Quer saber como calcular gastos de uma viagem: Veja 6 dicas! - Home
Uncategorized
Quer saber como calcular gastos de uma viagem: Veja 6 dicas!

Quer saber como calcular gastos de uma viagem: Veja 6 dicas!

Viajar, independentemente do motivo, é capaz de proporcionar ótimas experiências a uma pessoa. No entanto, para aproveitar ainda mais os momentos, nada melhor do que ter uma boa organização financeira. Para isso, saber como calcular gastos de uma viagem é indispensável. 

Não importa se o objetivo da viagem é diversão, trabalho ou qualquer outro, sempre é possível encontrar maneiras de pagar menos. Sem mencionar que você pode, até mesmo, aproveitar o valor economizado para investir em novas experiências. 

Desse modo, que tal ficar por dentro de ótimas dicas para caprichar no planejamento financeiro e programar os gastos com a viagem? Acompanhe este post e confira 6 passos importantes! 

1. Defina o destino da viagem 

Uma das primeiras etapas de como calcular gastos de uma viagem é a definição do destino. Você pretende visitar apenas um lugar ou passar por vários locais? Como será o trajeto? As novas paradas são em regiões próximas à rota? 

Todas essas são questões a serem consideradas na hora de calcular o quanto você vai gastar. Afinal, apenas com essas perguntas, é possível planejar os custos das passagens, hospedagens e meios de transporte no local. 

Além disso, ao definir o destino da viagem, você tem a oportunidade de pesquisar os valores de alimentação, passeios turísticos, lojas, entre outros locais que gostaria de visitar durante a estadia. Dessa maneira, fica muito mais fácil definir o quanto pretende desembolsar em cada atividade programada. 

2. Considere os principais gastos da viagem 

Como visto, apenas com o destino da viagem é possível pensar em vários gastos relacionados. No entanto, durante a fase de planejamento, você também pode estimar, com ainda mais detalhes, as despesas envolvidas em todo o passeio. 

Lembre-se de que existem vários custos envolvidos em uma viagem , como: 

  • Transporte; 
  • Hospedagem; 
  • Alimentação; 
  • Lazer; 
  • Higiene; 
  • Imprevistos. 

Além disso, quando a viagem tem um objetivo específico, por exemplo, fazer um curso, há também os gastos relacionados a ele. Sendo assim, coloque no papel ou em uma planilha uma média dos principais custos envolvidos. 

3. Planeje todo o roteiro 

Agora, chegou a etapa que você precisará de mais tempo e pesquisa para concluir. Montar o roteiro de viagem vai facilitar todo o processo, além de garantir que a experiência seja ainda mais positiva. 

Afinal, com um bom planejamento, é possível encontrar os melhores lugares para visitar ao longo da estadia, os restaurantes que você gostaria de ir, os pratos que deseja experimentar, a melhor região para se hospedar, entre muitos outros detalhes. 

Além do mais, o roteiro permite estimar, com maior precisão, os gastos envolvidos na viagem. Isso porque, você consegue definir o que vai fazer durante o tempo em que estará no local. Sem contar que ajuda a se preparar para as atividades, até mesmo para a escolha das roupas mais adequadas para a estação e para as experiências que deseja ter. 

Para ajudar, saiba que um bom roteiro de viagem precisa ter: 

  • O destino; 
  • O principal objetivo da viagem; 
  • As datas de ida e volta; 
  • Os documentos, exames e vacinas necessários — principalmente se o destino é internacional; o meio de transporte utilizado para chegar até o local e se locomover na região — avião, ônibus, carro (próprio ou alugado) ou transporte público;
  • O tipo de bagagem para levar — lembre-se de que grandes volumes podem custar mais caro; a hospedagem — hotel, pousada, hostel ou plataforma online de acomodação; 
  • Os principais pontos turísticos a visitar; 
  • Os restaurantes que mais despertaram o seu interesse; 
  • O tempo gasto para ir até cada lugar planejado. 

4. Estipule metas de gastos 

Com o roteiro planejado, é muito mais fácil estipular os gastos que você pode ter para cada atividade. No entanto, não deixe de considerar os imprevistos que podem acontecer, levando sempre um dinheiro extra para se prevenir. 

Para quem deseja economizar, ter metas de gastos com cada programa da viagem é muito importante. Isso garante que você não ultrapasse o orçamento e consiga aproveitar os momentos sem se preocupar com as finanças. 

5. Saiba como economizar 

Falando em economia, por que não conferir algumas dicas que ajudam a ter melhores experiências e ainda pagar menos? Para começar, tenha em mente que quanto mais cedo você organizar a viagem, melhor. 

A antecedência garante uma melhor preparação, permitindo encontrar passagens e vagas para hospedagem com preços mais acessíveis, tendo em vista que a procura é menor. Além disso, é fundamental considerar a demanda. Portanto, viajar fora da alta temporada garante uma enorme economia. 

Dividir os custos da viagem com outras pessoas também é uma maneira de poupar. Sendo assim, vale a pena avaliar a possibilidade de fazer o passeio com amigos ou colegas. No entanto, lembre-se de escolher indivíduos de confiança e conversar bem sobre o roteiro que você pensou. 

Além disso, é possível adotar algumas estratégias para economizar no próprio local. Utilizar transporte público, por exemplo, em boa parte dos casos, oferece uma redução das despesas com locomoção. Cozinhar na maioria das refeições e deixar para comer fora com menos frequência também garante a diminuição dos gastos. 

Entretanto, na hora de pensar em economizar, é importante considerar que, em alguns momentos, é preciso abrir mão de alguns confortos (mas isso não significa que as suas experiências não serão positivas). 

Afinal, andar no próprio carro pode ser mais cômodo, mas viajar de transporte público permite conhecer novos lugares e pessoas. O mesmo vale para a alimentação. Experimentar a culinária local pode ser o que você mais espera da viagem, mas cozinhar a própria comida, em alguns momentos, por exemplo, não vai trazer impactos negativos. 

6. Aposte em diferentes opções de pagamento 

Você sabia que é possível arcar com as despesas da viagem de diferentes maneiras? Afinal, existem diversas formas de pagamento disponíveis no mercado, e você pode escolher a mais adequada para o seu planejamento. 

Por exemplo, há a possibilidade de pagar os gastos da viagem à vista ou dividir o valor em várias vezes. O parcelamento, inclusive, pode ser feito no cartão de crédito ou com o Boleto Parcelado, que traz segurança, praticidade e comodidade. 

Entendeu por que calcular gastos de viagem é uma tarefa importante do seu planejamento? São vários pontos que devem ser considerados e, com uma boa preparação, você garante uma experiência positiva e consegue aproveitar mais a estadia. 

Gostou das dicas de como calcular gastos de uma viagem? Então, compartilhe o post com os amigos nas suas redes sociais e confira outros conteúdos em nosso blog!

1 thought on “Quer saber como calcular gastos de uma viagem: Veja 6 dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.