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O futuro da prevenção à fraude em e-commerces

O futuro da prevenção à fraude em e-commerces

A questão da segurança é algo que permeia o âmbito da tecnologia. Nesse contexto, os e-commerces precisam estar atualizados dos recursos de prevenção à fraude para proteger os dados dos clientes e evitar prejuízos. A Pesquisa Global de Fraude e Identidade, realizada pela Experian, revelou que 62% dos empreendimentos brasileiros desejam aumentar seus investimentos nessa área, indicando a preocupação dos negócios com a tendência de operações fraudulentas nas suas plataformas.

Esse estudo também mostrou que a segurança é uma questão que também aflige o consumidor, uma vez que ele está sujeito a interceptação de dados e roubo de informações referentes a cartão de crédito e outras de cunho pessoal.

Neste artigo falaremos um pouco mais a respeito do futuro da prevenção à fraude em e-commerce, apontando as tendências e alternativas para manter o ambiente virtual mais seguro. Confira!

Mundo digital na pandemia

Para falarmos sobre o futuro da prevenção à fraude no comércio eletrônico, não podemos deixar de citar que a pandemia do coronavírus em 2020, foi responsável pelo crescimento exponencial do setor. Um estudo realizado pela Experian nos mostra o quanto aumentou a presença dos consumidores nesses canais.

Os números mostram que pessoas com mais de 40 anos de idade passaram a utilizar o internet banking, que eram 33% antes da pandemia, passando a 38% apenas um ano depois. Esse público também passou a usar mais os aplicativos de delivery e fazer compras pela internet, representando um crescimento de 10 pontos percentuais no mesmo período.

Ou seja, o cenário é irreversível e a pandemia acelerou um processo que já estava em andamento, provocado pela massificação do uso dos smartphones e da adaptação das empresas para se inserirem nessa nova realidade. No entanto, conforme as organizações migram para o ambiente virtual, crescem as tentativas de fraude. Falaremos sobre isso a seguir. 

Pandemia gera aumento de fraudes no e-commerce

Um relatório disponibilizado pela BigDataCorp confirmou que, junto a crescente tendência de vendas por e-commerce — que atingiu a marca de 1,6 milhão de lojas on-line apenas em 2021, representando um aumento de 22,05% em relação a 2020 —, cresceu também as fraudes, ou tentativas de fraude no ambiente virtual.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) constatou que, até o final de 2020, houve um aumento de 80% das tentativas de phishing — artifício que se utiliza do envio de e-mails para redirecionar o usuário para sites falsos e, então, roubar seus dados. Além disso, a pesquisa indicou uma alta de 60% nas tentativas de golpes financeiros contra idosos.

Esses números revelam que, a medida que o e-commerce se expande e se massifica, atingindo cada vez mais pessoas de diferentes faixas etárias e realidades econômicas, as tentativas de fraude também se potencializam e criam, para as empresas, uma necessidade de elaboração de estratégias mais assertivas no combate a esses crimes.

Mudanças de comportamento dificultam a prevenção

Antes da pandemia, as empresas possuíam algumas táticas que conseguiam detectar uma ação fraudulenta, mas que hoje, com a mudança do comportamento provocada pelo cenário da crise sanitária mundial, elas não são mais válidas e isso dificulta a prevenção, por parte das empresas.

Um exemplo disso é a validade das informações prestadas pelo usuário, uma delas é a comparação do endereço de cobrança com o endereço de entrega, o que dificultava a ação do criminoso que roubava o cartão e recebia a mercadoria em seu próprio endereço ou em um local neutro.

Com a pandemia, as pessoas começaram a pedir compras e entregar em outros endereços, ou porque precisaram se mudar, ou porque começou a comprar para algum parente idoso, por exemplo. Portanto, a averiguação de endereço perde o sentido, tornando a validação inválida.

O mesmo acontece com a verificação que leva em conta os hábitos de consumo do cliente, antes essa informação era usada para, caso um produto fugisse muito do seu perfil, a compra poderia ser bloqueada.

Mas, sabemos que a pandemia causou uma brusca mudança no padrão de comportamento das pessoas, que passaram a comprar produtos que não estavam habituados a consumir. Isso obriga as empresas e desenvolvedores a criar outros métodos de prevenção baseados nos novos comportamentos.

Alternativas para evitar fraudes no e-commerce

Evitar fraudes em lojas virtuais tem sido um grande desafio para os gestores e profissionais de TI. Uma prova disso, é uma pesquisa com o portal E-Commerce Brasil, mostrando que:

  • 32% das empresas se consideram pouco capazes de prevenir fraudes no comércio eletrônico;
  • 52% acham que estão preparadas;
  • 12% estavam convictas da sua capacidade de oferecer segurança;
  • 4%, não souberam responder.

Portanto, elaboramos algumas dicas que ajudarão a reduzir os riscos no momento da comprar e evitar operações fraudulentas. Veja:

Tenha um certificado de segurança na sua loja virtual

Além de proteger o consumidor, o certificado de segurança protege também a sua loja. É simbolizado por um cadeado ao lado da URL do site, mostrando que os dados são criptografados e, portanto, são mais seguros contra interceptação.

Entenda o comportamento de compra no seu e-commerce

Como já mencionamos, alguns comportamentos de consumo estão mudando devido ao cenário pandêmico. Contudo, você ainda pode utilizar alguns deles para detectar a fraude. Por exemplo, um cliente costuma demorar para fechar negócio e prefere pesquisar bastante antes de comprar, mas de repente, vê um produto e compra imediatamente. Isso pode ser considerada uma ação suspeita.

Nesse caso, é válido enviar um alerta para o e-mail ou celular da pessoa, pedindo para que ela confirme a tentativa de compra.

Atente-se a pedidos acima da média

Quantidades e valores que fujam do padrão do cliente pode ser um sinal de fraude. Geralmente, quando alguém está tentando fazer uma compra em um cartão roubado, costuma fazer transações cujos ticket médio são muito acima das demais vendas.

Use tecnologias antifraude

Hoje, podemos contar com múltiplas tecnologias antifraude que são capazes de combater as fraudes no ambiente virtual. Elas possuem funcionalidades que podem analisar e verificar se uma compra é fraudulenta ou não.

O advento das novas tecnologias facilitou para as empresas a sua aproximação com o cliente, por meio das lojas virtuais, que cresceram exponencialmente depois da pandemia. Com essa nova tendência, aumentou também as tentativas de fraudes, que exigem do comércio eletrônico uma reavaliação para a tomada de novos métodos de prevenção a esses ataques.

Assim, o futuro da prevenção à fraude em e-commerce, deve ser pautado na segurança de dados dos usuários, levando em consideração os novos hábitos comportamentais adquiridos, principalmente após a crise sanitária mundial. 

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