Custo de oportunidade: saiba como planejar uma vida financeira saudável
Educação financeira
Custo de oportunidade: saiba como planejar uma vida financeira saudável

Custo de oportunidade: saiba como planejar uma vida financeira saudável

Você conhece aquele dito popular que diz que mais vale um pássaro na mão do que dois voando? Essa expressão olha para a vantagem de contar com o que já é garantido do que perder todas as possibilidades de uma vez. Neste caso, o custo de oportunidade seria a análise de qual pássaro faz mais sentido capturar e o que se perde ao abrir mão daquele que não está em sua posse. 

Neste artigo, mostraremos mais profundamente qual é o conceito deste termo da economia e por que você deve ter atenção para teorias que podem ajudar na hora de montar um planejamento financeiro de qualidade. Além disso, confira na prática como você pode implementar o custo de oportunidade no seu dia a dia. Boa leitura! 

O que é custo de oportunidade?

As tomadas de decisão são muito importantes na vida de uma forma geral. Desde a escolha de carreira e formação profissional até o destino das próximas férias, tudo que é feito de forma analítica tem mais chances de ser um sucesso e não prejudicar outras áreas da vida. Isso porque ao planejarmos nossas ações, como os gastos financeiros, conseguimos ver qual será o impacto em uma perspectiva abrangente.

Por este motivo, o custo de oportunidade é muito importante. Imagine que você está programando as próximas férias da família na praia. Assim, você decide passar alguns dias em uma pousada de moradores locais no valor de mil reais pelo período em vez de escolher um resort all inclusive com pacote no valor de 5 mil reais. Neste caso, podemos dizer que o custo de oportunidade é de 4 mil reais.

Na área de investimentos isso acontece da seguinte forma: ao escolher determinado tipo de investimento, são analisados vários fatores como renda fixa ou variável, risco e liquidez. Entretanto, a projeção de renda não é uma regra, ela pode ser superior ou inferior ao esperado. Nesse ponto é que entra o custo de oportunidade.

Imagine que para cada 10.000 reais investidos esperava-se obter 100 reais de rendimento, mas na verdade conseguiu apenas 30 reais. Nesse caso, podemos comparar o ganho com outras oportunidades de menor risco nas quais seria possível conseguir um valor maior. Aqui está o custo de oportunidade. Ao escolher a opção A você deixa de aproveitar a opção B.

Por que ele é importante para o planejamento financeiro?

Com os dois exemplos, você deve ter percebido o quanto o custo por oportunidade vale não apenas para o mercado de investimentos, mas para o aspecto financeiro de um modo geral. Esse conceito gera muitos benefícios como:

  • valorizar o dinheiro, evitando a descapitalização com as operações realizadas (seja nos investimentos ou na compra ou troca de um imóvel, veículo ou outro produto);
  • ter tomadas de decisão mais eficientes com uma avaliação profunda de cada alternativa e o que está perdendo ao fazer determinada escolha;

Quais são os tipos mais comuns e como calcular?

Não existe uma fórmula para calcular o custo de oportunidade. Afinal, nem sempre o dinheiro é a dimensão mais importante envolvida na questão. No exemplo anterior que apresentamos sobre a viagem pode ser que o conforto e a comodidade do resort all inclusive supere as expectativas da pousada e por isso a opção mais cara seja escolhida.

Portanto, o objetivo não é simplesmente encontrar a opção com o melhor benefício financeiro e sim entender qual solução vai de encontro com as expectativas ao mesmo tempo em que não comprometem o orçamento. Além disso, é possível dividir o custo de oportunidade em 4 tipos diferentes. Veja a seguir!

Custo de oportunidade aberto

Está relacionado a um custo que já pode ser completamente mensurado antes mesmo da operação. No caso de investimentos, podemos dizer que seriam todos os custos claros, com facilidade de decisão e com a possibilidade de projeção.

Custo de oportunidade escondido

Já no caso do custo de oportunidade escondido, existem pontos cegos que não podem ser visualizados antes que a operação termine por completo, Nesse caso, podemos dizer que existe uma camuflagem. Em outras palavras, não é possível determinar nem garantir quais serão os ganhos e perdas a partir de cada escolha disponível.

Custo de oportunidade contábil

Para o cenário empresarial tem o custo de oportunidade contábil. Ele está presente em grande parte das operações que envolvem escolhas dentro das empresas. Alocar o recurso para determinada ação e não outra pode gerar consequências positivas ou não para o negócio. Com uma análise do custo de oportunidade fica mais fácil identificar quais opções são as mais rentáveis.

Custo de oportunidade ambiental

O custo de oportunidade ambiental já tem uma relação com os recursos naturais e sua extração. Então a ideia é entender qual a maior margem de lucro ao extrair ou beneficiar determinada matéria prima.

Como usar esse conceito nos investimentos?

Para a área de investimentos, o custo de oportunidade deve levar em conta todas as possibilidades que cada aplicação pode apresentar. Além disso, ele também deve levar em conta se aquele capital pode ser investido e por quanto tempo não será preciso resgatá-lo. Imprevistos podem acontecer, então é importante levar em conta todas as variações.

Veja como avaliar o custo de oportunidade ao fazer um empréstimo!

Pensando nesse conceito do custo de oportunidade, então ele também pode servir para a contratação de um empréstimo. Se a pessoa decide fazer um investimento e também um empréstimo, por exemplo, então ela deverá levar em conta os rendimentos de um lado e os juros do outro para ver se essa estratégia realmente compensa.

No caso de solicitação de crédito, também é possível fazer uma avaliação em relação às opções disponíveis no mercado para entender o que faz mais sentido para seu momento financeiro. Afinal, um empréstimo pode ser uma excelente solução para trocar dívidas grandes por uma forma de pagamento mais barata, iniciar um novo negócio ou projeto, como estudos, por exemplo.

Como você deve ter percebido o custo de oportunidade é uma solução interessante para otimizar o planejamento financeiro. Ele pode ser aplicado tanto na sua vida pessoal quanto na carteira de investimentos e até mesmo nas tomadas de decisão empresariais. O mais importante é que com essa técnica você amplia a visão sobre suas finanças, fazendo as melhores escolhas.

Gostou deste artigo? Então compartilhe nos comentários abaixo como você vê que o custo de oportunidade pode ajudar no seu planejamento financeiro!

8 thoughts on “Custo de oportunidade: saiba como planejar uma vida financeira saudável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.