Pix Parcelado: o que é, como funciona e como não se endividar? - Home
Ecommerce
Pix Parcelado: o que é, como funciona e como não se endividar?

Pix Parcelado: o que é, como funciona e como não se endividar?

Você sabia que o Pix Parcelado pode salvar o orçamento para muitas coisas? Bem, que o Pix é bem prático e eficiente todo mundo já sabe, mas você sabia dessa novidade que agora é possível parcelar com ele?

Pois é, com uma vida tão corrida e um orçamento tão apertado, é maravilhoso poder ter uma saída dessas, ainda mais para quem tem pouco limite de cartão de crédito, não é?

Neste post, você saberá o que é, como funciona e como usar o Pix Parcelado sem se endividar. Confira!

O que é o Pix Parcelado?

O Pix Parcelado é uma modalidade nova de crédito oferecida ao consumidor. Principalmente para quem tem baixos limites no cartão de crédito, o que faz com que essa alternativa seja um excelente meio para realizar compras de altos valores.

Com os altos valores de anuidade cobrados pelas operadoras de cartão de crédito, além de taxas altas de DOCs ou TEDs, o Pix acaba sendo o melhor meio de pagamento para cidadãos com baixa renda.

A flexibilidade e a gratuidade do Pix fizeram ele crescer rapidamente. Já para a modalidade parcelado, espera-se o mesmo crescimento, já que ele une a facilidade e rapidez já conhecidas com a possibilidade de parcelamento.

Como funciona o Pix Parcelado?

O funcionamento do Pix Parcelado é muito simples. Cada instituição financeira tem sua própria taxa de juros, podendo oferecer parcelas em até 24 vezes. 

Na prática, é como se você estivesse “pegando” o valor emprestado da instituição bancária que em contrapartida oferece as condições de pagamento parceladas. Mas, para isso, é necessário ter esse crédito pré-aprovado com a instituição.

Quais as principais vantagens?

As principais vantagens estão relacionadas ao aumento de flexibilidade na hora da necessidade de crédito. É lógico que o brasileiro de vez em quando sofre com imprevistos e o dinheiro curto acaba impedindo de resolver esses problemas.

Na maioria das vezes a pessoa acaba recorrendo a um empréstimo ou simplesmente fica sem recursos para pagar a conta imprevista.

Entretanto, o Pix Parcelado é muito flexível e acessível ao consumidor. Então, para que você não precise usar cartão de crédito que tem uma taxa de juros muito mais alta, vale muito a pena usar esse recurso. Podemos citar diversos benefícios, como:

  • Comprar mesmo sem ter o valor integral disponível;
  • Evitar usar cartão de crédito;
  • Conseguir descontos mesmo em uma compra parcelada;
  • Conseguir parcelamentos sem grandes burocracias.

Quais as melhores formas de usar sem se endividar?

A primeira coisa que você deve saber é que um parcelamento é uma boa opção em diversos casos como compras grandes em que a pessoa não possui o valor integral à vista, mas é possível pagar à prazo, por exemplo.

Ainda assim, é compreensível que o cidadão brasileiro em algum momento acabe necessitando de um crédito como esse. Nesse caso, veja agora algumas das melhores dicas para usar sem se endividar.

Reserve o crédito para situações de emergência

Sabe aquela famosa frase: use com moderação? Pois é, isso vale muito para o Pix Parcelado, apesar de não ser tão difícil o acesso a esse crédito, é importante usá-lo somente para situações específicas para que as parcelas não fujam do controle.

Nunca use crédito sem um plano financeiro

Isso vale não só para o Pix Parcelado, mas para cartões de crédito e empréstimos também. Não adianta você pegar o valor se você sabe que daqui a 2 meses sua renda será comprometida.

É nesse ponto que muitas pessoas acabam “se enrolando” e duplicando ou triplicando uma dívida pequena. Então, antes de fazer o Pix Parcelado, considere suas contas mensais até a última parcela, para que não atrapalhe seu orçamento.

Evite comprometer mais do que 30% da sua renda com parcelamentos

Esse é um limite muito recomendado, uma margem de 30% é até consideravelmente alta para o orçamento e lembre-se isso vale para todos os parcelamentos como empréstimos, parcelas de cartões de crédito, financiamentos imobiliários etc.

Evite usar o Pix Parcelado para compras essenciais

Um equívoco de muitos brasileiros é usar crédito para realizar compras de alimentos, pagar contas de consumo como água ou luz e qualquer outro gasto essencial.

Isso pelo simples fato de que essas compras são de consumo mensal, ou seja, no próximo mês você voltará a consumir, só que com o acréscimo do parcelamento anterior. Na prática, se você parcela uma compra de mercado em 3 vezes, fatalmente os dois meses seguintes farão que você gaste o valor normal de compras, mais o valor de uma parcela.

Agora você não tem mais nenhuma dúvida e pode usar tranquilamente, mas não esqueça das nossas dicas para não se endividar, combinado?

Quer mais dicas? Acesse o Blog da Koin para mais conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.