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Como evitar fraudes em e-commerces?

Como evitar fraudes em e-commerces?

Toda atividade comercial tem riscos. Contudo, algumas atividades estão sujeitas a problemas relacionados às suas transações financeiras. Um dos exemplos mais comuns são fraudes que geram inúmeros prejuízos tanto para empreendedores como para os clientes são dentro do ambiente online, mas como evitar fraudes em e-commerces?

Por isso, decidimos elaborar este conteúdo para descrever como esse tipo de fraude funciona na prática e como é possível evitar que a empresa sofra prejuízos. Continue lendo para saber todos os detalhes!

Quais práticas aumentam o risco de fraudes em e-commerce?

Conhecer algumas práticas é fundamental para evitar fraudes em e-commerces e diminuir o número de prejuízos.

Não verificar as informações do usuário cadastrado

Quanto mais você sabe sobre quem são os seus compradores, maiores serão as suas chances de prevenir fraudes. Geralmente, a maioria dos interessados em consumir os produtos da loja online devem fazer um cadastro com usuário e senha, essa medida é uma primeira barreira de segurança que ajuda a garantir a segurança das informações.

Além disso, os varejistas podem incluir também mecanismos de geolocalização, que registram a localização do dispositivo no qual a compra foi feita. Também é necessário cadastrar o endereço residencial, o que pode ser sinalizado caso a compra seja enviada para outro local.

Outra iniciativa que também está se tornando mais comum nas transações online é a criação de travas que podem ser acessadas somente pelo usuário. Perguntas de segurança e envio de códigos de acesso são exemplos de práticas que podem alcançar bons resultados.

Não estudar o comportamento de compra

Em caso de uso indevido da conta de um usuário, é comum que as compras feitas não sejam compatíveis com os pedidos anteriores. Esse é um dos sinais mais claros de que há potencial para fraude em transações que divergem muito do habitual.

O comportamento de navegação também representa um indício de que há algo errado. Um produto que é colocado no carrinho e a compra é finalizada logo em seguida pode indicar um problema.

É comum que os compradores dediquem tempo para pesquisar produtos, analisar as condições de compra e pesquisar preços. Um pedido que é fechado e pago imediatamente pode começar a levantar suspeitas. Portanto, adote sistemas que permitam identificar esse tipo de desvio.

Descuidar de várias tentativas de compras no cartão

Devido a sua comodidade, segurança e agilidade de processamento, os cartões são as opções mais utilizadas no comércio eletrônico. Contudo, muitas táticas irregulares usam esse recurso para cometer fraudes. Uma das situações mais observadas é um uso de cartões fazendo vários testes.

Nesse caso, são feitas várias compras no cartão até que alguma delas seja autorizada. Essa modalidade de fraude é feita por meio de “testadores de cartão”. Se a sua loja virtual não conta com protocolos de segurança rígidos, os seus clientes estão expostos a esse risco, portanto crie procedimentos para lidar com essa prática suspeita.

Não impedir compras indevidas

Esse é um dos exemplos mais comuns e que tem duas vertentes na qual a fraude pode ser concretizada. Em primeiro lugar, há casos em que o cartão é usado por uma pessoa próxima, familiar ou amigo, para fazer compras. Ao identificar o uso indevido, o dono do cartão contesta a compra e tem o seu dinheiro ressarcido.

O segundo caso tem se tornado cada vez mais comum, embora seja mais complexo. A forma como esse crime acontece é por meio do uso indevido de dados pessoais. O vazamento de dados pelas empresas responsáveis ou o roubo de dados dá ao fraudador todas as ferramentas para cometer crimes.

Todos os dados são verídicos, portanto o banco ou operadora do cartão permite a cobrança se houver saldo ou se limite for suficiente. O lojista ao receber o pedido e a confirmação de pagamento envia o produto ao fraudador.

Posteriormente, o titular do cartão pode contestar a compra não reconhecida e tem a sua solicitação atendida. Nesse caso, a loja é duplamente prejudicada pela perda da mercadoria e pela devolução do valor pago.

Como evitar fraudes em e-commerces?

Agora que já tratamos das melhores práticas e dicas para evitar prejuízos com fraudes, existem iniciativas que podem ser adotadas para tornar a navegação e a experiência de compra do cliente mais seguras.

Confira o volume de transações

Uma compra é algo que não chama atenção. Por outro lado, várias compras em um curto período de tempo começam a levantar suspeitas. Portanto, estabeleça procedimentos para que o cliente seja notificado ou bloqueie o acesso temporariamente até que seja possível confirmar que as compras são legítimas.

Infelizmente, a evolução da tecnologia pode ser usada para práticas criminosas. Existem bots criados com o intuito de fazer várias compras por minuto usando os dados obtidos de forma criminosa. Por isso, a necessidade de obter um sistema antifraude para o e-commerce é ainda maior.

Use protocolos de segurança

Investir em segurança é uma das práticas mais importantes para tornar as transações de venda imunes contra a ação de criminosos. Existem diversos mecanismos que podem ser adotados com o Certificado SSL (Secure Sockets Layer). Essa é uma ferramenta que identifica a autenticidade do site, fornece um acesso criptografado e mantém todas as informações compartilhadas confidenciais.

Possíveis fraudadores também podem ser afastados quando a loja online conta como um bom sistema antifraude. O objetivo dessa ferramenta é identificar desvios nas compras e no comportamento do comprador. Assim, a loja online tem a oportunidade de evitar tentativas de fraude.

Conte com parceiros de confiança

A fase de pagamento é um dos processos mais importantes para garantir a segurança das informações e conquistar a satisfação dos clientes. Por esse motivo, é fundamental contar com parceiros que servem como intermediários no processamento de transações financeiras.

Contar com um sistema antifraude nos dias de hoje é essencial para qualquer e-commerce. E com o Antifraude da Koin, você maximiza sua conversão e protege o seu negócio.

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