Prevenção à fraude X segurança da informação: Quais são as diferenças?
Para muitos gestores, os conceitos de prevenção à fraude e segurança da informação são sinônimos. No entanto, na prática, as coisas não são bem assim. É fundamental que as pessoas responsáveis por negócios, independentemente de quais sejam os seus segmentos, estejam bem informadas sobre esses termos.
Enquanto a Segurança da Informação é uma área voltada à defesa de dados, a Proteção à Fraude tem como objetivo evitar que a empresa seja lesada por fraudadores. Eles são setores distintos, mas que trabalham lado a lado para garantir a estabilidade do seu empreendimento.
Quer saber mais sobre esses conceitos? Sabemos que sim! Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas, aprendendo de uma vez por todas quais são as diferenças entre os termos e como eles se relacionam no dia a dia empresarial.
O que é a Prevenção à Fraude?
Qualquer negócio está suscetível a sofrer ações consideradas fraudulentas. Elas podem ser de diferentes tipos, envolvendo o uso inadequado da identidade de alguém ou até mesmo usando cartões clonados, entre outros.
Por isso, é de suma importância que as empresas invistam em estratégias para evitar as fraudes. A prevenção, portanto, é um conjunto de práticas que, juntas, visa diminuir as chances de que isso aconteça.
Essas práticas envolvem tanto um treinamento específico da equipe, tornando os colaboradores mais capacitados a identificar problemas com as fraudes, quanto o uso da tecnologia a partir de sistemas, softwares e inovações que facilitem esse trabalho.
Quais são as suas principais características?
A prevenção à fraude segue alguns pilares. Conheça cada um deles!
Coleta de dados
O primeiro passo é garantir que as informações estejam disponíveis para que o time de prevenção possa começar a agir. É a partir desses dados que a equipe identificará possíveis vulnerabilidades e elaborará um plano de ação personalizado para aquele caso.
Atenção
Depois da coleta de dados, é hora de manter a atenção. Nessa etapa, a equipe estará sempre a postos para identificar qualquer alteração ou brecha que possa significar uma chance de fraude.
Correção do problema
Por fim, caso algo seja identificado, é hora de pôr as mãos na massa e solucionar o problema. Com uma equipe dedicada exclusivamente a isso, será muito mais difícil sofrer qualquer fraude em seu estabelecimento.
O que é a Segurança da Informação?
Pare para refletir sobre a nomenclatura dessa estratégia: O seu nome já nos dá uma boa dica sobre o seu significado! A Segurança da Informação atua, literalmente, na proteção às informações de uma empresa, ou seja: os seus dados.
Dados, atualmente, são um investimento muito valioso. Conceitos como o Big Data e a IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) movimentam o mercado e são responsáveis até mesmo por aplicações de dinheiro na bolsa. Por isso, proteger essas informações é um caminho natural para as empresas.
Na Segurança da Informação, são utilizados conceitos tecnológicos a fim de barrar a invasão dos sistemas por hackers e, consequentemente, o vazamento de dados que podem, sim, ser utilizados na realização de fraudes contra a própria empresa.
Quais são as características da Segurança da Informação?
A Segurança da Informação é pautada nos seguintes pilares:
Autenticidade
Pilar que garante que o dado estudado realmente vem da fonte analisada. É possível fazer uma analogia com a questão do plágio. Aqui, os dados são originais.
Integridade
Esse pilar se relaciona com o que foi mencionado acima, a autenticidade. Além dos dados serem originais, é fundamental que eles não sejam modificados. O acesso pode até ser liberado, mas alterações em sua estrutura e modificações na integridade, não.
Confidencialidade
Ao liberar o acesso dos seus dados para uma empresa, é fundamental que exija uma cláusula que garanta a confidencialidade dessas informações. Elas pertencem à sua empresa e não podem ser distribuídas sem a sua autorização.
Disponibilidade
Para os profissionais da Segurança da Informação, os dados devem estar sempre disponíveis para checagem. Assim, o fluxo de trabalho é otimizado e nenhum processo é pausado por problemas no setor.
Como esses conceitos se relacionam?
Como vimos, os dois conceitos falam de coisas diferentes. No entanto, a grosso modo, um não existe sem o outro. É fácil traçar essa relação, já que os dados podem ser facilmente utilizados para a realização de fraudes.
Portanto, proteger as informações da empresa é uma estratégia que compõe a prevenção à fraude. Da mesma forma, prevenir ações fraudulentas envolve a segurança dos dados. Podemos dizer que um está incluso no outro, como uma espécie de nicho ou segmento. Os dois conceitos coexistem.
Apesar disso, são tratados em áreas diferentes, que dialogam no dia a dia empresarial. Portanto, é fundamental que você, como gestor, invista em uma equipe qualificada e conte sempre com a ajuda de especialistas que o orientarão sobre a melhor maneira de dividir e posteriormente unificar esses processos.
Qual é a importância de investir em segurança da informação e prevenção à fraude em negócios?
De acordo com dados levantados pela Pesquisa de Fraude e Controle de Pagamentos da AFP (Association for Financial Professionals), em 2020, mais de 80% das empresas foram vítimas de ações fraudulentas no ano anterior ao levantamento. Esses são números bem expressivos que demonstram, logo de cara, a importância do investimento nesse setor.
Alguns dos benefícios de investir em segurança e prevenção, nas empresas, são:
- redução do prejuízo com as fraudes;
- melhoria da credibilidade da empresa no mercado;
- otimização dos processos internos, já que a equipe atua com mais conforto e segurança;
- diminuição de gastos com questões jurídicas;
- fidelização e captação de clientes a partir da melhora da imagem da empresa no mercado;
- atração de investimentos variados, também por conta da estabilidade da marca.
Para investir nesse setor, o gestor precisa contar com a ajuda de uma empresa especializada, com tradição e experiência no setor. Assim, os sistemas e as estratégias implementadas serão muito mais eficientes e trarão mais estabilidade ao negócio.
Como podemos ver, a prevenção à fraude e a segurança da informação são conceitos distintos, mas que se complementam dentro de uma empresa. Bons gestores são aqueles que entendem não apenas essas diferenças, mas que também buscam implementar um bom sistema para proteger o seu negócio, não deixe de conhecer o Sistema Antifraude da Koin!
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