Como atrair clientes com soluções de pagamento: Compre Agora, Pague Depois
A opção de pagamento Compre Agora, Pague Depois costuma ser muito atrativa, afinal, ela aumenta o tempo disponível para o público organizar as finanças. Consequentemente, as empresas também podem elevar o volume de vendas e a retenção de consumidores.
Não é à toa que o anúncio dessa possibilidade de compra costuma fazer parte de muitos gatilhos mentais em estratégias de marketing. Isso porque essa opção de pagamento serve como diferencial competitivo e pode atuar como critério de decisão na hora de comprar.
Diante disso, é importante conhecer mais sobre essa possibilidade de pagamento para saber como satisfazer o cliente. Pensando nisso, preparamos este post com informações essenciais sobre o assunto. Acompanhe!
Compre Agora, Pague Depois: como funciona essa forma de pagamento?
Como foi possível notar, a modalidade Compre Agora, Pague Depois (Buy Now Pay Later ou BNPL) oferece vantagens para clientes e lojistas. Isso ocorre porque, como o próprio nome sugere, o pagamento dos itens adquiridos só ocorre após um período.
E ainda, ele costuma ser dividido por meses. Outra vantagem é a possibilidade de intermediação pelo cartão de crédito, débito, boleto bancário, Pix etc. A quantidade de parcelamentos depende da disponibilidade da loja e do interesse dos consumidores.
Seja como for, esses conseguem ter mais tempo para efetuar o pagamento gradativamente. O melhor de tudo é que com o tempo, essa modalidade ganhou outros aprimoramentos.
Além disso, considere que o pedido pode ser liberado antes mesmo que a primeira parcela seja paga, o que pode ser efetuado em 30 dias ou até 12 meses, conforme as regras de cada empresa.
Quais são os benefícios do Compre Agora, Pague Depois?
Após conhecer a definição do BNPL, é o momento de entender com mais profundidade seus benefícios e como a modalidade alcançou tanta repercussão. Nesse sentido, saiba que muitos clientes podem abandonar uma compra se essa opção não estiver disponível.
Afinal, especialmente durante a pandemia da covid-19, inúmeras pessoas tiveram um menor acesso ao crédito, o que reduz o poder de compra. Então, quando alguma loja ou e-commerce não oferece o BNPL para pagamento, existe uma maior limitação na quantidade de consumidores.
Para entender melhor, basta se colocar no lugar desse público. Imagine que você é um consumidor em meio a uma crise econômica e humanitária, tendo a fonte de renda arriscada. Nesse caso, iria preferir compras que exigem o pagamento imediatamente ou permitem a efetuação de, pelo menos, depois de 14 dias? Juntamente com esse benefício, existe a possibilidade de o pagamento ser parcelado.
Outro ponto positivo do BNPL, além do maior volume de vendas, é a elevação na retenção de clientes. Isto é, eles sabem que a sua marca oferece essa forma de pagamento. Além disso, eles tiveram satisfação com o atendimento, os produtos e os serviços oferecidos. Assim, a tendência é manter o consumo eventualmente.
Além disso, considere também que o BNPL é uma maneira de potencializar o diferencial competitivo da sua empresa. Afinal, os clientes sabem que ao consumir na sua empresa existe uma maior flexibilidade na forma de pagamento. Enquanto isso, marcas que não seguem a mesma estratégia tendem a ter uma redução no volume de vendas.
Como criar um bom plano para o Compre Agora, Pague Depois?
Percebeu as vantagens envolvidas no pagamento do BNPL? É natural que você também tenha imaginado que esse método envolve alguns desafios para garantir o fluxo de caixa da sua empresa. Isso porque é possível sofrer com a inadimplência dos clientes e o descontrole nas contas. Para evitar situações como essas, existem algumas dicas que podem ser adotadas. Acompanhe!
Aumente a segurança do pagamento
É possível lidar com inadimplências e dívidas dos clientes em pagamentos parcelados ou à vista. Seja como for, é recomendado elevar a segurança no processo para minimizar os riscos e as consequências.
Uma maneira de fazer isso é ao planejar contratos de venda que exigem garantias no pagamento, como a cobrança de multas e juros, por exemplo. Dessa maneira, torna-se mais fácil ter o dinheiro de volta, caso o pior cenário ocorra.
Faça o planejamento financeiro
O planejamento financeiro é indispensável em qualquer contexto das empresas. Entretanto, ao optar pelo pagamento BNPL isso é ainda mais necessário para garantir o controle no fluxo do caixa. Uma das maneiras de fazer isso é ao pensar em métodos para elevar o volume de vendas.
Por exemplo, oferecer descontos em produtos ou serviços com menor desempenho, ou até mesmo criar ofertas em época de menor procura. Além disso, é importante evitar gastos desnecessários e o descontrole orçamentário, principalmente antes de ter a remuneração em mãos.
Destaque o BNPL com estratégias de marketing
Conforme mencionado, o BNPL costuma ser atrativo para os clientes a ponto dessa informação ser destacada nas informações de marketing da loja ou e-commerce. Então, é exatamente isso que a sua marca precisa fazer para ter mais destaque e aumentar a vantagem competitiva.
Na prática, isso pode funcionar com produção de conteúdos nas redes sociais, anúncios em blogs etc. O importante é chamar atenção do público e garantir que eles saibam que essa opção está disponível na sua empresa e quais benefícios isso pode proporcionar.
Conheça o perfil do seu público
As estratégias de marketing para enfatizar essa modalidade de pagamento devem ser alinhadas com a linguagem do seu público atendido. Então, é fundamental conhecer mais sobre ele para desenvolver estratégias mais acertadas.
Esse conhecimento também é benéfico para realização do seu planejamento financeiro. Afinal, existem detalhes sobre o seu público consumidor e todas essas informações ajudam no andamento dos negócios.
Ou seja, a opção Compre Agora, Pague Depois oferece inúmeros benefícios. No entanto, para percebê-los é necessário seguir algumas recomendações, como conhecer a sua clientela, trabalhar o marketing adequadamente, elevar a segurança, fazer o planejamento financeiro etc.
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