IOF do cartão de crédito: o que é, como funciona e mais! - Home
Educação financeira
IOF do cartão de crédito: o que é, como funciona e mais!

IOF do cartão de crédito: o que é, como funciona e mais!

Já se deparou com uma cobrança de juros na sua fatura e não soube muito bem do que se tratava? Esse valor, provavelmente, foi referente ao IOF do cartão de crédito, um tipo de imposto cobrado em determinadas situações.

Conhecer as diferentes taxas e juros que podem fazer parte das suas compras e transações financeiras faz toda a diferença para realizar um bom planejamento dos gastos. Dessa maneira, você evita surpresas nas finanças e pode organizar melhor o seu orçamento.

Neste artigo, saiba o que é o IOF do cartão de crédito e como evitar a cobrança desse valor!

O que é IOF?

O Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) é um valor que incide sobre algumas transações financeiras. Trata-se de um tributo federal que é definido em todo o território brasileiro segundo o tipo de transação realizada.

Por conta disso, muitas pessoas, principalmente na área das finanças, também usam o IOF como um termômetro da economia nacional. Afinal, quanto mais o seu uso ocorre no mercado, maior é a fonte de arrecadação do Governo, representando um aumento nas operações financeiras.

Como é feito o cálculo de IOF? 

O cálculo do IOF é bastante simples. Basta multiplicar a taxa do imposto sobre o valor da operação financeira. Assim, você pode saber o quanto vai pagar desse tributo em sua transação.

Como visto, o valor pago varia de acordo com a operação realizada. Sendo assim, é necessário consultar o IOF por transação, por exemplo:

  • compras no exterior — taxa de 6,38%;
  • empréstimo, financiamento, cheque especial e rotativo do cartão de crédito  — 0,38% somado a 0,0082% ao dia, com limite de 3%;
  • seguro de vida — taxa de 0,38%;
  • seguro de bens — taxa de 7,38%;
  • compra de moeda estrangeira — taxa de 1,1%.

Quando o IOF é cobrado no cartão de crédito? 

O IOF não é uma tarifa nem uma taxa, mas pode estar associado ao seu cartão de crédito em algumas situações. Além disso, está presente em cobranças de empréstimos, financiamentos e demais serviços financeiros.

No caso do cartão de crédito, o IOF é uma taxa adicional nas seguintes situações:

  • atraso no pagamento da fatura;
  • compras internacionais;
  • pagamento mínimo da fatura;
  • financiamento da fatura;
  • saques com o cartão de crédito;
  • empréstimos pelo cartão de crédito;
  • compras que ultrapassam o limite do cartão.

Como evitar a cobrança de IOF no cartão de crédito? 

Se você quer evitar a cobrança de taxas que possam aumentar o valor da sua fatura do cartão de crédito, saiba que existem alguns hábitos para adotar nas finanças. No geral, contar com uma boa organização financeira vai livrar você de diversas despesas não planejadas.

A seguir, confira excelentes dicas para evitar situações que envolvem o pagamento do IOF no seu cartão de crédito! 

Mantenha o pagamento em dia

O primeiro passo é evitar o pagamento atrasado da fatura. Afinal, dentre os impostos, os juros e as multas de atraso, está o IOF. Além disso, quando a conta não é paga em dia, você precisa enfrentar uma série de outras complicações nas finanças, como a queda no Score e o comprometimento do seu nome no mercado.

Sendo assim, mantenha um bom controle do uso do limite do cartão de crédito. Com isso, o valor da fatura continua conforme o orçamento disponível para pagar essa conta a cada mês. 

Evite pagar o valor mínimo da fatura

Quando a conta do cartão de crédito vem acima do esperado ou você não tem dinheiro suficiente para pagar, uma das soluções encontradas é optar por fazer o pagamento do valor mínimo ou abaixo do total da fatura. Essa, de fato, é uma boa alternativa para evitar ter o nome negativado, mas não é a melhor escolha se você quer evitar o IOF.

Por esse motivo, se a fatura vier muito alta, confira se existem outras alternativas que possam ajudar a pagar o valor integral, sem a necessidade de ter adicionais de juros tão altos como as taxas do IOF.

Compre moeda estrangeira em viagens para o exterior

Uma das situações nas quais o valor das suas compras no cartão de crédito está associado ao IOF é ao usar esse meio de pagamento no exterior. Apesar de ser uma opção segura e prática, quando o assunto é economia, essa não é a alternativa que mais se destaca.

Por esse motivo, para economizar nas suas viagens internacionais, prefira usar outras formas de pagamento. Comprar moeda estrangeira e usar o dinheiro em espécie é uma opção. Além disso, contar com o boleto para viajar pode ser um grande alívio para as suas finanças.

Não faça saques com o cartão de crédito

Diversas instituições bancárias oferecem alguns diferenciais nos serviços para os clientes. Dentre as principais, estão os saques com o cartão de crédito. Nesse caso, o valor retirado é cobrado na fatura com o adicional baseado no IOF.

Por essa razão, deixe essa opção somente para emergências, quando não há nenhuma outra alternativa. Dessa maneira, é possível economizar mais no dia a dia e evitar que parte do seu dinheiro seja direcionado apenas para o pagamento de tarifas e impostos adicionais.

Use outros meios de pagamento

Vale a pena destacar também que o cartão de crédito não é a única forma de pagamento disponível para as suas compras. Aproveitar as alternativas, certamente, vai oferecer mais economia e tranquilidade no dia a dia.

O Boleto Parcelado, por exemplo, oferece as mesmas vantagens de parcelamento do cartão de crédito, porém, não tem as taxas de juros tão altas. Dessa maneira, você pode continuar fazendo as suas compras em segurança, versatilidade e flexibilidade.

Agora que você sabe mais sobre o IOF do cartão de crédito e como funciona a sua cobrança, tem de tudo para evitar despesas desnecessárias. Contar com um bom planejamento financeiro e outros meios de pagamento vai oferecer a economia que você precisa para caprichar na gestão das finanças.

Gostou deste post? Então, continue por aqui e saiba mais sobre organização financeira. Confira também como fazer um cartão de crédito e realizar um bom controle dos gastos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.