Conheça as fraudes no e-commerce mais aplicadas e veja como evitá-las
Ecommerce
Conheça as fraudes no e-commerce mais aplicadas e veja como evitá-las

Conheça as fraudes no e-commerce mais aplicadas e veja como evitá-las

É explícito o crescimento da modalidade e-commerce em todo o mundo. Junto a ele vem o grande fluxo de tentativas de fraude, principalmente fraudes no e-commerce, tanto brasileiro quanto mundial.

Os fraudadores são motivados pela forma um tanto fácil de ganhar dinheiro, que pode ser conseguida quando há vulnerabilidade nas plataformas das lojas virtuais, junto a outros fatores que os fraudadores consideram motivadores. Continue a leitura e descubra detalhes sobre as fraudes no e-commerce!

Quais as fraudes mais executadas no e-commerce

Os fraudadores são pessoas que executam golpes de forma que tragam algum tipo de benefício. Um deles é vender os produtos para pessoas que compactuam com essa atividade ilícita e transformá-los em dinheiro. Eles têm preferência por certas categorias de produtos. Nos últimos anos os tipos de mercadoria que mais passaram por tentativas fraudulentas foram:

  • celulares com valores expressivos;
  • eletrônicos;
  • produtos de informática;
  • automotivos.

Os fraudadores têm preferência por gênero

Além de terem preferência por categoria de produtos, os golpistas têm um olhar mais direcionado para os elementos usados por gênero masculino, já o público feminino geralmente fica em segundo plano. Em se tratando do gênero masculino, a média etária mais visada são as pessoas de aproximadamente 25 anos e as acima de 51 anos.

Opções de tempos para agir

Também faz parte da estratégia desses golpistas, os dias da semana que costumam fazer os ataques, que normalmente é de terça-feira a quinta-feira, dias em que o ticket médio é de R$ 1.230,00. 

E ainda, os meses que mais estão na mira dos fraudadores para fazerem tentativas de fraude, é o intervalo de fevereiro a maio. Já o horário que costumam aplicar os golpes é pela madrugada, as tentativas se concentram de 1h a 4h da manhã.

Atuam mais em datas comemorativa

As pessoas que costumam tentar ações fraudulentas também têm preferência por datas comemorativas. Foi descoberto que três datas são as favoritas, por isso, o maior fluxo de tentativas. Os dados são estes:

  • Dia das Mães (2,5%);
  • Dia do consumidor (2,2);
  • Dia dos namorados (2,1%);
  • Black Friday (1%).

O motivo pelo qual os golpistas não promovem tentativas de aplicações de fraude nos dias de Black Friday, é porque nesse dia a atenção maior é voltada para as promoções, fato que não faz diferença para os mal intencionados. No entanto, nesse período, os fraudadores direcionam a atenção para mercadorias com preços mais elevados. 

Como as fraudes podem ser evitadas

Empreendedores que têm um negócio na modalidade e-commerce tem uma grande preocupação em encontrar métodos que impossibilitem as práticas dos fraudadores em suas lojas virtuais. Existem algumas iniciativas que podem ser aplicadas preventivamente.

Incentive os clientes a terem senhas fortes

Hackear senhas, não é uma tarefa tão difícil para os fraudadores que são “especialistas” em trapacear, sobretudo quando as senhas são fracas. Sendo assim, adapte o sistema e estimule seus clientes a criarem senhas fortes, ou seja, com letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números durante um cadastro de clientes.

Siga à risca a LGPD

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada exatamente com o objetivo de proporcionar segurança aos dados dos clientes. Portanto, é importante que todos os itens da lei sejam cumpridos à risca, para evitar falhas de segurança. Qualquer vazamento de dados gera dano moral sujeito a indenização.

Faça armazenamento na nuvem

Outra dica importante é que o uso de soluções Cloud Computing é um grande recurso para efetuar a segurança de dados. Isso se confirma devido a transmissão de informações entre redes de maneira encriptada. Essa tecnologia reduz de forma intensiva o acesso de hackers e até mesmo de pessoas que não têm autorização para entrarem no sistema da loja.

Dentre as vantagens que a computação em nuvem promove, está a de que o usuário pode arquivar uma grande quantidade de informações em seu banco de dados, como também, de confeccionar relatórios que auxiliam na reflexão de decisões que ajudem no crescimento do negócio.

Tenha um sistema antifraude robusto e moderno

Todas as dicas que citamos acima, podem ser boas ferramentas para ajudar na prevenção de fraude. No entanto, não contém as competências que um antifraude de alto padrão apresenta. Os antifraudes mais potentes são compostos por tecnologias inovadoras como Inteligência Artificial, Machine Learning etc.

Um sistema antifraude que atua de forma mais dinâmica e que tem funcionalidades com alta performance, acrescenta camadas de proteção ao site e trabalha com a criptografia de dados. Ao ter essa habilidade, o sistema previne a invasão fraudulenta dos trapaceadores e impossibilita que as comunicações sejam decifradas. Confira algumas funções indispensáveis que um sistema antifraude deve conter. Sendo assim, tenha um software potente.

Que possa analisar o comportamento

Uma funcionalidade muito importante que um sistema antifraude deve ter é a de fazer uma análise profunda, de forma eficaz e bem minuciosa do perfil do cliente, afinal, sabemos que muitos golpistas entram nas lojas virtuais como qualquer consumidor.

Os acompanhamentos dos comportamentos devem ser feitos de acordo com os canais e as operações realizadas por cada consumidor, inclusive das atividades que não costumam ser tão usuais na plataforma.

Que observe a velocidade

Outra iniciativa importante que um software deve ter é a de fazer o monitoramento das repetições executadas por pessoas que tentam aplicar fraudes em e-commerce. Essa observação deve acontecer em diversos movimentos que acontecem no site do negócio.

Que se atente às validações

A “peça” mais importante de um e-commerce é o seu cliente. A visão que eles têm da loja é o que faz eles permanecerem clientes ou não. Essa fidelização é fundamental para que a loja seja apontada como um comércio que vale a pena se relacionar.

Diante dessa expectativa, é fundamental que um sistema antifraude tenha diversos mecanismos que melhorem a experiência dos clientes, e além disso, que esse contato venha a proporcionar segurança para a empresa. 

Por fim, agora que você conheceu um pouco mais como as fraudes no e-commerce são aplicadas, é importante entender que o Sistema Antifraude da Koin é o software mais aprimorado do mercado. Ele é capaz de ter uma visão integral do seu e-commerce por meio de regras e Machine Learning, soluções 100% flexíveis, estratégias de proteção 360º, garantia de ChargeBack e Tecnologias BigData e Cloud Based.

Agora que você já conhece as funções que compõem o Sistema Antifraude da Koin, entre em contato conosco agora, para proteger o seu e-commerce o quanto antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.