Como economizar em uma viagem? - Home
Educação financeira
Como economizar em uma viagem?

Como economizar em uma viagem?

Quer saber o que fazer para economizar em uma viagem? Seja a lazer, a trabalho ou por diversos outros motivos, viajar é uma experiência muito positiva, embora seja capaz de trazer altos custos.

Por esse motivo, é importante se preparar financeiramente para arcar com as despesas. Além disso, ao fazer um planejamento eficiente e detalhado, você consegue economizar bastante durante todo o trajeto e a estadia.

É sobre este assunto que queremos abordar no post. Continue conosco para ficar por dentro de 7 dicas de como economizar em uma viagem e aproveitar ainda mais o passeio!

1. Pesquise os valores de locomoção

Um dos maiores gastos relacionados a uma viagem são os de locomoção. Seja passagem de ônibus, avião ou gastos com carro, essas despesas podem ser bastante elevadas. No entanto, até mesmo nisso é possível economizar.

Sempre que possível, pesquisar os valores de passagens com alguns meses de antecedência e, principalmente, em horários específicos, como de madrugada, pode fazer com que você tenha acesso a ótimos preços.

Além disso, acompanhar as atualizações dos sites de vendas é uma atitude que ajuda a encontrar rapidamente os descontos que surgem e fazer a compra de uma passagem pagando bem menos.

2. Planeje todo o roteiro de viagem

Sabe o que faz com que uma pessoa gaste muito em uma viagem? Os imprevistos. Aquela loja que você descobriu em uma rua, o restaurante que saiu mais caro do que o esperado, entre outros casos, podem ser a fonte das despesas do passeio.

Uma maneira de se organizar para economizar é contar com um bom planejamento. Montar um roteiro de viagem, por exemplo, permite que você pesquise os lugares com preços mais acessíveis e tenha em mente quanto precisará desembolsar nas atividades planejadas.

Sem contar que esse cuidado permite descobrir ótimos lugares para visitar durante a sua estadia no local, proporcionando ótimas experiências ao longo da viagem. Ou seja, o planejamento traz apenas vantagens.

3. Encontre uma hospedagem alternativa

A hospedagem é outro ponto que leva boa parte do orçamento da viagem. Além disso, é um dos aspectos mais importantes para planejar, logo após definir o destino. Afinal, encontrar um local seguro é fundamental para ter tranquilidade na estadia.

A estratégia aqui é, mais uma vez, pesquisar com bastante antecedência — se possível, no mesmo momento da compra das passagens. Dessa maneira, você pode encontrar as melhores opções para a data da viagem e avaliar com cuidado o custo-benefício de cada uma delas. 

4. Evite a alta temporada

A alta temporada é o período em que um local recebe mais visitantes. Nessa época, devido ao aumento da demanda, é comum que os preços subam. Isso acontece principalmente em destinos que contam com uma grande sazonalidade, pois é o momento em que os negócios garantem a lucratividade para a maior parte do ano.

Sendo assim, é importante agir com estratégia na hora de definir a data de viagem. Pode ser que o período de alta temporada ofereça justamente aquilo que você procura, como neve em locais com baixas temperaturas ou calor em destinos litorâneos.

No entanto, as datas que se aproximam da alta temporada também são capazes de atender às suas expectativas, porém, sem precisar pagar mais caro por toda a experiência. Essa é uma estratégia interessante e pode ser adotada ao pesquisar:

  • o período em que há mais turistas no destino;
  • as datas em que as vagas nos hotéis estão mais esgotada;
  • os dias em que os valores das passagens ficam maiores.

5. Aposte no transporte público

Os custos com combustível, manutenção e demais necessidades de um veículo próprio, ou alugado, podem ser altos. Por isso, apostar em formas alternativas de se locomover durante a viagem é uma ótima estratégia de economia.

É claro que, assim como a hospedagem, isso envolve abrir mão de um pouco de conforto. Afinal, usar um transporte público não promove a mesma comodidade de viajar no seu veículo próprio ou em um alugado.

No entanto, os meios de transporte também podem trazer experiências incríveis durante a viagem. Por exemplo, é possível conhecer novas pessoas, principalmente moradores locais e receber dicas de passeios, incrementando a sua vivência.

6. Cozinhe

A alimentação no lugar também pode levar uma quantia considerável do seu dinheiro. Sendo assim, já pensou em cozinhar a sua própria comida durante a estadia? Essa, inclusive, pode ser uma preocupação ao procurar a hospedagem, pois alguns locais oferecem cozinhas compartilhadas ou individuais.

É claro que isso não significa que você não poderá experimentar a culinária local. Muitas regiões apresentam comidas típicas, que se tornam os principais atrativos da viagem. 

Entretanto, nem todas as suas refeições precisam ser feitas em restaurantes.

Desse modo, planeje os dias em que você vai comer fora e se programe para gastar mais em determinadas refeições. No entanto, considere também a oportunidade de cozinhar algumas vezes, a fim de reduzir os custos com a alimentação.

7. Conte com a ajuda de diferentes opções de pagamento

Pagar todos os gastos da viagem à vista pode ser um desafio para muitas pessoas. É por isso que vale a pena conhecer as diferentes opções de pagamento que você pode utilizar.

Afinal, atualmente, existem diversos meios de pagamento disponíveis no mercado, sendo possível encontrar aquele que mais se alinha às suas condições financeiras do momento e ao seu planejamento.

Por exemplo, se você não gosta de usar cartão de crédito ou tem pouco limite, mas gostaria de parcelar algumas despesas, como as passagens e a hospedagem, é possível utilizar o Boleto Parcelado. Sabia disso?

Como visto, economizar em uma viagem não é uma tarefa difícil quando você consegue se planejar com um bom tempo de antecedência e conhece as facilidades disponíveis no mercado. Dessa forma, é possível se organizar e ter ótimas experiências, sem precisar desembolsar mais do que gostaria.
Este post foi útil para você? Então, compartilhe o artigo nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como economizar em uma viagem!

2 thoughts on “Como economizar em uma viagem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.