O que é CVV do cartão de crédito e para que serve? - Home
Educação financeira
O que é CVV do cartão de crédito e para que serve?

O que é CVV do cartão de crédito e para que serve?

Uma dúvida que muitas pessoas compartilham é sobre que é CVV do cartão de crédito. Esse é um código que está presente em todos os cartões, independentemente da bandeira, e tem uma forte importância para a segurança das transações.

Segundo a 47º edição do relatório Webshoppers, desenvolvido com a NielsenIQ Ebit, cerca de 80% das compras realizadas em estabelecimentos virtuais utilizam o cartão de crédito como método de pagamento. Por esse motivo, é fundamental saber todos os componentes desse serviço.

Neste artigo, saiba o que é CVV do cartão de crédito e por que é importante conhecê-lo para a segurança de suas transações!

O que é o CVV do cartão de crédito?

O Card Verification Value (ou CVV) é um método de segurança que está presente em todo tipo de cartão de crédito. Esse é um código de 3 ou 4 dígitos que vai atuar na proteção do usuário ao fazer compras.

É importante saber que o nome do CVV pode variar de bandeira para bandeira. Por isso, é possível chamá-lo também de Identificador do Cartão, Valor de Verificação do Cartão, Card ID ou Código de Verificação do Cartão. No entanto, no geral, todos têm o mesmo significado.

Para que serve?

O objetivo do CVV é garantir que o cartão de crédito tenha um fator extra de segurança. Desse modo, é possível verificar a autenticidade de uma transação, principalmente em compras online.

Por esse motivo, é bastante comum que solicitem o Código de Verificação do Cartão junto aos demais dados, como número, data de validade e nome do titular, durante a compra em uma loja virtual. 

Como encontrar o CVV do meu cartão?

Na maioria dos designs, o CVV estará localizado na parte de trás do cartão, próximo à faixa preta do verso. Entretanto, algumas empresas podem escolher outro desenho para o item, colocando o código em outro espaço.

Para encontrar o CVV do seu cartão, basta procurar por um conjunto de 3 ou 4 códigos separados. Ou seja, que não estão juntos ao número do cartão, nem separados por uma “/”, como é o caso da data de validade.

Como ter mais segurança ao usar o cartão?

O objetivo do CVV do cartão de crédito é oferecer mais segurança para o seu uso. No entanto, essa não é a única estratégia para se proteger de possíveis ameaças ou fraudes ao optar por esse método de pagamento.

Para ter muito mais segurança ao usar o cartão, vale a pena seguir alguns cuidados, como:

  • jamais inserir os dados em um site sem segurança — o cadeado ao lado da URL da página, assim como o selo de segurança no final do site, são fatores que garantem a proteção do e-commerce;
  • não compartilhe os dados do cartão com ninguém;
  • evite manter anotados os dados do cartão, principalmente em um ambiente virtual;
  • nunca revele os dados do seu cartão por telefone ou SMS, essa é uma conduta que praticamente nenhuma empresa tem;
  • não clique em links recebidos por contatos desconhecidos;
  • emita e use o cartão virtual em compras online.

Agora que você já sabe o que é CVV do cartão de crédito e qual é a sua função, pode ter mais tranquilidade ao usar esse meio de pagamento. Para isso, lembre-se sempre de contar com medidas de segurança para prevenir fraudes e vazamentos dos seus dados.

Agora que você já sabe o que é CVV do cartão de crédito, continue lendo mais sobre o assunto e saiba como funciona um cartão de crédito na prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.