Prevenção à fraude: por que isso importa para o seu negócio - Home
Para a sua empresa
Prevenção à fraude: por que isso importa para o seu negócio

Prevenção à fraude: por que isso importa para o seu negócio

Em um mundo cada vez mais conectado, adotar medidas de prevenção à fraude é essencial para evitar o roubo de dados e a ocorrência de crimes virtuais. Porém, nem todas as empresas dão a devida importância para essa questão. Com isso, as mesmas se tornam vulneráveis a ataques de hackers maliciosos, o que pode prejudicar a sua reputação no mercado e impactar os seus resultados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, 41% das empresas brasileiras já sofreram algum ataque cibernético e, após essas investidas, cerca de 90% passaram a fazer investimentos em sistemas de segurança. Com isso, a busca por soluções antifraude tem aumentado bastante, principalmente a partir do crescimento do e-commerce e da maior popularização do home office.

Por esse motivo, preparamos este post para ajudar você a garantir o maior nível de segurança na sua empresa. Nele, explicamos o que é a prevenção à fraude, qual é a sua importância e apresentamos quais são as melhores práticas antifraude que você deve adotar no seu negócio. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então é só continuar a leitura!

O que é prevenção à fraude?

A prevenção à fraude se refere à adoção de medidas operacionais e administrativas nas empresas. Ela tem o objetivo de evitar qualquer prejuízo que possa ocorrer no negócio decorrente de atividades fraudulentas.

Com o avanço tecnológico, os fraudadores têm utilizado ações cada vez mais refinadas para invadir os sistemas de segurança das empresas de forma anônima. Por isso, é essencial que o trabalho de prevenção à fraude seja realizado de maneira contínua e rigorosa. Afinal, não é interessante ter uma solução de segurança obsoleta na sua empresa.

Qual é a importância da prevenção à fraude no seu negócio?

Uma empresa que se preocupa em adotar ações para prevenir fraudes se mantém fora do alcance de hackers maliciosos. Com isso, evita prejuízos financeiros e a perda de credibilidade da sua imagem no mercado. Afinal, muitos clientes e possíveis parceiros evitam fazer negócios com empresas vulneráveis.

Por isso, se você quer que a sua empresa se destaque dos concorrentes, é essencial investir em soluções antifraude para evitar o vazamento de dados dos clientes e outras informações sigilosas do negócio. 

Quais são as melhores práticas antifraude?

Existem várias práticas antifraude que você pode adotar no seu negócio. O importante é que você avalie as particularidades da sua empresa para escolher aquelas mais adequadas. 

Adotar um sistema antifraude atualizado

Se você quer proteger a sua empresa contra a ocorrência de ataques cibernéticos, não basta investir em um sistema antifraude. É preciso ter a versão mais atualizada dos softwares para garantir a prevenção contra investidas de todos os tipos, desde as mais comuns até as mais sofisticadas. Além disso, é importante manter as atualizações em dia. Apenas dessa forma é possível garantir o maior nível de segurança nas empresas.

Fazer parcerias sólidas

Ter parcerias sólidas é fundamental para garantir o maior nível de segurança nos negócios. Isso porque as empresas com experiência e credibilidade no mercado estão atentas às novas tentativas de fraude e sempre realizam atualizações para oferecer serviços mais seguros aos seus clientes.

Realizar auditorias e avaliações contínuas

A realização de auditorias e avaliações contínuas é muito importante para proteger a sua empresa contra fraudes. Por meio desses processos é possível identificar pontos de vulnerabilidades e adotar ações para evitar ataques de hackers maliciosos. Por isso, é fundamental definir uma rotina de realização de auditorias e determinar metodologias de avaliação que devem ser adotadas com frequência. Assim, a sua empresa se torna menos suscetível a invasões.

Contratar e capacitar uma boa equipe

Contratar bons profissionais é importante não apenas para garantir melhores resultados nas empresas, mas também para evitar o risco de fraudes. Por isso, é preciso ter cautela na contratação de novos colaboradores, principalmente daqueles que terão acesso a dados sigilosos.

Além disso, é importante investir na capacitação do time. Dessa forma, os colaboradores têm conhecimento sobre as melhores práticas que devem ser adotadas durante a sua rotina de trabalho para garantir maior proteção aos dados da companhia.

Implementar uma governança corporativa

A governança corporativa é uma grande aliada para fornecer maior transparência e segurança às atividades empresariais. Ela é responsável pela avaliação da legalidade das operações e por garantir a sua conformidade conforme a legislação. Por isso, é essencial implementá-la no seu negócio para evitar fraudes e outros problemas que podem ocasionar prejuízos financeiros e operacionais. 

Definir punições

A definição de punições é importante para coibir a prática de atividades fraudulentas nas empresas. Elas podem ser adotadas tanto contra atitudes ilícitas dos colaboradores quanto de estranhos. Além disso, podem variar desde a demissão por justa causa até a condenação judicial, dependendo da gravidade da situação.

Investir em tecnologias adequadas

Atualmente, existem várias tecnologias antifraude disponíveis no mercado. Porém, nem todas são adequadas para qualquer tipo de negócio. Por isso, é importante conhecer as particularidades da sua empresa para saber quais são as soluções de prevenção à fraude que devem ser adotadas.

Como o Sistema Antifraude da Koin pode ajudar?

Se você quer proteger a sua empresa contra fraudes, o sistema Antifraude da Koin é uma excelente opção para ter no seu negócio. Ao fazer esse investimento, você tem acesso a uma ferramenta flexível, que contribui para a redução de perdas e para o aumento da conversão de clientes. Além disso, garante maior proteção para a sua companhia contra o ataque de hackers maliciosos.

Como você pode perceber, para garantir a prevenção à fraude na sua empresa e evitar o roubo de dados e a ocorrência de crimes virtuais é essencial investir em ferramentas que forneçam maior nível de segurança aos dados corporativos. Para isso, é importante fazer parcerias com empresas que tenham experiência e credibilidade no mercado.

6 thoughts on “Prevenção à fraude: por que isso importa para o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.