Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio?
Ecommerce
Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio?

Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio?

Vender pela internet significa escolher um bom gateway de pagamento. É ele o responsável por fazer a interface das transações e, assim, permitir a compra por boleto ou cartão. No entanto, é preciso fazer uma boa escolha, pois nem todas as soluções são iguais. Nesse sentido, uma novidade surgiu no mercado: o pagamento por meio do boleto parcelado.

Este artigo mostra o que é preciso considerar para escolher o melhor gateway de pagamento. Ao ler o texto, você saberá melhor do que se trata esse conceito. Entenderá também porque é tão importante contar com um gateway que corresponda às expectativas. Em seguida, receberá orientações para fazer uma boa avaliação e, por fim, será apresentado a um grande parceiro de negócios.

O que é um gateway de pagamento?

Toda loja que comercializa produtos precisa processar os pagamentos dos clientes para que a compra seja efetivamente realizada. No caso das lojas físicas, quando o pagamento não se dá na forma de dinheiro vivo, geralmente são usadas máquinas de processamento de pagamentos. Nas lojas virtuais acontece algo parecido.

Em vez de usar as máquinas que passam cartão, o sistema é substituído pelos gateways de pagamento. Ou seja, são eles quem fazem a interface do pagamento realizado pelo cliente ao marketplace, seja na forma de uma compra a débito, crédito ou mesmo via boleto. Os gateways viabilizam as transações financeiras para que a operação seja realizada.

Adicionalmente a esse ecossistema de pagamentos, existe também a figura do adquirente. São eles quem quitam as transações sempre que uma requisição de compra é enviada pelo gateway de pagamento. Esse mecanismo é muito comum nas compras feitas por meio de cartão de crédito. 

No ato da compra, a administradora do cartão passa a informação da transação ao adquirente que a libera ou não. Estando tudo certo, o lojista recebe seu pagamento de acordo com o plano contratado junto à operadora.

Qual é a importância de trabalhar com um bom gateway de pagamento?

Existem diversos gateways de pagamento disponíveis no mercado. Sendo assim, cada um conta com suas próprias políticas que englobam as suas condições de pagamento, taxas cobradas e demais especificações do serviço contratado.

Dessa forma, conhecer bem o pacote de serviços oferecido serve para fazer um alinhamento com os objetivos do e-commerce em questão. Não adianta contratar um gateway de pagamento que não satisfaça as opções oferecidas ao potencial comprador. Ou ainda, que esteja em desacordo com o modelo de negócio da loja virtual. Esse alinhamento é importante para que possa haver um crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo.

Outro ponto importante em relação à escolha do gateway de pagamento diz respeito à segurança. Infelizmente, ainda existem casos de fraude no processamento do pagamento e contar com um bom gateway faz com que o ambiente de acesso do comprador seja mais seguro. Essa é uma vantagem que permite um maior volume de vendas para a loja virtual.

O que um gestor deve considerar para escolher um bom gateway de pagamento?

Existem diversos fatores que precisam ser analisados por um gestor para definir qual gateway de pagamento contratar. A seguir listamos algumas das principais recomendações que devem fazer parte de uma boa avaliação. Acompanhe!

Opções de pagamentos

O sucesso de um e-commerce se deve muito a variedade de pagamentos oferecida aos clientes. Dessa forma, avalie se o gateway de pagamento em questão fornece uma boa quantidade de opções de processamento de transações. Diferentes bandeiras de cartões de crédito (tanto nacionais quanto internacionais) e a opção de boleto, além do pagamento na forma de débito.

Região de cobertura

Muitas lojas virtuais realizam vendas tanto em âmbito nacional quanto internacional. Nesse sentido, vale a pena conferir quais são as áreas exatas de cobertura do gateway analisado. Dessa forma, possíveis frustrações podem ser evitadas caso haja uma compra de uma região que não tenha cobertura.

Segurança

Essa talvez seja uma das características mais importantes para analisar no momento de escolher um bom gateway de pagamento. Certifique-se de que a escolha feita atende aos mais altos padrões de segurança dedicados às transações online. Uma dessas formas é conferir se o gateway utiliza o sistema PCI DDS ― Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento.

Taxas de transação

Como não poderia deixar de ser, os gateways cobram taxas pela prestação de seu serviço. Essa é uma variável muito importante a ser considerada, pois ela impacta diretamente no fluxo de caixa do e-commerce, impactando na margem de lucro. Normalmente, a cobrança das taxas de transação dos gateways de pagamento consideram o modelo de cartão utilizado, localização, número de transações mensais, entre outros.

Taxas alternativas

Além das taxas de transações, pode ser que existam também outros tipos de cobranças feitas pelo gateway de pagamento. Como tudo isso impacta a performance financeira da loja virtual, deve haver uma análise minuciosa sobre isso. Assim, é preciso verificar se existem cobranças em relação à taxa de estorno, manutenção de conta, configuração de qualquer ordem e cobrança por saques e depósitos na conta bancária que recebe os pagamentos.

Pagamento recorrente

Essa verificação é necessária para os casos em que a loja virtual trabalha com a venda de produtos que requeiram pagamentos de forma contínua. É o caso de um clube de assinatura, por exemplo, como acontece em casos de vendas de vinhos. Se este for o cenário, é imprescindível considerar se o gateway de pagamentos permite que o usuário do plano faça upgrades sempre que desejar, pois isso traz aumento de faturamento para o e-commerce.

Escolher o gateway de pagamentos ideal é imprescindível para o sucesso da loja virtual. Assim, os aspectos mencionados devem ser observados. Dessa forma, o gateway de pagamento da Koin apresenta-se como a melhor solução do mercado. Trata-se da primeira solução do mercado que parcela e financia as compras online usando o formato de boleto parcelado. É uma opção 100% segura e sem complicação, facilitando a vida de quem compra e de quem vende por meio de lojas virtuais.

Gostou do conteúdo? Então aproveite e entre agora mesmo em contato para conhecer melhor a nossa solução de gateway de pagamento para lojas virtuais!

1 thought on “Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.