Como prevenir fraudes em lojas online?
Há muito mais coisas do que estratégias de e-commerce para se preocupar e uma delas é como prevenir fraudes em lojas online!
O primeiro passo é o conhecimento. Vamos entender o que o inimigo pretende e suas principais estratégias para atacar. Logo após, aplicaremos as melhores soluções.
Esse é o ponto chave deste artigo: Conhecer os principais tipos de fraudes e combatê-las de maneira eficaz. Além disso, vamos apresentar a proposta da Koin.
Quais os principais tipos de fraudes e como evitar?
Há diversos tipos de fraude no meio virtual. Desde as mais básicas até as mais complexas de evitar. No primeiro caso, medidas simples e boas práticas são suficientes. Porém, a última situação é mais preocupante e exige soluções tecnológicas de ponta para evitar. Acompanhe agora os principais problemas, como prevenir fraudes em lojas online e em outros tipos de comércio.
Auto-roubo
Veja como são as coisas. O próprio cliente pode ser seu inimigo nesse caso. Portanto, é uma situação bem difícil de imaginar, mas acontece. A prática mal intencionada consiste em realizar uma compra normalmente, receber a mercadoria e depois informar à operadora de cartão que ele não reconhece a operação.
Sim, é como se ele usasse o próprio nome e os recursos para realizar uma fraude. Essa situação é muito ruim, mas há estratégias que podem remediar como veremos a partir de agora.
Previna com documentação
A documentação da operação é a melhor prática de prevenção dessa operação fraudulenta. O objetivo é registrar informações, confirmar dados e manter os cadastros como prova de envio e entrega.
Reaja diretamente com a operadora de cartão
Se ainda assim, o cliente tentar realizar a fraude, a documentação estará disponível para a defesa. O procedimento é entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e apresentar as provas. Assim, você se cerca de todos os mecanismos para se defender até em possíveis ações jurídicas.
Password Cracking
Nesse modelo de fraude, o criminoso hackeia as informações de acesso de um ou mais usuários para realizar ações fraudulentas. Com os dados, ele realiza a compra e altera o endereço de entrega.
Previna solicitando confirmação de alteração de informações
Você não pode impedir o seu cliente de realizar alterações no seu cadastro, porém, pode solicitar confirmações para atestar a validade das mudanças. Você pode enviar automaticamente um e-mail logo após a alteração para que o cliente confirme a transação por meio de um link específico. O envio de código por SMS é outra possibilidade. Então, avalie o perfil do usuário e use o melhor canal de comunicação.
Use soluções tecnológicas para combater
O uso de certificados digitais de segurança e outras ferramentas de automação são essenciais para atestar a validade dessas alterações e combater esse tipo de fraude.
Estelionato ou roubo
Nesse caso, o criminoso é estelionatário ou rouba os dados pessoais para realizar a transação. É mais uma situação fraudulenta que gera prejuízos aos gestores de e-commerce.
Previna-se junto à operadora de cartão
Nesse caso, a melhor prática é entrar em contato com a operadora de cartão de crédito e solicitar uma consulta do titular. Essa medida é legal e ajuda a identificar divergências.
Cruze os dados para identificar o problema
Uma ótima prática nesse caso é cruzar os dados da transação para investigar o que ocorreu. Compras em locais diversos do endereço original do cliente, valores muito acima do normal e outras situações devem ser averiguadas para auxiliar na solução do problema.
Fraude “amiga”
Essa situação é muito parecida com a anterior, porém, nesse caso, o próprio parente ou amigo da vítima usou o cartão para realizar compras sem a autorização do titular.
Previna-se também com confirmações
O usuário do cartão deve ser responsável com os seus dados e informações, não compartilhando senhas, e-mails e seus canais de comunicação a terceiros.
Então, a loja deve explorar novamente os recursos de confirmação de transações para comprovar a idoneidade das transações do seu lado. Assim, a responsabilidade se transfere para o cliente.
Combata pedindo confirmação antes de realizar a transação
Antes mesmo de gerar a nota fiscal e dar prosseguimento a uma transação, você tem o direito de confirmar a operação junto ao cliente. Esse procedimento é feito com antecedência para evitar a saída precipitada de um produto para entrega.
Fraude clássica
Essa é uma das fraudes mais complexas e difíceis de evitar. A operação normalmente começa por meio da compra de credenciais de cartão na dark web, também conhecida como teia escura.
A partir daí, o criminoso direciona a mercadoria comprada a agentes de frete. Com isso, fica praticamente impossível identificar o usuário que realizou a operação.
Previna protegendo o seu servidor proxy
A prática maliciosa consiste em mascarar o IP internacional para realizar esse tipo de transação. Então, é importante ter um bom serviço para preservar a identidade do usuário.
Use tecnologia para combater
A tecnologia de ponta é a saída nesse caso. Com o conhecimento e a expertise de uma empresa especializada no combate a fraudes, é possível remediar a situação com ações direcionadas.
Como o Antifraude da Koin pode resolver esses problemas?
Aumente sua abrangência e eficácia de monitoramento e aplique a solução Antifraude da Koin. Temos uma plataforma integrada e com tecnologia pautada em machine learning.
Acompanhe em tempo real o status das transações, identifique os pontos de maior ataque e entenda como aplicar as melhores medidas de resposta. O objetivo é cobrir e proteger e-commerces.
Finalmente, você deve escolher a solução Koin simplesmente porque nós temos a menor taxa de fraude do mercado. Isso graças à eficácia da ferramenta Early Warning Detection e os modelos de Machine Learning aplicáveis.
Viu como o combate é possível. Por meio de medidas de antecipação dá para evitar ao máximo esse tipo de problema. Neste post, você conheceu os principais tipos de fraude e aprendeu as melhores formas de evitar e agora você já sabe como prevenir fraudes em lojas online, aproveite a oportunidade e conheça com mais detalhes a solução Koin para o seu negócio!
[…] com cartões diferentes ou dados de entrega diferentes do endereço do titular do cartão. Para prevenir fraudes, é necessário adotar medidas preventivas, tais como solicitar verificação adicional para […]