Tecnologias para e-commerces: como a tecnologia tem alavancado o mercado online no Brasil
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Tecnologias para e-commerces: como a tecnologia tem alavancado o mercado online no Brasil

Tecnologias para e-commerces: como a tecnologia tem alavancado o mercado online no Brasil

As inovações e tecnologias para e-commerces suportam o crescimento do setor e a mudança de comportamento do consumidor — dados do e-commerce mostram que as vendas online tiveram um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020 somente no primeiro trimestre de 2021, com uma acréscimo de 9,4% no ticket médio dos clientes digitais, segundo uma pesquisa da Neotrust.

O principal motivo do crescimento e um faturamento acima de R$ 35 bilhões, somente entre os meses de janeiro e março de 2021, foi o agravamento da pandemia da Covid-19, que exigiu um maior isolamento social no período e a redução de circulação no comércio físico em diversos estados do país.

Entretanto, esse aumento somente reforçou uma previsão que há muito tempo havia sido feita, de que os processos de negócio estariam cada vez mais digitalizados amparados pelo desenvolvimento da tecnologia e as mudanças de comportamento dos clientes, que buscam cada vez mais opções e comodidade em suas compras. 

Neste artigo, ressaltamos como as tecnologias para e-commerces tem evoluído e auxiliado as empresas no mercado digital e quais serão as tendências e soluções para os próximos anos no setor. Confira!

Estratégias de venda omnichannel

A pandemia mudou o comportamento do consumidor permanentemente. Vimos a redução do número de transações em ambientes físicos mas o aumento do ticket médio. 

Os cuidados com higiene ganharam mais relevância, assim como o volume de trocas. Entretanto, o modelo híbrido de vendas é a maior tendência para os próximos anos: comprar em um canal e retirar em outro, consultar características de produtos online e adquirir em pontos de venda, por exemplo. Isso aumenta a comodidade do cliente e potencializa as chances de venda.

Marketing Digital

Os anúncios pagos e o Marketing Digital orgânico, por meio do Marketing de Conteúdo, por exemplo, aumentam a abrangência do público e a qualidade dos resultados, principalmente porque estão associados ao uso de informações estratégicas — são amparados por algoritmos cada vez mais sofisticados e modelos preditivos que analisam dados de transações e tendências de canais digitais, o que potencializa o volume de conversões.

Marketplaces

A tecnologia também permitiu criar promoções personalizadas, fazer comparações de preços e oferecer novas opções de pagamento. Com isso, os marketplaces chegaram para facilitar a atuação de pequenos empreendimentos no varejo. 

Eles usufruem da credibilidade e da infraestrutura de grandes players, mas fazem a venda de forma individualizada, desde que paguem parte para as empresas que baseiam o seu funcionamento.

Modelo Shoppable

Já o processo Shoppable, também conhecido como social shopping, descentraliza o processo de compra e simplifica a jornada de consumo, pois o usuário consegue fazer compras diretamente pelas redes sociais depois da identificação e interesse em publicidade nativa — marketing que integra o feed do Instagram, por exemplo. 

Eficiência logística

O volume de vendas online e a capacidade de atendimento de um público maior favorecem o surgimento de gargalos com grande potencial de interferir no crescimento do setor. Um deles é a logística, que precisa ser extremamente eficiente para justificar a preferência dos clientes nesse novo modelo de consumo.

Há empresas que usam uma infraestrutura logística que revolucionou a forma como as entregas são realizadas e aumentou a rapidez com que os clientes recebem os produtos em suas casas — em alguns locais o prazo pode ser estabelecido em até algumas horas.

Os clientes também tendem a dar prioridade às empresas que oferecem vantagens logísticas, como frete grátis. Além disso, a logística reversa deve ser simples e integrada e nada melhor que aplicativos e sistemas TMS (Transportation Management Systems) para ajudar nesse processo.

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Uma das tecnologias para e-commerces que mais impressiona os consumidores, uma vez que o consumo digital tem um gargalo: a inviabilidade de experimentação. Entretanto, as empresas têm investido em ferramentas e recursos para reduzir esse problema e aumentar ainda mais as chances de compra em e-commerces.

Para isso, oferecem testes de produtos em três dimensões, com a possibilidade do cliente fazer o upload de uma fotografia, usar a realidade virtual ou a realidade aumentada para experimentar um óculos no rosto, maquiagens em sua pele, ou fazer o test drive de um carro, tudo digitalmente.

Além de aumentar a precisão no processo de escolha, isso reduz o volume de operações de troca na logística reversa e ainda aumenta a confiança dos clientes pela marca.

Blockchain

O blockchain aumenta a confiabilidade das operações digitais. A tecnologia que baseia as criptomoedas também poderá ser usada em outros sistemas de dados, principalmente relacionados às transações comerciais, para aumentar a eficiência e reduzir os custos das empresas em análises e processos de venda.

Big Data

Dados mais precisos sobre os processos,obtidos por meio de algoritmos habilitados para IA e padrões de vendas históricos, aumentam a previsibilidade da demanda, reduzem o desperdício, fornecem aos negócios maior flexibilidade para se adaptar às mudanças e condições do mercado além de garantirem a granularidade necessária para aquisição otimizada de estoque (compra e reposição no modelo just in time).

Sistemas Antifraude

A tecnologia antifraude, geralmente baseada em Inteligência Artificial e Machine Learning, mitiga a vulnerabilidade de processos de venda em e-commerces e lojas online. A Koin fornece um sistema antifraude baseado em modelos preditivos de aprendizado de máquina e a tecnologia Early Warning Detection, por exemplo.

Com a solução, a análise financeira dos clientes é realizada com dados mais precisos, sobre histórico de compras, perfil de consumo e outras informações obtidas em bases de dados confiáveis. 

A plataforma é multicanal, integrada e pode ser usada em qualquer segmento, desde fintechs a Gateways de Pagamento. Em função de modelos comportamentais preditivos criados para a identificação de clientes positivos, a ferramenta tem um ótima taxa de conversão. Além disso, monitora falsos alertas para minimizar as recusas, promovendo um constante retreinamento dos modelos de análise.

Vivenciamos mudanças aparadas pela tecnologia em todos os segmentos de gestão. Enquanto algumas empresas se adaptam, aumentando sua vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, outras deixam esse avanço de lado e sofrem com a falta de automação, baixo volume de dados para análise de performance, atrasos, erros e retrabalhos nos processos.

Agora que você sabe como as tecnologias para e-commerces suportam a melhoria dos processos de negócios, conheça a solução Antifraude da Koin e veja como essa ferramenta pode influenciar significativamente a rentabilidade da sua empresa nos próximos anos. 

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