exemplo, um parceiro compartilhando seus post em redes sociais. É válido pensar em estratégias de engajamento com agências publicitárias e influenciadores, de forma que potencialize a sua campanha, principalmente em um período de alta possibilidade de vendas como a Black Friday.

Ativando parcerias de sucesso

Para entender melhor quais os tipos de parceiros que seu negócio precisa na construção da sua estratégia de Black Friday é preciso que você tenha consciência de quais são as necessidades que o seu e-commerce e o momento exigem. 

Existem diversas técnicas para organizar as informações e fazer uma boa análise. Neste post, sugerimos que você utilize as Jornadas, tanto do cliente, como da sua loja. 

Na Jornada do Cliente, mapeie cada etapa com detalhes e se concentre em obter ideiais e insights, tanto de melhorias em geral, como para sua campanha de Black Friday. E na Jornada do Lojista, tome nota de como o seu negócio atua em cada fase, analisando quais processos podem ser otimizados e também como seus parceiros se conectam nas entregas que você faz para seu cliente em cada etapa.

Jornada do cliente: parcerias certeiras em cada fase

Entende-se por jornada todas as fases pelas quais seu cliente passa até que o produto final chegue ao seu destino. Garantir uma experiência incrível em cada uma destas fases é quase uma receita de sucesso para fechar mais vendas e fidelizar clientes.

Agora, considere a jornada da sua Loja: ou seja, todos os processos que você precisa concluir com êxito para concretizar uma venda. Considere desde compras com seus fornecedores, estratégias de divulgação, qualidade do produtos complementares (Itens como embalagens), manuseio do produto, emissão de notas fiscais, meios de pagamento, logística, relacionamento, entre outros.

Ao mapear ambas as jornadas, você conseguirá perceber quais pontos são cruciais para entregar uma experiência incrível ao seu cliente. E, mais do que isto, verá com clareza quais parceiros estão envolvidos em cada ponto desta narrativa e como envolvê-los para ter resultados melhores. Vale pensar em planos de ações cruzados com os parceiros (crossmarketing) durante toda a experiência mapeada, a fim de que, até mesmo imprevistos, sejam facilmente resolvidos ou transformados em oportunidades.

Para exemplificar:

Mapeie parceiros atuais: É preciso gerir sua carteira atual de parceiros de forma lógica e bem objetiva, assim como se gere a de clientes. Entenda a parceria como um todo e quais recursos ela pode te proporcionar, vale um entendimento também sobre como a mesma é em questão de relacionamento com vocês.

Encontrando parceiros ideais: Uma parceria depende de diversos fatores para dar certo, mas o principal é um consenso no objetivo de ambas as partes. No caso de uma Black Friday, as duas partes (ou mais) podem ter como objetivo vender mais, sendo assim, juntas encontram um caminho em comum para se chegar a esse objetivo.

O parceiro ideal é aquele que atende expectativas recíprocas, antes de fechar tal acordo, é importante se pesquisar muito sobre os parceiros em potencial para entender se ele atende aos requisitos primordiais, tanto os seus quanto os estipulados por eles.

A pesquisa de mercado é a ferramenta principal para encontrar a escolha ideal. Liste o que espera, filtre os potenciais dos possíveis parceiros que encontrou e decida somente após papos que deixem bem demarcado o objetivo final da parceria.

Como manter uma parceria sempre positiva?

Tenha abertura para comunicação

Já se perguntou o que tem a oferecer ao seu parceiro? E se algum de seus recursos podem ser úteis para ajudá-lo? Ter um canal aberto de comunicação é importante para que se tenha uma relação clara e bem demarcada, saber até onde pode-se dar suporte ao outro.

Disponibilidade

Você se prontifica para auxiliar seu parceiro, após ter uma boa comunicação, é necessário ressaltar que está aberto a dar suporte no que puder para o seu parceiro. 

Criatividade sempre

Seja criativo na hora de fazer ações em parceria, ouse no formato, proponha, pense longe dentro dos recursos que tem. Às vezes, fazer alguma ação como um vídeo falando sobre a experiência pode agregar e muito para ambas as partes.

Quando se trabalha esses três tópicos, a relação caminha para uma grande aliança comercial, a qual pode se mostrar efetiva em datas de alta conversão, como a Black Friday, pois ambos se fortalecem em suas estratégias.

Growth Hacking: um aliado às parcerias!

O Growth Hacking é uma metodologia focada em crescimento do negócio que pode te direcionar para os tópicos mais importantes na negociação de uma parceria. Metodologia de crescimento se dá por meio da experimentação de diversas estratégias. E isto que é ótimo: pois, nem sempre crescer significa investir dinheiro. Os métodos de Growth Hacking ajudam em diversas etapas de crescimento de um negócio: retenção, ativação, conversão e indicação de clientes, por exemplo.

Agora: imagine o potencial que o seu negócio terá se você aliar essa estratégia às suas parcerias!

Quer entender um pouco mais? Então vem com a gente!

3 estratégias que são Growth Hacking e você não sabia (e que você pode ativar com seus parceiros)

Guest Post

Trata-se da divulgação do seu produto em canais que são referência em seu nicho. Prospecta de forma mais precisa e converte-se de forma mais otimizada no seu público-alvo. Uma indicação dos produtos da sua loja no maior veículo especializado da área não seria nada mal para a sua Black Friday, né? Então, mãos à obra!

Blog Post

Construção de conteúdos com temas relevantes para seus clientes potenciais, de forma que agreguem valor à marca e também ao seu produto. Seja ousado e preciso, traga temas atuais, relevanes e que tragam alguma novidade para quem o lê, de forma que não se tenha desfechos previsíveis.

Cupom de desconto

A divulgação é a alma do negócio e quem melhor se vende, converte mais vendas. Dispor de parcerias que não só indiquem o seu produto, como direcione pessoas, é um diferencial, o cupom quando divulgado por um influenciador ou página tem um grande potencial de vendas.

A Koin se preocupa com a performance de todos os seus parceiros. Tanto que criou essa trilha especial de posts para ajudar o seu negócio a vender muito mais durante a Black Friday 2021. Conta pra gente: você curtiu esse conteúdo? Foi útil para ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce? Agora imagina tudo o que a gente pode fazer pelo sucesso da sua empresa…pergunte-nos como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.