Meios de pagamento: 8 tendências de 2022 para sua plataforma! - Home
Negócios
Meios de pagamento: 8 tendências de 2022 para sua plataforma!

Meios de pagamento: 8 tendências de 2022 para sua plataforma!

Os meios de pagamento estão cada vez mais digitais e inteligentes. Com o avanço da tecnologia, também crescem os mecanismos de segurança e de flexibilidade para o cliente.

Evitar fraudes é um objetivo comum, mas também não dá para perder vendas com um modelo de pagamento muito limitado. É preciso variar e evitar perder o cliente no principal momento que é a compra.

Sendo assim, fizemos questão de selecionar as 8 melhores tendências para 2022. É para não perder tempo e adicioná-las imediatamente ao seu e-commerce. Confira!

1. Boleto Parcelado

Vamos começar com uma grande novidade. Você já sabia que é possível parcelar compras por meio de boleto? Então, não é novidade para ninguém que muitos clientes convivem com pouco limite no cartão de crédito, ou até mesmo não conseguem ter esse recurso.

Nesse ponto, a opção de Boleto Parcelado é uma alternativa que permite parcelar compras. Então a Koin desenvolveu uma solução perfeita para você não perder esse cliente. Com essa funcionalidade, dá para:

  • Ampliar o seu leque de vendas;
  • Recuperar vendas perdidas por conta de transação negada pela operadora de cartão de crédito; e
  • Melhorar a experiência do cliente.

2. Pix

Esse é um dos meios de pagamento mais recentes do mercado, mas que não é uma novidade para ninguém. Se você ainda não tem essa alternativa para o seu negócio, é fundamental que você implemente imediatamente, se não estará perdendo diversas vendas.

Com o Pix, é possível fazer uma transferência instantânea do Banco Central. Ou seja, você receberá o dinheiro praticamente em tempo real em qualquer dia, hora e local. Há vários benefícios nesse modelo como:

  • Liquidação da transação imediata;
  • Redução de custos;
  • Ampliação de conversão; e
  • Transação segura.

A transação é muito rápida para o cliente. Após selecionar os produtos, é ir para a página de checkout, é só escolher o Pix como meio de pagamento e realizar o pagamento via QR Code ou copiando o código de pagamento.

Concluindo, é provável que o Banco Central amplie em breve as possibilidades do Pix. Esse recurso, que foi o que mais cresceu entre os meios de pagamento, deve contar com as funções, como:

  • Pix Cobrança para pagamento de contas;
  • Pix Débito Automático para pagamentos recorrentes; e
  • Pix Parcelado para compras parceladas.

3. Gateway de Pagamento

Seguindo a linha de transformação digital, temos a tecnologia de Gateway de Pagamento. A principal função dela é conectar consumidores, bancos e operadoras de cartão, representando uma solução completa para oferecer meios de pagamento.

É uma funcionalidade crucial para e-commerces, pois centraliza as operações de pagamentos e diferentes adquirentes em um lugar só, funcionando como se fossem maquininhas de cartão de lojas físicas, mas online. Entre os principais recursos, destacamos:

  • Captura de dados;
  • Transmissão; e
  • Armazenamento de informações de clientes.

Também é interessante que você entenda o gateway não apenas como uma ferramenta de controle de pagamentos, mas como uma estratégia para otimizar e ampliar a conversão de vendas.

Para você ter uma ideia da importância desse meio de pagamento para e-commerces, saiba que ele integra a página de checkout, mantendo o cliente no portal, faz a comunicação com adquirentes, verifica a transação com o sistema antifraudes e envia a mensagem final para o usuário de conclusão ou falha da transação. Funcionando exatamente como o nome sugere, como um portão de pagamentos.

4. QR Code

A tendência de pagamentos via QR Code é confirmada por um estudo importante. A Consultoria britânica Juniper Research estimou que o número de usuários que utilizam QR Code vai ultrapassar 2 bilhões até 2025.

O método funciona por meio de um código de barras 2D. Essa imagem contém as informações de pagamento e é rastreada por uma funcionalidade de smartphones.

5. Link de Pagamento

Assim como o QR Code, o envio de um link específico para pagamento também é uma excelente alternativa. 

Funciona de forma bem similar ao exemplo anterior, a única diferença é que o link é acessado diretamente sem a necessidade de leitura e essa página conterá todas as informações necessárias para a realização do pagamento. Dá para enviar por qualquer canal online de comunicação como chats, e-mails e aplicativos de mensagens como WhatsApp ou Telegram.

6. Pagamento por Aplicativo

O pagamento por aplicativo também está entre as principais novidades. É mais uma alternativa digital que reforça a mudança de comportamento do consumidor, principalmente após a pandemia.

Nessa lista, encontramos apps como WhatsApp Pay, Google Pay e alguns que integram tanto os serviços como os meios de pagamento como o iFood. Interessante que essa funcionalidade também pode ser chamada de “pagamento invisível”, pois acontece de forma prática e rápida, quase imperceptível ao usuário.

7. Carteira Digital

A Carteira Digital é outra inovação em alta. Também chamada de e-wallet, digital wallet ou carteira virtual, refere-se a um App ou serviço que abrange informações financeiras do cliente como saldos em cartões ou em dinheiro para realização de transações.

É possível que as compras sejam pagas por meio de smartphones e smartwatches, por exemplo. O serviço tem a função de conectar lojistas e compradores no momento da transação e concluir o processo de compra. Segundo o The Global Payments Report, importante instrumento de pesquisa da Worldpay, esse meio de pagamento ultrapassará 50% do volume de compras em e-commerce até 2024.

8. Criptomoedas

As criptomoedas também não são novidade. O Bitcoin é o mais famoso entre as criptomoedas, que representam uma espécie de dinheiro totalmente virtual e não são emitidas por entidades governamentais. A principal chave dessa tendência é que não há necessidade de serviços de terceiros para validar transações.

Neste post, você conheceu as 8 principais tendências de meios de pagamento para as empresas em 2022. E é bom não parar o conhecimento por aí, viu? Além de meios de pagamento, tem um mundo de informações sobre e-commerce no Blog da Koin. Acesse!

3 thoughts on “Meios de pagamento: 8 tendências de 2022 para sua plataforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.