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Como fidelizar clientes: dicas práticas!

Como fidelizar clientes: dicas práticas!

Quer entender como fidelizar clientes para ter melhores resultados no seu negócio? Existem algumas dicas que representam excelentes estratégias para aumentar a lucratividade do empreendimento.

A fidelização é o processo de manter o engajamento dos clientes, fazendo com que eles comprem de forma recorrente de uma determinada marca. Com isso, eles ficam mais propensos a dar preferência a seus produtos e serviços, ao invés da concorrência.

Quer entender como fidelizar clientes da melhor maneira? Acompanhe a seguir e confira o post que preparamos sobre o assunto!

Entenda o que é fidelização de clientes e sua importância

A fidelização é uma forma de tornar o seu serviço, produto e atendimento priorizado por uma parcela de pessoas. Retendo os consumidores, as empresas de variados setores têm a chance de ter melhores rendimentos, resultados e menos custos, uma vez que, após a venda, o comprador continua fiel à marca.

Para atingir a fidelização e fazer com que os clientes continuem tendo experiências positivas, é necessário empregar um conjunto de interações satisfatórias, justamente para desenvolver uma relação de confiança a longo prazo. Em momentos de crise, por exemplo, isso é ainda mais relevante.

O que muitas pessoas não sabem é que investir em fidelização oferece inúmeras vantagens. Antes de tudo, vender para quem já conhece o negócio é mais rápido e econômico do que fazer todo o processo de aquisição, marketing e vendas.

Igualmente, o custo de aquisição (CAC) desse cliente, que já está na sua base, é bem mais baixo se comparado com o de um consumidor que compra pela primeira vez. Ou seja, o público fidelizado tem um grande potencial de venda, além de ter a propensão de indicar seus produtos e serviços para amigos e familiares.

No entanto, um dos grandes diferenciais da estratégia é a possibilidade de ter previsibilidade de receita. Tendo uma previsão do quanto a companhia vai faturar, fica mais simples de a gestão fazer projeções e estudar possíveis investimentos de melhoria.

Confira dicas práticas de como fidelizar clientes

Você sabia que esse perfil de consumidor pode proporcionar até mesmo o aperfeiçoamento de produtos, serviços, preços, entregas, suporte, entre outros detalhes que envolvem o negócio? Isso porque o cliente fidelizado acaba se tornando um protagonista que merece ser ouvido e compreendido.

Existem algumas ações que podem auxiliar os empreendimentos a aumentar a quantidade de pessoas fidelizadas. Além de ter uma equipe de atendimento de qualidade, por exemplo, é possível trabalhar com diversos canais para receber as dúvidas, sugestões e feedbacks dos consumidores.

Veja, a seguir, dicas práticas de como fidelizar clientes!

Conheça os seus clientes

O primeiro passo é conhecer muito bem quem é o seu público, suas preferências, expectativas e hábitos de consumo. Isso é importante também para entender quais são as ações adequadas e os momentos mais valiosos para potencializar a jornada de compra.

Essa é uma forma de se aproximar, criar um relacionamento e elaborar estratégias para que o seu cliente comece a ver valor na sua entrega. Para incentivar a fidelização ainda é interessante se esforçar para surpreender os consumidores sempre que possível, criando condições para que voltem a comprar da sua marca.

Amplie os meios de pagamento

Uma ótima alternativa para aumentar a quantidade de fidelizações e também de captação de novos clientes é ampliar os meios de pagamento aceitos no negócio. É muito importante oferecer várias opções, pois isso traz comodidade e aumenta as chances de venda.

Hoje, boa parte dos consumidores dão preferência por pagamentos online via cartão de crédito e débito, Boleto e Pix. Nos últimos anos, houve o crescimento da tendência de digitalização dos pagamentos, fazendo com que as pessoas se sintam cada vez mais à vontade com o uso de dinheiro digital.

Ofereça atendimento ágil

O atendimento é um processo fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Atualmente, os consumidores buscam por experiências ágeis e que tenham como foco as suas necessidades. Por isso, o atendimento deve ser de qualidade, com abordagem e linguagem adequada de acordo com o perfil do cliente.

Para isso, uma boa dica é integrar os canais de comunicação e vendas para entregar uma experiência unificada e eficiente, capaz de sanar as demandas dos clientes de forma rápida. É necessário contar com colaboradores treinados e qualificados para que as dores do consumidor sejam atendidas já no primeiro contato.

Centralize as informações

Outro ponto é em relação às informações dos clientes, que devem ser centralizadas para que toda a equipe tenha acesso, de maneira simples e ágil, a históricos e registros. Para a fidelização de um cliente é muito importante que ele se sinta acolhido, de modo que não precise repetir dúvidas e observações a cada interação.

Uma solução, nesse sentido, é adotar um software de CRM. O sistema tem a capacidade de coletar, cruzar e armazenar dados de clientes para personalizar o atendimento, atender às suas demandas e estreitar o relacionamento. O CRM é, portanto, uma ferramenta poderosa para qualquer tipo de negócio que almeja conquistar os melhores resultados.

Antecipe as necessidades do público

Para manter a agilidade no processo de atendimento, vale a pena tomar medidas para antecipar as necessidades apresentadas pelo público. Não espere que o cliente diga o que a marca precisa fazer para encantá-lo, até porque, é preciso pensar de forma mais estratégica.

Para isso, é fundamental estudar as tendências do mercado, pedir feedbacks e garantir que toda a equipe esteja envolvida com a satisfação do cliente. Acompanhar as sugestões dos consumidores permite ter uma visão ampla das reais demandas do público, favorecendo o desenvolvimento e a melhoria dos produtos e serviços.

Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade

Todo gestor que deseja ver o seu negócio progredir deve se colocar no lugar dos clientes e pensar em maneiras de impressioná-los. Uma ótima ideia é promover programas de relacionamento e fidelidade, ou seja, oferecer recompensas pela preferência do público.

É possível disponibilizar, por exemplo, descontos por indicação e pela frequência de consumo, programas de pontuação, brindes e mensagens em datas especiais. Você ainda tem a chance de fortalecer a relação e dar um motivo a mais para as pessoas voltarem a comprar na sua loja.

Já falamos que o custo de aquisição de novos clientes pode ser muito mais alto do que investir em ações de fidelização. Essa é uma realidade que pode impactar sobremaneira o orçamento de um negócio, independentemente do seu porte no mercado. A melhor indicação, portanto, é apostar em estratégias para potencializar as vendas e o lucro da empresa.

Agora que você já sabe como fidelizar clientes e potencializar seu negócio, aproveite a visita e confira também ideias eficientes para vender online, entendendo como começar e o que comercializar!

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