É possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio? - Home
Negócios
É possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio?

É possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio?

Para atuar em qualquer área ou segmento do mercado, empresários e empreendedores precisam não apenas de coragem e uma boa ideia na cabeça, mas também de meios para trazer os seus planos para o mundo real. Por isso, preparamos um post mostrando como é possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio.

Estar capitalizado é imprescindível para começar, uma vez que será preciso atrair clientes, criar uma identidade, adquirir equipamentos, fazer experimentações, pagar tributos e, eventualmente, até mesmo contratar colaboradores. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a sua leitura!

Como o capital pode impulsionar uma empresa?

Ter capital é importante para começar e impulsionar uma empresa. Afinal, ele pode ser utilizado de diversas maneiras, encurtando o longo trajeto para o sucesso. Todo novo negócio demanda um investimento inicial, por mais enxuto que seja. Por isso, o ideal é que você conte com uma reserva financeira à sua disposição, até mesmo para se proteger de eventualidades. 

Dependendo do segmento, será preciso comprar equipamentos, suprimentos e insumos. Também não podemos deixar de lembrar que o Brasil é muito burocrático e cobra seus tributos. Sem isso, sua capacidade de produção pode ficar reduzida ou até comprometida, o que reforça que conseguir recursos é indispensável para sua operação.

Quais as principais formas de conseguir capital? 

No tópico acima, ficou mais simples visualizar como o capital pode impulsionar uma empresa. No entanto, sabemos que é bastante comum que os brasileiros empreendedores não tenham uma reserva financeira disponível. Por isso, conhecer as principais formas de conseguir recursos pode ser imprescindível. Veja quais são elas a seguir. 

Linhas de crédito bancárias

Uma das principais formas de conseguir capital e, definitivamente, das mais tradicionais e usadas no Brasil são as linhas de crédito bancárias. Como o próprio nome já diz, elas são oferecidas pelos bancos, possibilitando que empresários e empreendedores consigam encontrar opções e condições que se encaixem nas suas demandas.

Dependendo do caso, podem ser oferecidos, por exemplo, financiamentos para bens de consumo duráveis, capital de giro ou mesmo empréstimos comuns. A grande diferença se dá nas formas de pagamento e taxas de juros, o que reforça a importância de sempre estar atento ao valor de cada prestação mensal.

Cooperativas de crédito 

Nem todo mundo se adapta às linhas de crédito bancárias e, muitas vezes, elas não oferecem condições interessantes para determinados perfis de empresas. Por isso, o mercado foi se moldando e criando alternativas mais viáveis, como as cooperativas de crédito, que funcionam de forma semelhante a um agente financeiro comum, mas com algumas vantagens. 

Elas também podem disponibilizar valores para financiamentos de maquinários, geração de capital de giro ou outras demandas, mas o seu objetivo principal costuma ser o de fomentar o desenvolvimento regional, por meio dos próprios interesses da comunidade. Por isso, contam com isenção de tributações, pois não possuem fins lucrativos. 

Financiamento coletivo

O financiamento coletivo foi outra maneira pela qual a sociedade se organizou para ajudar quem precisa conseguir um empréstimo para abrir um negócio. Com a popularização da internet e o uso das redes sociais como forma de obter informações, ficou mais simples espalhar ideias e contribuir com quem realmente acredita. 

Por isso, pode ser feita uma espécie de “vaquinha” digital, com os trâmites feitos via web, oferecendo contrapartidas para contribuições, como brindes e bônus aos doadores de recursos. Existem muitas plataformas próprias para isso e tende a fazer mais sucesso quem conta com ideias inovadoras, sustentáveis ou voltadas para o social. 

Como obter crédito com mais facilidade? 

Depois de descobrir como o capital pode impulsionar uma empresa e quais são as opções mais comuns para conseguir recursos no mercado de hoje, vamos finalizar o post oferecendo algumas dicas práticas para obter o crédito com mais facilidade. Não perca mais tempo e descubra abaixo como fazer isso!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para obter o crédito com mais facilidade consiste em fazer um bom planejamento financeiro. Você pode ou não escolher uma linha de crédito específica, mas o fato é que, independentemente da sua opção, tudo ficará mais viável se você tiver pensado sobre cada etapa, variável, demanda e direcionamento do seu negócio.

Afinal, não adianta muito estar cheio de dinheiro e não saber o que fazer com ele, tendo em vista que o capital é apenas um impulsionador do empreendedorismo e não tem a capacidade de fazer nada sozinho, não é verdade? Por isso, analise cuidadosamente as taxas, condições, prazos de pagamento e como a empresa arcará com todas as prestações. 

Mantenha a documentação organizada 

Da mesma maneira que o planejamento financeiro ajudará a saber como o seu negócio utilizará os recursos e arcará com as prestações mensais, ter a documentação organizada é um fator que pode favorecer a sua aprovação, independentemente da modalidade de crédito escolhida. 

O ideal é ter um plano de negócios e, se você ainda não tiver feito um, já passou da hora de elaborar. Trata-se de um documento que ajudará a provar para a instituição credora que sua empresa ou empreendimento tem solidez e terá capacidade de se manter adimplente. É preciso estar com a situação legal e oferecer o máximo de garantias possíveis.

Analise o custo efetivo total (CET)

Você já ouviu falar sobre a sigla CET? Ela é muito conhecida entre pessoas que solicitam um empréstimo e quer dizer Custo Efetivo Total. É um dado muito importante, que deve ser muito bem avaliado antes de assinar o contrato, uma vez que ajuda a esclarecer quais são todos os custos envolvidos na operação de crédito. 

Dessa forma, você sabe exatamente quanto terá que desembolsar e se as condições oferecidas são efetivamente vantajosas, conseguindo compreender além das simples prestações. É uma maneira inteligente de evitar surpresas desagradáveis no futuro, que poderiam comprometer sua capacidade de pagamento e até a sobrevivência do negócio. 

Como você pôde ver, existem muitas maneiras de conseguir um empréstimo para abrir um negócio. Analise as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se encaixa com as demandas e necessidades!

Gostou de descobrir possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio? Quer contar com a melhor solução financeira para o seu negócio? Então, compartilhe esse conteúdo e outros conteúdos do nosso blog!

1 thought on “É possível conseguir um empréstimo para abrir um negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.