Empréstimo para pequenos negócios: quais os cuidados ao pedir um?
Negócios
Empréstimo para pequenos negócios: quais os cuidados ao pedir um?

Empréstimo para pequenos negócios: quais os cuidados ao pedir um?

Seja para pagar as dívidas, investir no crescimento, reforçar o capital de giro ou, até mesmo, abrir uma empresa, o empréstimo para pequenos negócios se apresenta como uma ótima opção. No entanto, o que fazer para aproveitá-lo ao máximo? 

Muitas pessoas que estão começando a empreender agora ou que têm empresas de pequeno porte apresentam um certo receio na hora de pedir um empréstimo. No entanto, saiba que com uma boa organização, é possível fazer um ótimo uso do recurso e ainda garantir que o negócio não tenha nenhum prejuízo?

Você também tem dúvidas sobre os cuidados para solicitar crédito? Então, veja como tomar todas as precauções necessárias na hora de pedir um empréstimo para pequenos negócios

Faça um planejamento financeiro 

O primeiro passo para qualquer decisão importante para a sua empresa deve ser o planejamento. É por meio de uma análise precisa das etapas envolvidas no processo que você consegue se prevenir de problemas e garantir as melhores escolhas. 

Como o empréstimo afeta principalmente a área das finanças, o planejamento das contas se torna essencial. Tire um tempo para avaliar se o estado financeiro do negócio permite que novos gastos sejam realizados. Desse modo, a sua empresa garante que o pagamento será feito adequadamente e que o valor será aplicado de maneira eficiente. 

Portanto, não se esqueça de definir o quanto você precisa solicitar de empréstimo para pequenos negócios, qual é a parcela máxima que consegue pagar ao mês sem prejudicar a organização financeira e por quanto tempo pretende fazer o pagamento dessa nova dívida. Assim, é possível se preparar adequadamente para arcar com as despesas futuras. 

Defina objetivos 

Quer outra forma de aproveitar o empréstimo ao máximo? Saiba exatamente o que pretende fazer com esse valor. Ter objetivos bem definidos pode levar a sua empresa aos maiores resultados. No entanto, é preciso ter estratégias também na hora de estabelecer metas. 

O que você tinha em mente quando pensou em fazer o empréstimo? Imagine que o motivo principal seja o investimento na atração dos novos clientes. Que tal criar pequenas metas para, enfim, alcançar esse objetivo? 

Nesse caso, o que pode ser feito é a definição das estratégias a serem tomadas, de quantos consumidores você deseja conquistar e do prazo para começar a ver os resultados. Por exemplo, por meio de investimentos em Marketing Digital, em especial, a promoção das redes sociais, o objetivo principal é conquistar 500 novos clientes em 12 meses. 

A partir dessa grande meta, estabeleça os passos a serem dados para que ela seja cumprida. Uma promoção em data festiva que conquiste, pelo menos, 50 consumidores e as campanhas de fidelização dentro de um determinado período são exemplos de como fazer com que os pequenos objetivos se transformem em um grande resultado. 

Pesquise as opções de crédito 

Agora que você sabe que consegue arcar com as novas dívidas e pensou no que pretende fazer com o empréstimo, chegou a hora de conhecer as principais opções. Tenha em mente que essa é uma fase que envolve muita pesquisa de mercado para avaliar as melhores alternativas de crédito. 

Para ajudar, monte uma planilha com as principais opções, junto dos detalhes de cada empréstimo, como taxas, prazos, limites, entre outros. Aproveite esse documento para visualizar melhor as suas possibilidades e, se necessário, gerar relatórios para apresentar durante as reuniões com as pessoas que estão envolvidas nessa decisão. 

Lembre-se de que é muito importante pesquisar bem entre as opções disponíveis para a sua empresa, a fim de encontrar aquela que apresenta o melhor custo-benefício. Desse modo, é possível desfrutar de melhores resultados com o empréstimo e mais vantagens para o negócio. 

Conte com empresas confiáveis

Listou as suas melhores opções? Então, chegou o momento de voltar a atenção para as empresas que oferecem esses recursos. Afinal, contar com negócios confiáveis é essencial para que todo o processo seja o mais tranquilo possível. 

Sendo assim, pesquise mais sobre as empresas disponíveis e, sempre que necessário, entre em contato para tirar as suas principais dúvidas. Isso permite também que você avalie o atendimento recebido e descubra novas informações sobre os empréstimos, viabilizando uma tomada de decisão mais assertiva. 

Preste bastante atenção ao ler o contrato 

Depois de escolher a opção de crédito que mais combina com o seu planejamento financeiro e os seus objetivos, é chegada a hora de assinar o contrato. No entanto, até mesmo nessa etapa é necessário ter estratégias. 

Por essa razão, leve o tempo que precisar para ler e reler o conteúdo. Caso precise, conte com a ajuda de uma assistência jurídica, para entender os parágrafos e dos compromissos de cada uma das partes. 

Ter essa precaução vai garantir que a sua empresa não assuma uma responsabilidade inviável no momento e que evite acordos imprevistos, ao mesmo tempo em que permite avaliar melhor os riscos do empréstimo. Dessa maneira, você previne surpresas ou possíveis problemas com o que foi contratado. 

Invista no crescimento do negócio 

Independentemente de qual seja a finalidade do empréstimo, reserve, ao menos, uma parcela do valor total, para investir no crescimento do negócio. Essa é uma medida que favorece as chances de retorno dessa quantia contratada, garantindo que as parcelas sejam pagas em dia e que a empresa não tenha nenhum prejuízo. 

Sem contar que há as vantagens do crescimento do negócio, que traz vários outros benefícios, como a melhora do posicionamento no mercado, o aumento das vendas e a conquista de novos clientes. Além do mais, existem investimentos de baixo custo que podem trazer bons resultados para manter o desenvolvimento sustentável da empresa. 

Sendo assim, faça valer o empréstimo para pequenos negócios que você está em busca. Por mais que pareça complicado solicitar crédito no mercado, essa pode ser a decisão que vai permitir a sobrevivência do negócio. Portanto, garanta a união de estratégia e de planejamento para encontrar as opções mais compatíveis com os objetivos da empresa e invista no sucesso das ações. 

Este post ajudou você a tomar boas decisões? Então, continue lendo mais conteúdos relevantes em nosso blog!

1 thought on “Empréstimo para pequenos negócios: quais os cuidados ao pedir um?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.