Qual é o impacto de soluções de tecnologia para negócios?
Para a sua empresa
Qual é o impacto de soluções de tecnologia para negócios?

Qual é o impacto de soluções de tecnologia para negócios?

Uma empresa não pode ter um olhar voltado para o futuro se não considerar o papel das soluções de tecnologia na sua operação. Esse fator está ainda mais presente no varejo que depende da conquista de clientes para permanecer competitivo e continuar a crescer continuamente.

Esse exemplo fica evidente quando analisamos pequenos e médios negócios, principalmente no setor online, que ainda estão se posicionando e começando a atrair clientes. Por isso, se adaptar é preciso!

O objetivo desse texto é que a adoção de novas tecnologias deve ser um dos pilares para fortalecer a empresa e ampliar a sua participação no mercado. Conheça mais sobre o assunto neste post!

Como o uso de soluções de tecnologia pode ser útil?

Querendo ou não, um negócio online já nasce moderno. Afinal, essa é uma tendência incorporada até mesmo por grandes corporações. Por outro lado, devemos entender as similaridades entre o comércio tradicional para ter uma percepção mais completa sobre o comportamento dos clientes.

Por exemplo, na internet os compradores não têm a oportunidade de inspecionar o produto antes da compra. Portanto, o lojista pode preparar a sua loja para oferecer essa percepção.

A qualidade das imagens, desde que sejam reais, ajuda a demonstrar a parte visual do produto. Já a descrição do item completa esse retrato, pois fornece informações valiosas que favorecem a tomada de decisão. Além de outras tecnologias, como realidade aumentada, por exemplo, que permite aos consumidores experimentarem diversos produtos pela tela do computador ou celular. Com esses exemplos, entendemos que a tecnologia serve para eliminar barreiras e aproximar o comércio eletrônico dos seus clientes.

Como a tecnologia pode ser aplicada na prática?

Nós entendemos que investir em soluções de tecnologia pode parecer uma tarefa complexa e que requer um orçamento elevado para arcar com os custos. Contudo, de acordo com a nossa experiência, as vantagens excedem os valores pagos para modernizar o negócio.

Por isso, para ajudar no seu processo de decisão listamos os principais ganhos para os empreendedores que decidem ingressar em um processo de transformação digital.

Favorece a gestão integrada do negócio

Um dos aspectos que mais favorece os empreendedores do comércio eletrônico é a gestão enxuta no que se refere à necessidade de pessoal. Pequenos e médios empreendedores estão vinculados a negócios familiares que, muitas vezes, começam nas suas próprias residências.

O fato de que operam em menor escala não significa que os princípios básicos na gestão de empresas possam ser deixados de lado. Com isso, o empreendedor precisa criar um fluxo de trabalho que ajude o negócio a se tornar mais produtivo e capaz de entregar valor aos consumidores.

Possibilita avaliar o desempenho da empresa

Para que um negócio possa crescer é fundamental identificar quais áreas requerem melhorias. Um dos instrumentos usados para desenvolver esse processo é o acompanhamento de indicadores de desempenho ou, simplesmente, KPIs.

As grandes corporações têm uma cultura forte de medição dos seus resultados e com isso, contam com uma fonte de informações que podem ser usadas para corrigir problemas. Nos negócios online, devemos ir além da apuração do volume de vendas e considerar a oscilação do estoque, o nível de satisfação dos clientes e a sua capacidade de entrega.

Simplifica a gestão financeira

Um dos maiores desafios enfrentados por empresas, principalmente as de pequeno porte, é o controle da entrada e saída de recursos. Em primeiro lugar, temos a entrada de receitas que podem variar de acordo com o canal de vendas utilizado. Além disso, temos vendas à vista e a prazo, o que afeta a organização do fluxo de caixa.

Quando consideramos o pagamento das obrigações, temos outro obstáculo no qual as finanças pessoais e empresariais devem permanecer separadas. Portanto, o empreendedor pode contar com a ajuda da tecnologia para:

  • conquistar maior visibilidade sobre as transações;
  • obter informações atualizadas em tempo real;
  • fazer a conciliação bancária;
  • planejar investimentos e melhorias; e
  • arcar com compromissos e obrigações dentro do prazo.

Ajuda a planejar o futuro do empreendimento

Como você imagina que seu negócio estará operando dentro de 5 anos? Ou quem sabe dentro de 10 anos? Quem se torna um empreendedor deve entender que esse é um compromisso de longo prazo. Inclusive, o compromisso da organização operar também no prejuízo durante os primeiros anos.

Assim, é importante ter ciência de que é preciso aplicar esforço e dedicação para ver resultados expressivos. Porém, nunca é tarde para implementar um planejamento para o varejo online. A tecnologia ajuda porque fornece informações que podem ser usadas para traçar planos relacionados ao crescimento das receitas, estabelecer processos eficientes, reter profissionais qualificados e atingir as expectativas do mercado.

Todos esses exemplos são aspectos que o gestor deve considerar para manter a empresa no caminho certo e, ao mesmo tempo, abrir espaço para inovações.

Transforma o atendimento ao cliente

Hoje, muito se fala sobre atendimento omnichannel, os uso das redes sociais como canais de venda e meios de entrega diversificados. Esses elementos têm sido utilizados com um objetivo em mente: melhorar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo.

Com uma concorrência acirrada, a diferenciação é uma estratégia essencial para atrair e fidelizar potenciais compradores. Por um lado, temos a oferta de comodidades que simplificam e agilizam o processo de compra.

Essa estratégia é essencial para oferecer uma experiência de compra memorável e garantir que o cliente tenha interesse em voltar. Por outro lado, há uma tendência que determina que as estratégias comerciais devem ser centradas no cliente. Esse aspecto cria nichos específicos que, quando explorados corretamente, podem ser uma fonte de receitas e vendas.

Como a Koin pode ajudar a sua empresa?

A criação de parcerias com empresas especializadas também é um dos aspectos que ajudam a gerar a diferenciação no mercado. Essa é justamente a proposta da Koin, uma plataforma que opera segundo um valor importantíssimo: ampliar o acesso a soluções financeiras para negócios e clientes, de forma simples, democrática e descomplicada.

Essa é uma plataforma que oferece opções de crédito e pagamento inovadoras. A ideia é atender, de forma completa, tanto negócios como os seus clientes por meio das soluções desenvolvidas.

A Koin para Negócios lidera o ranking de ferramentas integradas que atuam desde meios de pagamento diversificados até sistemas antifraude. Você também pode se juntar aos nossos clientes satisfeitos que recomendam as nossas soluções de tecnologia e confiam na nossa empresa.

Gostou desse conteúdo? Confira o nosso blog para mais conteúdos relevantes para o seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.