Métricas de e-commerce fundamentais para o sucesso
Mais do que oferecer produtos de qualidade e uma experiência positiva ao longo de toda a jornada de compra, as lojas virtuais precisam ficar atentas aos dados sobre o seu desempenho. Líderes não podem simplesmente esperar que as vendas positivas em um mês se repitam no mês seguinte. É necessário planejamento e organização para ter crescimento constante, e isso reforça a importância dos indicadores e métricas de e-commerce.
Então, é preciso entender o que está acontecendo, identificar os melhores caminhos para otimizar resultados e analisar o que pode ser alterado. A boa notícia é que a quantidade de informações disponíveis tem se tornado cada vez maior, o que torna essa mensuração mais fácil.
Mas você sabe quais métricas de e-commerce precisam ser acompanhadas de perto e a importância de cada uma delas? Continue a leitura para tirar todas as dúvidas sobre o assunto e garantir que a sua loja esteja sempre preparada para vender mais!
Qual é a importância de acompanhar as métricas do e-commerce?
As métricas é que vão orientar a gestão de um e-commerce. Afinal, como descobrir se o motivo de as vendas não terem sido tão boas em um determinado mês foi, por exemplo, uma consequência dos preços praticados ou do fato de os usuários não terem sido atraídos para as suas páginas? Basta analisar o tráfego do seu site e o gasto médio dos clientes dentro do seu e-commerce, por exemplo.
Todas essas informações são passíveis de análise e podem ser utilizadas para sempre aprimorar a experiência de venda oferecida pela sua loja. Não se trata de achismos ou cópias do que os concorrentes estão fazendo, mas sim uma análise geral sobre a performance do seu e-commerce, com todos os dados que podem tornar as vendas cada vez mais frequentes.
Conhecer os muitos indicadores de e-commerce e as funções de cada um deles é fundamental. Eles vão orientar as suas estratégias, seja para construir campanhas mais eficientes de Marketing, seja para entender se a página de pagamento da sua loja está otimizada e como está a experiência do cliente. No fim, as métricas são aliadas essenciais para qualquer lojista que deseje se destacar no longo prazo.
Quais são os principais indicadores de e-commerce?
Descubra agora quais são os indicadores que você precisa monitorar para potencializar os resultados da sua loja!
Taxa de conversão
Mais do que atrair os visitantes para as suas páginas, é importante fazer com que eles comprem, certo? Para entender se esse trabalho está sendo bem-feito, a métrica a se acompanhar é a taxa de conversão. A partir desse indicador, é possível entender a efetividade do e-commerce como um todo, desde a qualidade das páginas até os valores dos produtos.
Para chegar ao número, a conta é simples: basta dividir o total de visitantes que entraram no seu e-commerce
pela quantidade de vendas feitas. Quanto maior esse número, mais eficiente é o trabalho da sua loja virtual. Quando o número não é tão positivo, isso significa que alguma etapa não está funcionando tão bem.
Taxa de conversão = Número de vendas ÷ Número de visitas no site
Ticket médio
Quer saber quanto, em média, um cliente gasta no seu e-commerce? Então, você precisa olhar para o ticket médio. Na prática, trata-se da média de todas as suas vendas realizadas em um período específico. Para chegar ao valor dessa métrica, é preciso dividir o valor total das vendas pelo número de clientes que fizeram alguma compra na sua loja.
Esse pode ser um indicador importante para entender quanto um cliente está disposto a gastar em uma compra no seu site. Lógico, a situação muda quando se levam em consideração os diferentes produtos, mas essa métrica fornece um panorama para entender se o preço de um novo produto está dentro ou não da realidade do seu público, por exemplo.
Ticket médio = Faturamento ÷ Número de vendas
Taxa de rejeição
Uma das melhores maneiras de avaliar a eficiência das páginas da sua loja é monitorar a taxa de rejeição. A métrica mostra quantos dos visitantes entraram no site e não realizaram nenhum tipo de ação. Na prática, isso revela que eles não se interessaram nem um pouco pelo que você oferece. Isso pode ser um indício de que as campanhas de Marketing não estão tão bem segmentadas.
Ao monitorar a taxa de rejeição, a ideia é ter o máximo de informações sobre o desempenho de cada página. Se o indicador estiver excelente em todo o site, mas aumentar consideravelmente na página de pagamento, por exemplo, é sinal de que a experiência entregue ali não é a ideal. Reconhecer os principais erros e falhas da sua loja é essencial para fazer as correções o mais rapidamente possível.
Taxa de rejeição = Número de sessões únicas do site ÷ Número total de sessões
Taxa de abandono de carrinho
Outro sinal de atenção que pode ser avaliado com as métricas é a taxa de abandono de carrinho. Afinal, quantos clientes entram nas suas páginas e escolhem os produtos, mas desistem na hora de finalizar a compra?
Quando esse indicador aumenta, é um sinal de que a experiência de compra não está positiva, o que pode ser por conta da demora no carregamento da página, dos valores dos produtos ou do frete ou, até mesmo, pelos métodos de pagamento e parcelamento disponíveis.
Taxa de abandono de carrinho = 1 – (Número de vendas ÷ Número de carrinhos criados) X 100 CAC
Uma das metas mais importantes para qualquer e-commerce é atrair mais clientes, não é mesmo? Mas quanto a sua loja precisa desembolsar para converter um desses consumidores? O CAC (ou Custo de Aquisição por Cliente) vai indicar qual foi o investimento necessário para atrair cada um dos clientes que fazem parte da sua base.
Na prática, essa métrica indica se os esforços estão sendo muito grandes e pouco efetivos ou se as estratégias são, de fato, precisas. Some todas as despesas envolvidas na execução dessa estratégia aos investimentos em Marketing e Vendas e divida o resultado pelo número de clientes conquistados no período.
CAC = Custos de aquisição de clientes ÷ Número de novos clientes
ROI
Um dos indicadores mais importantes do e-commerce é o ROI (sigla inglesa para Retorno sobre Investimento). Ou seja, quais foram os ganhos concretos após todos os investimentos realizados? A ideia é entender se as estratégias são ou não sustentáveis a longo prazo, e, para isso, é preciso considerar tudo que foi gasto para conseguir realizar as vendas.
Afinal, de que adianta ter muitas vendas todos os meses, mas não conseguir um lucro suficiente? Isso pode ser um indicativo de que os custos para atrair novos clientes está muito elevado. Uma das razões pode ser a dificuldade em fidelizar os consumidores. A consequência disso é a necessidade de seguir indo ao mercado em busca de mais compradores.
ROI = (Faturamento – Custos) ÷ Custos
Conhecer as métricas de e-commerce é apenas o primeiro passo para um trabalho de sucesso no longo prazo. Ao mesmo tempo, é preciso se aprofundar e saber mais sobre soluções que potencializam o seu negócio. Um exemplo disso são as soluções financeiras da Koin, que podem ajudar a sua loja a vender mais!
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