Como detectar uma fraude em e-commerce? - Home
Para a sua empresa
Como detectar uma fraude em e-commerce?

Como detectar uma fraude em e-commerce?

O comércio eletrônico tem crescido ano a ano, provando ser um mercado cada vez mais atrativo. Por outro lado, as fraudes no setor também têm aumentado. Elas vêm em várias formas e tamanhos, visando todas as vulnerabilidades possíveis na infraestrutura de uma empresa. Mas, como detectar uma fraude em e-commerce?

Para os comerciantes, a melhor maneira de combater as fraudes no e-commerce é primeiro aprender o que é e como elas funcionam. É sobre isso que falamos neste artigo. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de fraudes no e-commerce?

Ao entender os diferentes tipos de fraude no comércio eletrônico, você pode proteger sua empresa com mais eficiência. Aqui estão alguns dos mais comuns.

Fraude de aquisição de conta

Com uma aquisição de conta, os cibercriminosos usam credenciais de clientes comprometidas para fazer login em seu site. Uma vez logados, eles podem fazer coisas como:

  • alterar endereço de entrega;
  • fazer compras;
  • excluir a conta;
  • roubar informações adicionais.

Fraude de teste de cartão

A fraude de teste de cartão — ou fraude de cartão de crédito — ocorre quando os fraudadores roubam um cartão de crédito ou dados dele e, a partir disso, costumam fazer uma compra pequena e de baixo valor para ver se a vítima ou o banco da vítima avisa. Com a compra permitida, eles então fazem compras de alto valor.

Fraude de arbitragem de varejo

Com esse tipo de fraude online, os criminosos usam bots maliciosos para comprar grandes quantidades de itens com desconto e depois vendê-los em outro lugar com lucro. Com a tecnologia de bot em constante evolução, detectar e bloquear bots é cada vez mais difícil.

Fraude amigável

A “fraude amigável” ocorre quando um estorno é culpa do cliente. Eles alegam mudar de ideia sobre as compras, argumentam que foi fraudulento e usam um cartão de crédito diferente para os estornos fraudulentos.

Fraude de interceptação

Quando os fraudadores se envolvem em fraudes de interceptação, eles usam o endereço de cobrança e entrega associado ao cartão de crédito roubado. Depois de fazer o pedido, eles interceptam o pacote, geralmente entrando em contato com o suporte ao cliente para alterar o endereço ou o remetente para redirecionar o pacote.

Fraude de triangulação

O objetivo deste tipo de fraude é roubar os dados de pagamento do cliente. Os fraudadores criam uma loja ou vitrine de comércio eletrônico. Quando um cliente faz uma compra, os fraudadores interceptam as informações do cartão de crédito. Em seguida, eles compram o item e o enviam ao cliente.

Como detectar uma fraude em e-commerce?

O método mais eficaz de prevenção de fraudes no comércio eletrônico é reconhecer os sinais de alerta com antecedência suficiente para evitá-los. Aqui estão algumas bandeiras vermelhas que toda loja online deve ficar de olho que irão ajudar em como detectar uma fraude em e-commerce.

Endereço de e-mail suspeito

Verifique se o endereço de e-mail fornecido por um cliente existe. Os fraudadores geralmente usam endereços de e-mail sem significado. Use o Google para verificar se o e-mail pode ser encontrado online.

Se o endereço de e-mail parecer suspeito para você, tente entrar em contato com o cliente antes de enviar os produtos para o endereço indicado. Em caso de não resposta, tente entrar em contato com o cliente por telefone.

Endereços de envio e cobrança diferentes

Os fraudadores tendem a preencher seus endereços no campo de remessa e os endereços dos titulares de cartões legítimos no campo de cobrança. Verifique os países indicados nos endereços de cobrança e envio.

Preste atenção especial ao pedido feito para um endereço de remessa estrangeiro se a maioria de seus clientes estiver localizada em seu país. Observe que, para manter o anonimato, os fraudadores costumam usar caixas postais para seus pedidos.

Pagamentos feitos à noite

Preste atenção especial a uma compra feita à noite. Verifique o fuso horário do país de origem do pedido. Os fraudadores tendem a operar quando os comerciantes têm menos probabilidade de perceber pagamentos suspeitos.

Valor do pedido suspeito

Um valor de pedido excepcionalmente alto pode ser um sinal de atividade fraudulenta. Da mesma forma, um pedido muito pequeno deve atrair sua atenção também se for seguido por uma sequência de pedidos grandes. Além disso, preste atenção especial a um cliente que faz compras com muita frequência.

Inconsistências nos dados do cliente

Verifique todas as transações que foram feitas com o mesmo cartão de pagamento, mas para diferentes endereços de entrega. Também deve ter muito cuidado com encomendas feitas com cartões de pagamento diferentes mas para o mesmo endereço. Verifique as transações realizadas com cartões diferentes para o mesmo endereço IP.

Como proteger o seu negócio contra fraudes?

A chave para proteger sua loja online contra transações fraudulentas não é apenas reconhecer essas atividades quando você as vê — é tomar medidas preventivas que reduzirão o risco de fraude em primeiro lugar.

Você tem várias ferramentas à sua disposição para detecção e prevenção de fraudes: algumas técnicas, outras não técnicas, algumas baseadas em software e outras baseadas no bom e velho know-how. Aqui estão os passos que você pode tomar hoje para implementar estratégias de prevenção de fraudes de comércio eletrônico para sua loja online.

Monitore sua postura de segurança

Ter uma postura de segurança robusta pode ajudar a mitigar os riscos. Algumas práticas recomendadas para estabelecer e monitorar a segurança incluem:

  • verificar seu certificado SSL;
  • monitoramento de malware;
  • manutenção de backups;
  • verificação de vulnerabilidades.

Se você estiver coletando pagamentos online, deverá cumprir o padrão de segurança de dados do setor de cartões de pagamento (PCI DSS). Isso significa que você precisa seguir as práticas de segurança prescritas ou corre o risco de multas e penalidades.

Instale atualizações em tempo hábil

Os cibercriminosos exploram vulnerabilidades conhecidas de software e aplicativos para roubar dados. Por exemplo, se sua plataforma de comércio eletrônico usa JavaScript, os fraudadores podem procurar campos em seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) para roubar os dados do cartão de pagamento do cliente. Por exemplo, certifique-se de atualizar o seguinte o mais rápido possível:

  • seu CMS;
  • plugins de carrinho de compras;
  • temas do site.

Implemente níveis mais avançados de autenticação de usuários

Como você não pode ver seus clientes, precisa usar meios digitais, que incluem autenticação multifator (MFA). Com o MFA, você pode reduzir os riscos de aquisição de conta porque a pessoa precisa responder a uma pergunta desafiadora, como inserir um código de segurança antes de fazer login na conta.

Invista em uma solução antifraude

Quando se trata de detectar e prevenir fraudes online, há uma variedade de soluções de software para atender às suas necessidades e ao seu orçamento. Além disso, as ferramentas que você seleciona podem variar muito quando se trata de quanto trabalho está envolvido na instalação e no gerenciamento contínuo.

Esses sistemas antifraude geralmente usam algoritmos de machine learning para identificar transações fraudulentas por meio de geolocalização de IP, validar endereços de e-mail, realizar impressões digitais de dispositivos e verificar endereços. Algumas oferecem uma ampla variedade de funções, incluindo garantias de estorno, recusa automática de pedidos de alto risco, proteção contra novas fraudes de conta e proteção contra aquisição de conta.

Não há como parar todos os fraudadores. Mas os comerciantes podem maximizar seus esforços de prevenção de fraudes no e-commerce se antecipando adequadamente. O conhecimento das táticas que os fraudadores usam todos os dias para roubar empresas inocentes é um bom começo. O próximo passo é investir nas soluções certas.

Agora que você já sabe mais sobre como detectar uma fraude em e-commerce, que tal saber mais sobre a solução antifraude da Koin? Saiba como você pode integrá-la ao seu e-commerce!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.