Por que vender online: Razões para começar, tipos de negócio e nichos de mercado
Ecommerce
Por que vender online: Razões para começar, tipos de negócio e nichos de mercado

Por que vender online: Razões para começar, tipos de negócio e nichos de mercado

Não é à toa que empresas, lojas e profissionais estão marcando presença na internet. Ela é uma grande aliada para empreendimentos dos mais diferentes setores, trazendo diversas oportunidades tanto para o B2B quanto o B2C. Por isso, você também deveria começar a vender online. 

Por meio da internet, conseguimos vencer as barreiras geográficas alcançando um público muito maior, aumentando as chances de vender. E não podemos esquecer que o comércio digital tem apresentado um crescimento constante. Em 2020 ele teve uma alta de 73,88% com faturamento de R$ 87,4 bilhões.

Ou seja, esse é um mercado que pode contribuir muito para o crescimento do seu negócio. Mas se você ainda não se convenceu, continue lendo para entender por que deveria começar a fazer vendas pela internet, e ainda conheça alguns tipos de negócio e nichos muito promissores.

Por que começar a vender online?

O crescimento constante do comércio digital no Brasil é um grande motivo para você começar a vender online, mas existem ainda outras várias razões para iniciar as vendas pela internet. Nós listamos algumas para você conferir as oportunidades que está perdendo por ficar de fora do e-commerce.

Menor custo de implantação do negócio

Uma das grandes vantagens de vender online é que custa pouco criar um negócio digital. Você não vai precisar se preocupar com imóvel, reformas, aluguel, estrutura física, mobília, contratação de serviços, entre outros detalhes necessários para uma loja física. 

Dependendo do modelo de negócio que você criar, não precisa nem mesmo montar um site. É o que acontece com quem adere às plataformas de marketplace. Existem até mesmo algumas estratégias de venda que não exigem estoque; ou seja, você vai fazer uma grande economia, começando a ganhar dinheiro investindo pouco.

Rompimento de barreiras geográficas

Ter uma loja física é importante e muito válido, o problema é que ela fica limitada em relação às questões geográficas. Afinal, conseguimos atender apenas as pessoas do município ou quando muito da região, o que acaba reduzindo o público-alvo. 

Ao vender online, você não vai ter esse problema, pois na internet seus produtos ficarão disponíveis para pessoas de todo o Brasil, e até mesmo de fora dele, se você quiser. Não existem limites físicos para atender os clientes.

Gestão simplificada

Nas lojas virtuais conseguimos eliminar uma série de aspectos que precisariam ser gerenciados. Pegando um exemplo bem simples, você não precisa se preocupar com limpeza. Questões do dia a dia ficam descomplicadas quando decidimos vender online. 

Não podemos esquecer que existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para fazer a gestão dos negócios virtuais. Muitas ações são automatizadas, como o processamento de pedidos, os pagamentos e o controle de estoque. Minimizamos os trabalhos operacionais e alcançamos mais precisão nos processos.

Retornos satisfatórios

Você viu que o faturamento do e-commerce no Brasil foi muito alto em 2020, certo? Também explicamos que as suas chances de vendas aumentam por causa do alcance de um público maior. Existe uma facilidade de gestão e menor custo de implementação. Todos esses motivos fazem com que você tenha retorno satisfatórios e poucas despesas.

Diversidade de recursos e ferramentas tecnológicos

Como dito, existem ferramentas que ajudam a fazer a gestão dos negócios virtuais. Há muitas outras soluções para quem decide vender online. São vários recursos, sistemas, programas e aplicativos que dão suporte para o empreendedor digital, automatizando e otimizando uma série de processos. 

Com isso, é possível contar com uma equipe de colaboradores menor, o que reduz os custos operacionais do seu negócio. Dependendo do tipo de serviço ou produto que você vai oferecer, talvez nem mesmo seja necessário ter colaboradores, pois com o auxílio da tecnologia você consegue gerenciar o seu negócio por conta própria.

Flexibilidade e versatilidade

Não existe dia e nem hora para vender online. Sua loja ficará aberta 24 horas por dia todos os dias, sempre à disposição do público. É uma flexibilidade muito grande no horário de funcionamento; e não podemos esquecer a tranquilidade de não precisar ir todos os dias à loja. É possível criar seu escritório em casa mesmo e trabalhar com todo conforto.

Que tipo de negócio funciona na internet?

O meio digital possibilita abrir negócios dos mais diferentes segmentos. As duas principais variações são o B2B, ou seja, empresas que vendem para empresas, e os B2C, que são as empresas que vendem para o consumidor final.

Em ambos os casos você pode ter excelentes retornos, basta escolher um mercado que esteja em alta ou apresente uma tendência promissora para os próximos anos. Isso vai garantir que o seu empreendimento seja um sucesso. 

Em relação ao modo como você vai vender online, existem opções de negócios para abrir. É possível criar a sua própria loja virtual, aderir a um marketplace ou uma franquia online.

Loja virtual 

Consiste em um site desenvolvido especificamente para fazer vendas digitais. Montamos uma loja mesmo, só que funciona apenas pela internet. É preciso criar esse site comprando um domínio, contratando um serviço de provedor ou uma plataforma que ofereça serviços de lojas virtuais. É um pouco complexo porque você precisa pensar na estrutura a partir do zero

Plataforma de marketplace 

Esse modelo de negócio está muito em alta por causa da facilidade que oferece para vender online. A plataforma disponibiliza toda a estrutura que você precisa para expor seus produtos e não cobra nada por isso, a não ser uma pequena taxa em cada venda. Você não precisa se preocupar com site, e de quebra participa das campanhas de marketing que a plataforma faz.

Franquia online 

Esse modelo de negócio funciona basicamente do mesmo jeito que as franquias físicas. A diferença é que as operações vão acontecer exclusivamente pela internet. Aderir a uma franquia é uma boa alternativa porque você já encontra o negócio pronto, não precisa fazer planos, criar estrutura, identidade, nem nada disso. Basta ter o valor inicial para abrir.

Em qual nicho apostar para vender online?

Se você fizer uma pesquisa, vai perceber que conseguimos encontrar quase tudo na internet. Isso acontece porque o consumidor adquiriu o hábito de fazer compras online, então, as oportunidades estão nos mais diferentes setores e segmentos. 

Entretanto, existem alguns nichos de mercado que se mostram mais promissores por estarem em alta no momento. Eles são uma boa alternativa para você investir seus esforços e alcançar mais sucesso com seu empreendimento online. 

Uma boa alternativa é o setor de saúde e beleza, que se tornou uma forte tendência. Só a venda digital de cosméticos, em 2020, cresceu 68% entre os meses de março e junho. Se esse ramo não desperta o seu interesse, pode migrar para o mercado fitness, já que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com saúde e qualidade de vida.

Ainda não se identificou? Tudo bem, porque o mercado de games e eletrônicos também está muito aquecido. Em 2020, o segmento de jogos cresceu 140%, o que teve uma ajuda da pandemia, pois as pessoas mudaram seus hábitos e precisaram se distrair de alguma forma.

O mais importante é que você escolha um nicho porque assim define um ramo de atuação para sua loja e consegue conquistar mais chances de vender online, por estar atendendo um público específico. Quanto mais restrito for esse nicho, menor será a concorrência e o seu negócio pode acabar se tornando referência naquele ramo. 

Mas, independentemente do nicho que você escolher, o seu sucesso vai depender das ferramentas que foram utilizadas para vender online. Como você viu, existem diversos recursos que podem ser implementados em uma loja virtual para oferecer o melhor atendimento aos clientes e facilitar a gestão.

A Koin disponibiliza diversas soluções para negócios digitais e pode ser a sua grande parceira nessa empreitada. Você conta, por exemplo, com sistema antifraude, gateway de pagamento e Pix e Boleto Parcelado; além de ter acesso a empréstimos para potencializar o seu empreendimento. 

Não há dúvidas que a internet é um excelente canal para iniciar um novo negócio. Mas para que você alcance sucesso ao vender online é preciso de uma boa estruturação, fazendo parcerias inteligentes como a Koin. Assim terá um negócio organizado, robusto e fácil de gerenciar, que atende todas as expectativas dos clientes e as demandas do mercado.

Aproveite tudo que a internet tem a oferecer para você e conte com a Koin como sua parceira. Acesse o site para conferir as soluções à sua disposição!

2 thoughts on “Por que vender online: Razões para começar, tipos de negócio e nichos de mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.