Como se comportam as fraudes no e-commerce? Tire suas dúvidas!
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Como se comportam as fraudes no e-commerce? Tire suas dúvidas!

Como se comportam as fraudes no e-commerce? Tire suas dúvidas!

O e-commerce já é uma tendência crescente no mundo dos negócios. As pessoas estão continuamente pensando em adquirir seus produtos em casa e de forma segura. No entanto, é indispensável que os gestores das lojas virtuais estejam amparados contra fraudes, para oferecer vendas seguras aos seus clientes. Por isso, é fundamental entender como se comportam as fraudes no e-commerce.

A perspectiva do aumento do fluxo de vendas a cada ano surpreende os empresários. Portanto, é importante que os gestores estejam cada vez mais preparados e suas lojas resguardadas. De acordo com a ABC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) a perspectiva para 2023 é que o crescimento atinja, em média, R$ 185 bilhões

Continue lendo e descubra como os fraudadores costumam aplicar golpes!

Pedidos volumosos

Um sinal bem evidente de que possivelmente é uma ação fraudulenta é quando o comprador solicita um grande volume de mercadoria, pois a intenção dos fraudadores é fazer a revenda desses produtos e transformá-los em dinheiro até mesmo para realizar mais vezes essas ações danosas.

Para evitar esses prejuízos, a empresa pode determinar um limite de compras diárias, semanais ou mensais por cliente. Essa estratégia dificulta as artimanhas dos fraudadores.

Endereços estranhos

Em se tratando de endereços estranhos, os fraudadores usam vários tipos de estratégias tecnológicas que envolvem endereços tanto eletrônicos como de localização. Há casos, por exemplo, em que o número do CEP, o endereço e a cidade inseridos não correspondem.

Outra maneira de as pessoas mal intencionadas aplicarem golpes é ao usar o endereço IP diferente do que o cliente costuma usar. Se o seu cliente usa sempre um endereço IP de uma cidade X, e a loja virtual recebe um pedido de compra com o endereço IP de uma cidade Y, é quase certeza de que não é o cliente cadastrado que está realizando o pedido.

Há casos também, em que o fraudador realiza diversas compras em um mesmo endereço de cobrança, porém, informa o envio dos produtos para outros destinos diferentes.

Fique alerta ao ticket médio do seu negócio

Em se tratando de aplicação de golpes dentro do e-commerce, ter um ticket médio no seu negócio pode ajudar a identificar quando a compra dos produtos é uma ação fraudulenta. Isso porque os “clientes mal intencionados” costumam gastar valores altos em compras.

Ao ter um ticket médio, os sinais de fraude podem ser percebidos facilmente. Exemplo: se um cliente costuma gastar, em média, R$ 100,00 por compra em sua loja virtual, e surge uma compra de R$ 500,00, é importante prestar atenção em todo o processo de compra para detectar se há sinais de fraude. Outro sinal, é quando esse fluxo de compra acontece fora de períodos de promoções, datas festivas e black friday.

Observe se o perfil é anônimo

Um dos motivos que o índice de fraude está crescendo no comércio eletrônico é que eles não correm o risco de serem reconhecidos pelas câmeras das lojas, ou seja, eles usam o anonimato para atuarem da forma que acharem mais conveniente. A presença dos golpistas nas lojas virtuais é feita de forma muito natural, como se fosse um cliente com boas intenções. 

Para aplicar os golpes, os fraudadores só precisam de um computador ou smartphone conectado à internet e de um negócio que esteja suscetível à aplicação de fraudes. Além disso, eles podem atuar a qualquer momento e de qualquer região geográfica.

Esse anonimato pode acontecer ao criar e-mails falsos, costumam alugar caixas postais dos correios, criam nomes falsos para não revelar sua identidade etc. Portanto, desconfie de perfis que não tem foto ou informações destoantes. 

Requeira cópia de RG e foto no perfil

Um dos motivos que faz o golpista entrar nas lojas virtuais é saber que ele não precisa passar muitas informações sobre si mesmo. Os poucos dados que são solicitados no momento de fazer o cadastro na maioria das lojas, faz com que o fraudador possa informar dados que não são os seus. 

Uma forma de evitar que eles penetrem no e-commerce é solicitar cópia ou imagem do RG e tornar obrigatório foto no perfil. Isso ajuda a comprovar a autenticidade do cliente no instante em que ele for pagar com cartão, por exemplo.

Estabeleça cotas para produtos intangíveis

Os produtos intangíveis são fortes atrativos para pessoas que desejam aplicar fraudes no mercado e-commerce. Produtos intangíveis são aqueles de difícil rastreabilidade, como moedas digitais, games, gift card etc. Uma forma de proteger sua empresa é determinar uma cota para a venda desses produtos, mas a proteção mais adequada quando se trata desses produtos é ter um sistema antifraude.

Avalie se é usuário bot

Foi comprovado que o número de ataques ao e-commerce vem crescendo assustadoramente. Segundo informações da empresa CHEQ, especialista em segurança de e-commerce, 470 milhões dos compradores em loja virtual não são humanos e sim bots e falsos usuários. Foi detectado que esses falsos usuários e os bots fazem uso de “scrapers” maléficos.

Os dados apontados pela empresa são provenientes da observação de tráfegos de mais de 50 mil sites do mundo. Ela relata que fizeram milhares de testes e desafios de segurança cibernética para mensurar se eram legítimas as presenças dos usuários dos visitantes dos e-commerces.

A investigação apontou que, no que se refere ao tráfego orgânico e direto que chegaram às plataformas das lojas, 32% vieram de fontes inválidas. Dentro dessas invasões maliciosas estão preenchimento de cookies, fraudes de clicks, cartões de crédito, sequestro da jornada dos usuários e tantas outras trapaças.

E ainda, foi percebido que aproximadamente 70% das compras feitas em e-commerce por esses falsos clientes, iniciam com uma simples consulta de mecanismo de pesquisa.

Enfim, os fraudadores estão cada dia mais competentes no que se refere às compras virtuais, sendo assim, é importante saber como se comportam as fraudes no e-commerce. À vista dessa realidade é imprescindível ter um antifraude poderoso. O antifraude da Koin, é um software totalmente inovador e com funcionalidades capazes de proteger uma loja virtual integralmente. 

Agora que você já sabe como se comportam as fraudes no e-commerce, você deseja proteger sua loja virtual? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Temos o melhor sistema antifraude do mercado, conheça! 

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