O e-commerce em 2021 e tendências para 2022 - Home
Ecommerce
O e-commerce em 2021 e tendências para 2022

O e-commerce em 2021 e tendências para 2022

Ainda estamos vivendo um momento de virada, não é mesmo? 2022 está terminando seu primeiro trimestre e estamos passando pelos reflexos dos resultados de 2021. Olhar para trás é importante para compreendermos como foi o cenário de e-commerce em 2021 e podermos antecipar tendências e pontos importantes para estarmos atentos em 2022.

Pensando em você que deve estar ansioso para entender se foi um ano positivo ou não para o e-commerce e direcionar as velas para um caminho de sucesso em 2022, preparamos um conteúdo imperdível para tirar suas dúvidas sobre este assunto.  Continue lendo e saiba mais!

O e-commerce em 2021 e os seus resultados

2021 foi considerado o segundo ano da pandemia. Se fomos pegos de surpresa em 2020, o ano seguinte representou a possibilidade de ter um maior planejamento de crise e, assim, permitir minimizar riscos e escalonar crescimento. 

Para o e-commerce, o ano de 2021 trouxe impactos positivos de modo geral, mesmo apesar de todos os problemas decorrentes do ano anterior, além de outras adversidades.

Isso aconteceu, de certa forma, porque os negócios ficaram “mais acostumados” com o cenário de pandemia. E isso trouxe, consequentemente, maior estabilidade para o setor, até mesmo porque foi ele o responsável por manter as vendas de diversas lojas, que migraram para o ambiente online neste período.

Segundo dados do NeoTrust, tivemos um aumento de 15,4 milhões de usuários no e-commerce em 2021. E isso mesmo em um cenário no qual a cobertura vacinal avançou bastante e as lojas físicas passaram a funcionar com menos restrições. Isso mostra o quanto o uso do comércio eletrônico está ganhando maior adesão no dia a dia dos brasileiros.

Outros dados que chamam atenção em relação ao e-commerce brasileiro em 2021 são:

  • Aumento na idade estimada para usuários que fizeram compras em Black Friday (faixa etária acima de 51 anos);
  • A Black Friday 2021 teve crescimento significativo em relação às compras do ano anterior (76%) e de 2019 (167%);

O que esperar para o e-commerce em 2022?

Diante de dados tão robustos e positivos do ano anterior, o que precisamos para o e-commerce em 2022? Afinal, com perspectivas promissoras, é fundamental continuarmos seguindo o caminho certo tanto para gerar uma experiência para o cliente positiva quanto o aumento de rentabilidade esperado. Por isso, veremos os principais pontos sobre o que podemos esperar para esse mercado neste ano.

Alto investimento em segurança

Com o aumento nas vendas de e-commerce, houve também o aumento de ações fraudulentas por cibercriminosos, que também se aproveitaram desse crescimento exponencial das vendas online. 

A incidência de cibercrimes e fraudes, assim como as vendas online, tende a aumentar exponencialmente e é fundamental que os gestores estejam atentos para trazer as medidas de proteção para os seus negócios.

Agilidade em entrega

Você sabia que uma das principais razões pelas quais as gigantes do e-commerce tornaram-se o que são hoje, se deve principalmente a uma logística eficiente que permitiu agilidade na entrega? 

Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais exigente, por isso, uma das grandes tendências atuais é justamente promover agilidade na entrega investindo principalmente, quando possível, em estratégias de same day delivery (ou entrega no mesmo dia, em tradução livre).

Adoção de estratégias Omnichannel

Com cada vez mais canais de contato entre clientes e e-commerce, faz-se necessário que esses canais sejam integrados e comuniquem-se entre si. Por isso, se o seu negócio ainda não adota estratégias de Omnichannel, é hora de começar a rever isso.

As estratégias omnichannel permitem a interligação dos diversos canais, de forma que os colaboradores do seu e-commerce tenham acesso aos dados em tempo real sobre as comunicações de um cliente nas mais diferentes plataformas. Então se, por exemplo, uma pessoa entra em contato pelo SAC no Whatsapp e depois entra em outro espaço (como e-mail), o responsável deve conseguir ter acesso às informações que estavam presentes no outro canal e, até mesmo, agir de forma proativa quando surgem problemas.

Métodos de pagamento alternativos

Com o surgimento de pagamentos alternativos, como Pix, Boleto Parcelado e carteiras digitais, por exemplo, há uma maior demanda por parte dos clientes em contar com negócios em que é possível utilizar a forma de pagamento que for mais conveniente. Por isso, os e-commerces precisam cada vez mais ampliar as possibilidades de pagamento dentro da sua loja.

As soluções financeiras para seu negócio precisam ser inteligentes, atuarem de forma integrada com outras soluções e estar atualizada com o que há de melhor no mercado no segmento atualmente. Por isso, se você é um gestor de e-commerce e ainda não adotou uma solução desta natureza, é importante mudar isso o quanto antes.

Como se preparar para as novas tendências no e-commerce?

Diante de tantos benefícios, torna-se fundamental que você esteja atento sobre como potencializar os resultados dessas novas tendências. Mas como ter melhores benefícios? 

Vamos mostrar a seguir algumas dicas para aproveitar o boom do e-commerce.

  • Invista em medidas de cibersegurança efetivas, como uma solução antifraude;
  • Otimize seu setor logístico com alta tecnologia;
  • Adote soluções Omnichannel integradas. 

E, além de tudo que falamos, conte com soluções inteligentes de pagamento para trazer essas tendências do e-commerce para o seu dia a dia. Com isso, conte com a Koin. Trazemos possibilidades diferenciadas de atuação para seu negócio, como o oferecimento da possibilidade de Boleto Parcelado, pagamento via Pix, além de potencializar a segurança do seu site, com um Sistema Antifraude top performance de mercado.

Gostou do artigo? Confira o nosso blog para mais conteúdos!

3 thoughts on “O e-commerce em 2021 e tendências para 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.