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Antifraude para o seu negócio: como escolher a melhor solução?

Antifraude para o seu negócio: como escolher a melhor solução?

Não é mais novidade que o comportamento no consumo mudou. Para o comerciante que já vinha apostando no online, isso se apresenta como oportunidade de crescimento, pela possibilidade de alcançar clientes de qualquer lugar do país. Porém, não dá para mergulhar de cabeça nesse universo sem antes tomar alguns cuidados. E é nesse momento que entra a necessidade de um sistema antifraude para o seu negócio.

Só para você ter uma noção, os golpes dentro do comércio eletrônico geraram prejuízos de R$2 bilhões desde o início da pandemia para cá. Desde então, os negócios  começaram a lidar com mais tentativas de roubo de dados e ataques de hackers. Porém, sabia que essa realidade poderia ser outra caso as empresas online investissem em sistemas de antifraude  de proteção?

A seguir, explicamos como funciona um software antifraude para o seu negócio e damos dicas de como escolher um. Confira!

O que é um Sistema Antifraude?

Um sistema antifraude de e-commerce é um software que conta com mecanismos de inteligência artificial para identificar transações fraudulentas, proteger dados e impedir tentativas de golpes e fraudes.

Existem vários tipos de sistemas no mercado, cada qual atuando com um mecanismo próprio. Mas, de modo geral, podemos dizer que o objetivo por trás é sempre garantir segurança para a empresa.

Como funciona um Sistema Antifraude?

Qualquer ação tomada pela loja virtual gera dados. A codificação de produtos na plataforma e a inclusão de informações financeiras em sistemas apropriados são bons exemplos nesse sentido.

O mesmo acontece nas transações realizadas pelo consumidor: o comportamento durante a navegação do site e a inserção de dados bancários revelam informações preciosas.Uma loja virtual desprotegida é como se fosse uma casa de portas abertas e localizada em um bairro perigoso. Um antifraude para e-commerces, então, é como tomar as providências adequadas para investir em trancas e em um alarme com sensor de presenças intrusivas. 

Na prática, ele atua adicionando camadas de proteção à plataforma, além de criptografar dados. Assim, além de dificultar a invasão do criminoso, impede que as informações sejam decifradas.

Ele conta com recursos inteligentes para ajudar nesse trabalho. O machine learning, por exemplo, estuda o comportamento do consumidor e aprende, constantemente, como identificar padrões de falsificações e golpes.

Quais as vantagens de investir nele?

Entenda, agora, as principais vantagens!

Melhora de conversão e geração de vendas mais seguras

Possuir um sistema antifraude pode ser muito vantajoso quando se trata de vendas, uma vez que a reputação do negócio aumenta e gera uma fidelização com o cliente. Além disso, mais do que evitar prejuízos, foco no sucesso do cliente pode tornar antifraude um verdadeiro parceiro para aumentar a aprovação de vendas.

Mais praticidade para o e-commerce

As automações nas análises aumentam a agilidade no processo de vendas, permitindo à loja receber, de forma rápida, a confirmação do sistema e, assim, resolver as questões de logística, como separação do produto e a entrega ao cliente.

Você consegue diminuir as burocracias por trás de cada transação, não lida com tantos problemas e reclamações e, com isso, pode focar em objetivos mais estratégicos ao desenvolvimento do negócio. 

Diminuição de prejuízos

Um cliente cujos dados do cartão de crédito foram roubados solicitará o estorno do valor à operadora. Assim, além de você perder os produtos, ficará sem a quantia financeira, já que precisará fazer o ressarcimento.

Dependendo do valor da compra, isso pode prejudicar a saúde financeira da empresa, podendo, inclusive, abalar a permanência no mercado.

Redução de multas por chargeback

O chargeback é o processo no qual o cliente contesta, junto à operadora de cartão, uma compra realizada na loja. E-commerces que contam com um número alto de chargebacks podem sofrer multas e descredenciamento das bandeiras de cartão. 

Ou seja, além do prejuízo de ter que devolver todo o valor, ainda prejudica futuras vendas, já que o cliente não terá opções suficientes para realizar o pagamento da mercadoria que deseja.

Melhoria na experiência de compra

O consumidor que passa por um estresse com fraudes e roubo de dados terá percepções negativas da loja, influenciando, assim, sua experiência de compra. Mais tarde, quando ele necessitar novamente do produto, dará preferência por adquiri-lo em outro lugar.

Por outro lado, quando ele percebe uma boa experiência, sente-se mais seguro e volta a comprar na loja em outros momentos.

Cuida da reputação da marca

Consumidores que sentem lesados podem publicar reclamações e relatos sobre experiências desagradáveis com o e-commerce. Isso afeta a reputação da marca, já que, além de ficar exposta, afasta outros consumidores que poderiam considerar a aquisição nela.

Como escolher um bom Sistema Antifraude para o seu negócio?

Enfim, como escolher um bom antifraude para o seu negócio? O que é imprescindível nesse momento? Veja alguns pontos de atenção!

Verifique a flexibilidade da automação

A automação para identificar fraudes é indispensável, porém, ela precisa contar com flexibilidade. 

Isso porque, em situações de falso positivo, é importante que a loja consiga realizar uma análise manual, refinando ainda mais os resultados. Isso evita perder vendas e, ainda, aperfeiçoa o comportamento da inteligência artificial nas futuras transações.

Prefira um sistema integrado

Quantas tecnologias fazem parte do seu negócio? Bem, quem vende online precisa contar com vários recursos para que a venda tenha sucesso, não é mesmo?

Por isso, um sistema integrado e multicanal é importante. Ele se adapta com todas as operações do negócio, diminuindo atritos entre as outras aplicações. Além de facilitar o uso aos gestores, também contribui para que o e-commerce tenha mais conversões nas vendas.

Pesquise o reconhecimento no mercado

Fique com quem demonstra resultados e conta com reconhecimento no mercado. Conquista de prêmios e satisfação dos consumidores são exemplos de características que demonstram qualidade e excelência.

A Koin, por exemplo, nasceu com o objetivo de facilitar o acesso à tecnologia, ajudando empresas a crescer. Aqui, temos uma cultura interna de responsabilidade, o que nos levou a obter várias conquistas, entre elas o 2º lugar no ranking de fintechs mais éticas do Brasil.

Nosso sistema antifraude proporciona mais proteção para sua empresa e tranquilidade para a sua atuação no mercado. A tecnologia é baseada em recursos de machine learning e Early Warning Detection, o que faz com que a Koin tenha as menores taxas de fraudes

Investir em um sistema antifraude para o seu negócio é essencial. Porém, mais importante ainda é saber tomar a melhor decisão ao seu negócio. Por isso, conte conosco para ter mais proteção!

Gostou de ficar por dentro das dicas para escolher um bom antifraude para sua loja? Caso tenha ficado com dúvidas ou precise de mais informações, entre em contato conosco!

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