Como usar gateway de pagamento no e-commerce: Confira ótimas estratégias!
Ecommerce
Como usar gateway de pagamento no e-commerce: Confira ótimas estratégias!

Como usar gateway de pagamento no e-commerce: Confira ótimas estratégias!

O uso de gateway de pagamento no e-commerce tem se tornado uma ótima solução para atrair clientes e garantir mais vendas online. Com esse recurso, é possível que os consumidores concluam a compra por meio das mais variadas bandeiras de cartões ou instituições financeiras. 

Desse modo, o gateway acaba se tornando um ótimo intermediador. Na prática, atua como uma máquina de cartão, porém, totalmente virtual. Assim, os dados bancários dos clientes ficam protegidos, do mesmo modo que o seu negócio tem menos complicações com os pagamentos. 

Achou interessante a ideia do uso do gateway de pagamento no e-commerce? Então, acompanhe este post e veja como aplicar esse recurso em sua loja! 

Quais as vantagens de utilizar gateways de pagamento? 

O gateway nada mais é do que um sistema que se relaciona tanto com o cliente, quanto com a empresa e a instituição financeira do cartão. Desse modo, traz mais facilidade aos pagamentos digitais, principalmente no e-commerce. 

Afinal, utilizando esse recurso, não é necessário investir em sistemas próprios para computar o pagamento das vendas. O consumidor também leva vantagem ao ter acesso a um processo ágil para concluir suas compras, seja pelo celular, computador ou outro dispositivo. 

Quer ver mais as vantagens de utilizar gateways de pagamento no e-commerce? A seguir, confira as principais! 

Integração 

Por meio dos gateways, o negócio pode receber todos os dados necessários para a organização financeira, com relatórios, tudo no mesmo lugar em que recebe os pagamentos de suas compras. 

Segurança 

Esses sistemas contam também com tecnologia criptografada, que previne o vazamento de dados, conferindo mais proteção aos processos financeiros do negócio. Desse modo, ao investir nos gateways, o e-commerce está apostando também na segurança interna e dos clientes. 

Poucos custos 

O setor financeiro ganha mais uma vantagem ao ter baixos custos com essa solução. Afinal, o valor pago sobre os serviços dos gateways pode sair mais barato que a soma das taxas relacionadas às diversas bandeiras e tipos de pagamento, caso você prefira fazer todo o processo sozinho no e-commerce. 

Como inserir o gateway de pagamento no e-commerce? 

Os benefícios de optar por esse recurso despertaram o seu interesse? Então, veja só como é possível garantir que o seu negócio utilize essa forma de pagamento! 

Planeje-se 

O primeiro passo para a aplicação do gateway na empresa é o planejamento. Afinal, é preciso considerar todos os aspectos relacionados ao setor das finanças, vendas e demais áreas antes de fazer as adaptações necessárias para inserir essa forma de pagamento no e-commerce. 

Observe se a sua plataforma suporta o gateway 

Além de montar um planejamento estratégico, é preciso observar a plataforma que você usa para vender os produtos. O ideal é que ela seja compatível com as opções de gateways encontradas, a fim de evitar muitos ajustes no sistema. 

Escolha a melhor opção 

Por fim, é hora de avaliar o custo-benefício de cada prestadora de serviços encontrada. Antes de chegar a essa etapa, vale a pena fazer uma pesquisa aprofundada no mercado, a fim de encontrar as melhores opções.

Como encontrar a melhor opção para o negócio? 

Quer ajuda para decidir qual gateway de pagamento usar no e-commerce? Então, fique por dentro das seguintes dicas! 

Avalie as taxas 

Para começar, nada melhor do que saber mais sobre os valores cobrados pelos serviços. Avalie a taxa de cada uma das opções e, se preferir, faça uma planilha para facilitar a visualização. 

Utilize esse espaço para fazer a análise dos prós e contras das alternativas encontradas. Reunir dados em um só documento ajuda muito na tomada de decisão, principalmente quando essas informações precisam ser passadas para uma equipe. 

Conheça os recursos da plataforma 

Além das taxas, é preciso conhecer o que a plataforma tem a oferecer a você. Com isso, é possível comparar os valores cobrados com os serviços prestados e estudar para ver se, de fato, é um bom investimento. 

Nesse momento, procure saber também sobre os prazos, as bandeiras que cada gateway trabalha, as diferentes opções de pagamento oferecidas, entre vários outros detalhes. Além disso, se possível, confira a usabilidade do sistema. 

Fazer investimentos em softwares com boa acessibilidade e fácil uso vai facilitar bastante a rotina do negócio, ao mesmo tempo em que permite que mais clientes concluam as compras. 

Vale a pena ressaltar que, quando existem muitos obstáculos para o pagamento, como um sistema que demora para realizar o processamento ou que não é intuitivo, a taxa de espera do público aumenta. Consequentemente, as chances de insatisfação dos consumidores, reclamações e desistências também crescem. 

Verifique a segurança 

A segurança do gateway é outro dos aspectos mais importantes para o negócio. Afinal, é por meio dela que todos os processos ocorrerão de forma otimizada, sem causar nenhum prejuízo ao e-commerce ou aos clientes. 

Além do mais, a segurança dos sites é algo previsto por lei. Caso haja o vazamento de dados sensíveis de clientes ou fornecedores, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as multas podem chegar a 50 milhões de reais. 

Outra grave consequência da falta de segurança da plataforma é a descredibilização do e-commerce. Ter a imagem do negócio vinculada à falta de confiabilidade é altamente prejudicial, sem mencionar que é um problema muito complicado de resolver. 

Saiba como é o suporte ao cliente 

A forma como o gateway se relaciona com você e com seus consumidores também precisa ser levada em conta. Desse modo, é possível confiar que, em caso de qualquer imprevisto ou problema, a plataforma estará pronta para ajudar no que for necessário. 

Uma boa maneira de conferir como é o atendimento ao público da plataforma é entrar em contato para se informar sobre as soluções oferecidas. Assim, é possível conhecer melhor as suas opções e identificar a qualidade do suporte. 

Gostou da ideia de utilizar o gateway de pagamento no e-commerce? Como visto, esse é um recurso muito vantajoso para as empresas e pode ser uma excelente estratégia para impulsionar o seu negócio, conquistando uma ótima posição no mercado. 

Quer saber como investir nos gateways de pagamento? Então, conte com soluções seguras e inovadoras no seu e-commerce. Conheça a Koin e veja como podemos ajudar você a conquistar o sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A KOIN é uma instituição de pagamento, obedece às premissas da Lei nº 12.865, de 9 de outubro de 2013, e aos regulamentos e circulares do Banco Central do Brasil. A KOIN não é uma instituição financeira mas atua como correspondente bancária da BMP Money Plus Sociedade de Crédito Direto S.A., CNPJ n.º 34.337.707/0001-00, nos termos da Resolução nº. 3.954, de 24 de fevereiro de 2011, do Banco Central do Brasil.