Vender online: dicas e práticas para o seu e-commerce ser um sucesso!
Dicas
Vender online: dicas e práticas para o seu e-commerce ser um sucesso!

Vender online: dicas e práticas para o seu e-commerce ser um sucesso!

Ao tentar vender online você descobre que é preciso disputar atenção tanto com perfis profissionais quanto pessoais. Afinal, ambos utilizam estratégias que podem desviar os consumidores dos seus produtos e serviços. Já percebeu? Assim, é preciso de muita estratégia para se destacar nas vendas. 

Entre os e-commerces brasileiros que conseguiram esse objetivo, há diversos cases de sucesso. Mas afinal, o que todas essas empresas têm em comum e quais são as estratégias adotadas para vender online? 

Listamos as principais ações que devem ser adotadas para vender online e driblar os desafios. Continue a leitura e fique por dentro!

Entenda o público-alvo

O comportamento do público muda constantemente e isso também impacta nas vendas pela internet. Por exemplo, o smartphone teve o uso intensificado na pandemia da Covid-19. Segundo o CNDL, 87% das pessoas fazem compras virtuais por esses dispositivos, por isso, é preciso levar os dados de comportamento em consideração ao pensar nas estratégias do seu e-commerce.

Um dos motivos que explicam a preferência do público pelo smartphone é a maior economia de tempo e a comodidade na compra. Porém, para que a experiência de uso seja satisfatória, os e-commerces devem criar plataformas responsivas. Isso significa adaptar o layout aos dispositivos móveis. 

Inclusive, um dos critérios para que a sua página web tenha mais visibilidade no Google é ser responsiva. Afinal, como visto, isso favorece a experiência dos usuários. Assim, ao pesquisar preferências e comportamentos do público, é possível entender essa demanda. Além dela, também se pode compreender predileções do público quanto a linguagens, cores, redes sociais etc. 

Invista em User Experience (UX)

Conforme mencionado, garantir uma boa experiência de uso dos usuários é fundamental para um e-commerce vender online. Isso não se restringe a adaptar a plataforma para dispositivos móveis. Também é fundamental garantir uma página com rápido carregamento, intuitivas, imagens de qualidade, cores e letras adequadas etc. 

Isto é, o tempo de carregamento ideal de uma página web é de até 2 segundos. Cada segundo a mais contribui para que o usuário se canse e feche o site. Afinal, o consumidor atual (e o do futuro) tem como características o maior nível de exigência. 

Por razões como essas, e-commerces de destaque investem constantemente em melhorias da performance. Isso proporciona diversos benefícios, entre eles a agilidade ao carregar páginas e o bloqueio automático de ciberameaças

Analise a concorrência

Analisar a estratégia citada também é uma das formas de otimizar as vendas online. Isso porque, ao fazer isso, você entende os pontos fortes e os fracos da concorrência. 

Logo, fica mais fácil descobrir como o seu negócio pode se sobressair para encontrar mais oportunidades de venda. Assim, elabore um apanhado geral do e-commerce dos seus principais concorrentes. 

Estude o que eles vendem, quais canais utilizam, quais preços oferecidos, qual posicionamento digital é adotado, o que priorizam etc. Feito isso, existem diversas estratégias que podem ser seguidas. Mas claro, lembre-se que toda decisão estratégica deve se alinhar ao perfil da sua marca e do público-alvo. 

Pense em estratégias de pós-venda

Muitos e-commerces encerram o contato com o cliente assim que a venda online é concretizada. Porém, esse é um erro que pode dificultar a análise de possíveis problemas no serviço, produto, atendimento ou plataforma. 

E ainda, ao negligenciar o pós-venda, você também tende a deixar de ganhar dinheiro. Isso porque existem menos chances de fidelização do público e conquista de novos clientes. Afinal, no pós-vendas é possível coletar feedbacks a respeito da aquisição e da experiência obtida, por exemplo. 

Além disso, você também pode oferecer ao cliente por último produtos e/ou serviços relacionados a última compra. Afinal, se a primeira experiência de compra foi satisfatória, a tendência é que ele compre novamente. Essa estratégia é adotada por muitos e-commerces de sucesso.

Invista em marketing de conteúdo

Lembra quando falamos que é preciso considerar as mudanças no perfil do público? Isso é possível ao planejar estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo. Isso por os consumidores serem ainda mais criteriosos na decisão de compra. Logo, em vez de ter uma abordagem direta e incisiva nas vendas online, é recomendado investir em marketing de conteúdo. Essa estratégia trabalha temas de interesse do público-alvo que se relacionam aos produtos e serviços oferecidos pelo e-commerce. 

Por exemplo, a sua empresa envolve uma loja de roupas slow fashion? Crie materiais que falem da importância do consumo slow fashion, benefícios dessa aquisição para a sustentabilidade etc. Junto com isso, analise qual formato e canal de comunicação pode ter mais aderência, conforme a preferência do público. 

Assim, você tende a atrair consumidores, contribuir para que eles considerem a compra e depois fechem negócio com o seu e-commerce. Seguir o caminho inverso, ao primeiro falar sobre as vendas, pode não ter resultados positivos para o público atual.

Diversifique e otimize os meios de pagamento

A hora do pagamento pode ser a parte mais delicada para muitos consumidores. Isso é intensificado quando o poder de compra foi afetado por crises econômicas. É necessário pensar em quais meios de pagamento oferecem o melhor custo-benefício para você e o seu público. 

Por exemplo, segundo a Febraban, 7 em cada 10 brasileiros utilizam o PIX. Assim, essa preferência das pessoas sinaliza que as empresas que não aderirem a esse meio de pagamento podem perder faturamento. 

Outro tipo de pagamento que vem ganhando espaço no Brasil é o Boleto Parcelado, isso porque existe uma grande parcela da população que não possui conta bancária ou cartão de crédito, além de possuir pouco limite no cartão de crédito. 

Logo, é preciso considerar incluí-lo nas suas estratégias de venda.

Então, percebeu como é possível vender online e driblar os obstáculos no e-commerce? Como visto, você disputa atenção tanto com os perfis profissionais quanto os pessoais. Diante disso, é importante não poupar esforços para alavancar as vendas. 

Sendo assim, comece com a diversificação e otimização dos meios de pagamento no e-commerce. Nós da Koin podemos ajudá-lo com nossas soluções. Entre em contato conosco e saiba mais!

4 thoughts on “Vender online: dicas e práticas para o seu e-commerce ser um sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.