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Fraude: o que é e quais são os tipos?

Fraude: o que é e quais são os tipos?

Você é dono de algum tipo de negócio? Você sabia que você está suscetível a sofrer algum tipo de fraude em seu empreendimento, independentemente do segmento ao qual ele pertença? Essa realidade também é válida para aqueles que trabalham com e-commerces. Ninguém está imune! 

No entanto, conhecer o perigo, saber quais são as suas características e quais são os tipos de fraude são as melhores maneiras de prevenir essa ocorrência no seu negócio.

Pensando nisso, nós preparamos um artigo exclusivo para trazer informações preciosas sobre as fraudes. Ao longo da leitura, você descobrirá o que elas são, quais são os tipos mais comuns no e-commerce e como preveni-las. E então, vamos lá?

O que é fraude?

Para compreendermos o que é uma fraude, podemos recorrer ao dicionário. Nele, as suas definições são: ato de má-fé, ação que tem como objetivo fraudar alguém, engano, mentira, falsificação e muito mais. 

Com essas palavras, já podemos perceber algo: a fraude engloba alguns tipos de ação que têm como objetivo lesar alguém. Além disso, o fraudador (ou seja, quem pratica o ato fraudulento) obtém vantagens sobre a pessoa fraudada. 

Isso é um crime, que exige ação imediata das autoridades competentes. E, ainda que pessoas físicas possam ser vítimas de fraude, as empresas e comércios são os mais afetados por essa questão no dia a dia.

Quais são as suas características?

A seguir, confira algumas das principais características das fraudes e dos fraudadores. Lembrando que esse tipo de informação é fundamental para que você e a sua empresa possam se prevenir adequadamente. 

Os pontos de atenção são:

  • uso da tecnologia, normalmente oriunda de computadores;
  • podem ou não ser praticadas por pessoas com alto nível de escolaridade;
  • fraudadores estão sempre de olho nas principais tendências;
  • atingem vários setores, em especial o de comércios (principalmente o de eletrônicos);
  • as pessoas que cometem fraudes, muitas vezes, conhecem bem o seu negócio;
  • costumam acontecer mais no período noturno;
  • podem acontecer por vários meios e, por isso, é fundamental estar sempre alerta.

Conhecer as formas de fraude em potencial é muito importante para que a empresa possa preveni-las efetivamente. É preciso estar sempre um passo à frente dos fraudadores para antever os seus movimentos!

Quais são os principais tipos de fraude?

Agora que já sabemos as características desse problema, veremos os principais tipos de fraude do e-commerce. Confira!

Fraude do estorno

Quando um estorno é feito, o comerciante não recebe o valor da compra. Agora, imagine a devolução de um valor após a entrega ter sido feita? Esse é o cerne da fraude do estorno, também conhecida como “fraude amiga”. Aqui, o fraudador afirma que o produto não foi entregue quando já o tem em mãos.

Fraude clássica

Esse tipo de fraude envolve o uso de dados roubados dos clientes, a aplicação de proxies ou máscaras de IP e outros mecanismos que ocultam a identidade do fraudador. Também é muito difícil rastrear os bens adquiridos pelo fraudador, já que a entrega é normalmente feita por terceiros.

Fraude da interceptação

Aqui, o fraudador descobre os dados de um cliente, faz a compra em seu nome e ainda recebe o produto, seja no próprio endereço ou a partir da interceptação ao longo da entrega. O comerciante, é claro, sai lesado nesse processo após a identificação da fraude.

Fraude do teste de cartões

Ao roubar dados, o fraudador não consegue apenas um de cada vez. São vários! Assim, ele precisará testar os cartões para verificar quais estão ativos. Isso é feito manualmente, a partir da compra de, normalmente, itens baratinhos. Ao ver que a compra não foi aprovada, ele passa para o próximo número.

Fraude do roubo de identidade

Novamente, o grande problema aqui é o roubo de dados. Com o vazamento de grandes informações sobre os clientes, é fácil se passar por eles, assumindo a identidade de terceiros. Esse golpe é ainda mais facilitado no ambiente online, quando não há a confirmação facial. 

Fraude da aquisição de conta

Nesse caso, o fraudador consegue acessar a conta dos clientes e faz compras utilizando os cartões cadastrados no site. Uma das características desse golpe é a troca de endereço de entrega poucos minutos antes da compra ser efetuada. 

Como identificar as fraudes nas lojas online?

A identificação das fraudes acontece a partir do momento em que você utiliza bons sistemas antifraude e, claro, conhece bem o próprio estabelecimento, a ponto de ter “a pulga atrás da orelha” quando algo fora da curva acontecer.

Como vimos, as fraudes normalmente têm um comportamento bem peculiar. Compras muito próximas ou em pequeno valor, por exemplo, podem indicar que alguém está testando cartões; aquisições fora do perfil do comprador, podem indicar fraudes na identidade, entre outros.

A seguir, veremos algumas maneiras de manter as fraudes fora da sua rotina como empreendedor. Vamos continuar a leitura!

Como evitar as fraudes do e-commerce?

Há várias maneiras de evitar as fraudes no dia a dia do seu comércio. Algumas delas são:

  • investir em uma documentação diferenciada, para evitar as fraudes não-tecnológicas;
  • conhecer bem o seu público-alvo e o seu perfil de consumo;
  • manter dados seguros e atualizados;
  • acompanhar as métricas do seu negócio;
  • investir em uma boa logística, com entrega própria e facilitada para o cliente;
  • investir em uma boa estrutura para a sua loja, indo desde o layout até a funcionalidade do portal;
  • suspeitar de pedidos atípicos, seja em valor ou em quantidade;
  • esteja por dentro das novidades, tecnologias e tendências antifraude;
  • manter um pós-venda efetivo, algo que também ajuda muito na captação da clientela.

No entanto, isso não é tudo. Vamos concordar: é muito difícil dar conta de tantos pontos sozinho. Por isso, é fundamental que você tenha uma equipe especializada apenas para garantir a segurança dos seus dados e prevenir a ocorrência das fraudes.

A prevenção à fraude é um recurso indispensável para qualquer empresa que tenha a segurança, a construção de uma boa reputação e o lucro como objetivos e pilares. Por meio de ações de inteligência preditiva, os profissionais evitarão a ocorrência desse problema no seu negócio.

Como podemos perceber, há muitos tipos de fraude, cada uma delas com as suas particularidades. Nesse caso, contar com o acompanhamento de profissionais é algo indispensável para que elas possam ser prevenidas de uma vez por todas no seu negócio, evitando perdas e trazendo mais lucratividade.

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