Segurança nas compras online: soluções para proteger seu e-commerce
Para a sua empresa
Segurança nas compras online: soluções para proteger seu e-commerce

Segurança nas compras online: soluções para proteger seu e-commerce

Por muito tempo, era comum os consumidores não sentirem segurança nas compras online. Nos últimos anos, porém, esse cenário mudou e, agora, as lojas virtuais são uma realidade na rotina de qualquer pessoa. Isso não significa que um lojista não precise se preocupar com algumas questões, e um exemplo é o investimento em soluções que podem proteger o seu negócio.

Mais do que pensar nos servidores utilizados ou até mesmo nas questões de layout e usabilidade, é fundamental garantir que o consumidor tenha uma jornada segura dentro do seu site. Seja para garantir que nenhuma informação corra risco de ser vazada, seja para aumentar a reputação do seu e-commerce: são vários os benefícios para qualquer lojista.

Mas você sabe qual é a real importância de garantir a segurança nas compras online? O que acha de tirar todas as dúvidas sobre o assunto e garantir que o seu cliente tenha sempre uma experiência satisfatória dentro da sua loja virtual? Continue a leitura deste artigo e entenda mais!

Qual é o cenário do ambiente online no Brasil?

Quando se fala em soluções de segurança para e-commerce, também é importante entender o cenário do ambiente online brasileiro. Por mais que todos os tópicos levantados acima sejam relevantes, é preciso entender o que está acontecendo. De acordo com um estudo feito pela Fortinet, apenas em 2020 foram mais de 8 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil.

Os alvos são os mais variados, mas os e-commerces fazem parte da lista. Por conta disso, é importante que o lojista tenha essa consciência e saiba como oferecer uma experiência mais segura aos clientes, o que inclui as melhores práticas de segurança. Em um cenário de alta competitividade, garantir a segurança das informações de quem confia no seu negócio é fundamental.

Qual é a importância da segurança no e-commerce?

Qualquer e-commerce deve pensar na experiência que oferece ao cliente, certo? O mais importante, porém, é entender que se trata de um trabalho completo, ou seja, que alcança todas as pontas da jornada de compra. Começa com a aparência do site, a usabilidade, a velocidade de carregamento e chega até os preços e os métodos de pagamento disponíveis.

Mas um ponto deve estar presente em todas essas etapas: a segurança nas compras online. Na prática, é preciso contar com certificações e recursos que façam com que uma página proteja tudo o que aconteça ali. Isso significa que todas as informações e dados que estão ali vão ser protegidos. Do preenchimento de dados para o cadastro até mesmo os números do cartão de crédito.

Dessa forma, o lojista precisa ter o cuidado com a experiência que vai entregar ao consumidor. Mais do que preços competitivos e produtos de qualidade, o cliente exige proteção e segurança. A boa notícia é que existem muitos mecanismos úteis, que reforçam o comprometimento da loja com o assunto.

Quais são as vantagens de garantir segurança nas compras online?

Na prática, quais são os benefícios de garantir a segurança nas compras online para os seus consumidores?

Aumenta as chances de venda

Segundo um levantamento feito pela Econsultancy, 48% dos consumidores colocam os certificados e os selos de segurança como questões relevantes durante o processo de decisão de compra.

Para completar, dados da Internet Innovation mostram que mais de 60% dos clientes se preocupam com a possibilidade de terem dados expostos ou utilizados em fraudes.

Fortalece a reputação da loja

Para uma loja que deseja vender em marketplace, por exemplo, ter uma reputação positiva no mercado é fundamental. Contar com as melhores práticas de segurança já é um dos primeiros indícios de que aquela página é, de fato, confiável. Pensando em um e-commerce que está começando a trabalhar em um mercado, passar essa confiança é extremamente fundamental.

Cria um diferencial competitivo

Imagine que o cliente entrou em dois e-commerces para escolher um produto. A primeira opção oferece o preço mais barato, mas não tem nenhum tipo de selo ou certificado de segurança. Já a outra página tem um valor um pouco maior e inúmeros comprovantes de ser um ambiente seguro. Quais são as chances de o consumidor escolher a primeira opção? Muito mais baixas, certo?

Contribui com as ações de marketing

Além de todos os benefícios, investir em soluções de segurança para o seu e-commerce contribui para as ações de marketing. Pensando no trabalho de SEO, por exemplo, vai fortalecer a reputação para que o Google faça uma avaliação mais justa, e as páginas da loja tenham um rankeamento melhor.

Quais são as soluções para e-commerce que você pode usar?

Existem muitas opções de recursos de segurança que podem ser utilizados pelo seu e-commerce. Confira quais são as principais opções!

Certificado SSL

O selo de segurança mais tradicional e confiável é o SSL. O objetivo é garantir que todas as informações trocadas entre servidor e navegador passem por um ambiente completamente seguro.

A questão visual também é muito importante, já que o certificado é exibido ao lado do endereço da página em questão. Ele aparece com o formato de um cadeado e confirma a segurança daquele ambiente.

Ebit

Uma das opções mais utilizadas no mercado é o selo Ebit. As avaliações são feitas de acordo com as experiências dos próprios consumidores, sendo utilizadas como critério para definição da reputação de uma loja. Trata-se de mais uma opção para quem busca aumentar a credibilidade da loja virtual e conquistar a confiança dos clientes em potencial.

SiteLock

Outra opção é o SiteLock, que oferece planos de acordo com os objetivos e o tamanho da loja virtual. Além de fornecer a segurança para os consumidores, a opção é muito útil por realizar uma varredura completa dentro do e-commerce em questão. Dessa forma, é possível encontrar irregularidades, erros e falhas para fazer as correções necessárias.

Antifraude

Existem muitas plataformas que podem ajudar o seu negócio a tornar toda a operação segura. Um exemplo disso é o Antifraude da Koin, uma solução integrada que assegura que todas as operações aconteçam de maneira confiável, protegendo o seu e-commerce e também os dados dos seus clientes.

E nem sempre são as soluções específicas para segurança que devem ser avaliadas. Ter um gateway de pagamento confiável e oferecer métodos de pagamento como o Pix também são práticas essenciais para que o consumidor esteja sempre seguro.

Quer saber como garantir maior segurança nas compras online para os seus clientes? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre as nossas soluções!

3 thoughts on “Segurança nas compras online: soluções para proteger seu e-commerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.