Veja 7 motivos que fazem valer a pena pedir empréstimos para negócios!
Financeiro
Veja 7 motivos que fazem valer a pena pedir empréstimos para negócios!

Veja 7 motivos que fazem valer a pena pedir empréstimos para negócios!

Não sabe como fechar o caixa da empresa nesse mês ou gostaria de ter um capital extra para investir em melhorias internas? São nesses momentos que os empréstimos para negócios se mostram como excelentes opções. 

Solicitar um empréstimo para a sua empresa pode ser mais vantajoso do que você imagina, principalmente quando essa decisão vem acompanhada de um bom planejamento financeiro. Assim, é possível atender às necessidades do negócio, sem deixar que as finanças fiquem comprometidas com as novas despesas mensais. 

No entanto, será que é uma boa ideia pedir um empréstimo em qualquer ocasião? Talvez não. Só que você pode ter certeza de que vale a pena fazer essa escolha nas 7 seguintes situações! 

1. Necessidade de capital inicial 

Um dos principais motivos pelos quais os empréstimos para negócios são solicitados é para a abertura de uma empresa. Reunir o capital inicial necessário nem sempre é fácil para muitos empreendedores e, em alguns casos, é interessante que um início rápido. 

Nesses contextos, encontrar uma forma de conseguir a quantia adequada para tirar rapidamente os planos de papel se torna uma boa estratégia. Contudo, é necessário considerar também o pagamento das dívidas no planejamento de retorno sobre o investimento. 

2. Arcar com despesas inesperadas 

E quando ocorre algum problema nos processos internos, gerando novas despesas? Não são todas as vezes que o negócio está pronto para arcar com esses custos e a falta de pagamento pode se tornar um grande problema no futuro. 

É por esse motivo que o empréstimo também surge como uma boa opção para situações como essa. Além disso, não é apenas quando ocorrem problemas internos que essa solução se mostra como uma boa ideia. 

Fatores externos, como crises no setor, atraso do pagamento dos clientes, entre vários outros, podem interferir consideravelmente nas finanças do negócio, fazendo com que gastos inesperados surjam. 

3. Fazer o pagamento de dívidas 

Os empréstimos para negócios podem ser interessante para quitar as dívidas já realizadas. Muitas vezes, o pagamento de uma conta fica comprometido, por mais que estivesse previsto no planejamento, e encontrar soluções para resolver esse problema é fundamental. 

Contar com uma reserva de emergência é uma opção. Entretanto, se essa ainda não é uma realidade para o seu negócio, é preciso encontrar outras fontes de dinheiro para concluir o pagamento das contas, e esse pode ser o papel do empréstimo. 

Por meio dessa solução, é possível garantir o pagamento dos funcionários, ainda mais quando isso envolve as despesas demissionais ou férias, quitar as dívidas com os fornecedores ou, inclusive, pagar as contas de consumo. 

4. Manter um bom fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é a quantia média que a empresa recebe e utiliza para arcar com os gastos de um determinado período. Para que haja um bom desempenho, é importante que essas entradas e saídas tenham um equilíbrio. 

Entretanto, quando alguns fatores alteram essa dinâmica, seja por conta de vendas sazonais, atrasos nos pagamentos, despesas imprevistas, entre muitos outros, o fluxo é comprometido. 

Para evitar o acúmulo de dívidas e manter todos os pagamentos em dia, pode ser necessário partir para um empréstimo. Com esse dinheiro, é possível melhorar o balanceamento dos débitos e créditos, garantindo uma organização financeira mais equilibrada. 

5. Garantir o capital de giro 

Quando o assunto é dinheiro para pagar as despesas de um curto intervalo de tempo, como mensais, o capital de giro é a palavra-chave. É com esse montante que o negócio consegue manter os processos internos em

funcionamento, evitando que o caixa esvazie. 

Por meio do capital de giro, é garantido o pagamento dos funcionários, o carregamento do estoque, as contas de consumo e demais gastos fixos. Quando as dívidas são maiores que esse valor, o negócio caminha para uma situação bastante complicada. 

Para contornar os desafios e resolver o problema antes de maiores perdas, o empréstimo se apresenta como um ótimo recurso. No entanto, é importante lembrar que é preciso garantir que o capital de giro dos próximos meses sustente também essa nova dívida. 

6. Gestão de estoque 

A equipe de marketing e de vendas teve uma ótima ideia para atrair novos clientes e garantir um maior faturamento? Isso é ótimo para a empresa! No entanto, é preciso levar em consideração que toda e qualquer decisão tomada nesse momento envolve também outros setores do negócio. 

O das finanças e o da logística são apenas alguns exemplos. Afinal, sempre que as vendas aumentam, há grandes saídas do estoque. Para que essa produtividade continue, no entanto, é preciso uma grande gestão. 

Essa administração, por sua vez, pode envolver investimentos na compra de novos produtos. Quando o negócio está despreparado ou precisou usar esse valor para resolver problemas mais urgentes, torna-se necessário buscar alternativas para manter a gestão do estoque. 

Esse contexto é um exemplo de como os empréstimos podem servir na hora de aprimorar o setor de logística. Consequentemente, investindo em uma área da empresa, é possível melhorar também várias outras e garantir uma maior produtividade do negócio como um todo. 

7. Investimentos 

Precisa de reformas no ambiente de trabalho para que os novos objetivos sejam alcançados? Fazer alterações estruturais ou melhorias nas instalações pode ser caro, em alguns casos. No entanto, se são essas mudanças que vão promover bons resultados, vale a pena investir. 

Outra ocasião clássica que envolve um grande custo é a compra de novos equipamentos para a empresa. Desde materiais para escritório até máquinas mais complexas, tudo isso pode ser essencial para otimizar os processos da empresa e melhorar a qualidade dos serviços. 

Nessa lista, podem entrar vários outros tipos de investimentos que trazem ótimos benefícios para o negócio. A boa notícia é que existe a possibilidade de fazer um empréstimo para arcar com os custos e impulsionar o crescimento da empresa. 

Viu só como os empréstimos para negócios são viáveis em diversos contextos? Para fazer uma boa escolha, feche sempre contrato com empresas de confiança e analise todas as opções disponíveis para encontrar os melhores juros. 

Quer apostar em boas soluções financeiras para o seu negócio? Então, conte com o apoio da Koin. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.