Loja virtual: Como potencializar a sua?
O e-commerce está deslanchando no Brasil. A pandemia acelerou ainda mais um crescimento que já se mostrava expansivo nos últimos anos, gerando justamente um recorde no aumento dessa modalidade de vendas. Em 2021 tivemos um aumento no faturamento dessa modalidade de venda de 48,4% em comparação com 2020 no Brasil. A área ganhou R$ 161 bilhões em 2021, valores bem expressivos. E se você tem uma loja virtual, esse é o momento para buscar expandir ainda mais os seus resultados e surfar
Para ajudar você a aproveitar esse momento de alta, separamos as principais dicas para potencializar sua loja virtual e trazer melhores resultados. Vamos juntos nessa. Boa leitura.
1. Tenha um bom design para o site
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, se o seu site não estiver preparado para encantar o seu cliente, provavelmente isso vai fazer com que ele não sinta-se à vontade para continuar a navegação.
Isso vale tanto para uma experiência intuitiva, que não gere gargalos e a pessoa consiga fazer suas compras sem maiores problemas. Por exemplo, se o seu cliente tem dificuldades em comprar porque não encontra o botão de finalizar a compra, ele poderá abandonar o site e ir em busca em outro local.
Mas não basta apenas ser funcional. Seu site precisa também ser bonito, atrativo e que faça seu cliente gerar uma ligação afetiva com a sua loja. Isso é importante, inclusive, até para gerar maior confiança. Assim que ele reconhece a identidade da marca no site, reconhece que ele é original e sente-se mais tranquilo para fazer a compra.
Assim, é fundamental unir um design atrativo e, ao mesmo tempo, uma experiência de usuário de excelência. Portanto, a cada mudança, análise também se há algum tipo de gargalo, realizando testes para verificar se há falhas que precisam ser corrigidas.
Outro ponto é, também, fazer pesquisas com seus clientes e analisar dados disponíveis no Google Analytics (uma ferramenta excelente que fornece dados sobre o comportamento de usuários em sites) para saber se há saída de público rapidamente do site, o que pode significar desistência por não encontrar uma home amigável.
2. Crie um site responsivo e acessível
Outro ponto importante é criar um site responsivo e acessível para atender as demandas específicas de determinados públicos. Vamos passo a passo sobre a importância de cada um desses dois pontos.
Um site responsivo é aquele que abre em qualquer dispositivo móvel sem maiores problemas, permitindo que a pessoa consiga ver as informações sem comprometer a experiência. Ou seja, ela pode abrir em um tablet, smartphone, pelo computador ou dispositivos focados para garantir maior acessibilidade.
Um site acessível é aquele que permite adaptação para quadros que demandam acessibilidade (por exemplo, dificuldades de visão, necessidade de utilizar assistente de voz para realizar as compras, entre outros pontos) e isso precisa estar implícito já na formação do seu site. Essa é uma demanda cada vez mais urgente e, portanto, não deixe de trazer isso para seu dia a dia.
Isso atrai não só clientes que tenham necessidades especiais, mas também fideliza pessoas que consideram isso um ponto essencial para comprar em determinada loja.
3. Trabalhe estratégias de marketing
Se a sua loja não é vista pelo seu público em potencial, como você consegue fazer com que eles cheguem ao seu site? Nesse ponto o marketing é fundamental para potencializar as vendas do seu negócio. Estratégias focadas para o perfil do seu público-alvo, que sejam inovadoras, criativas e que estejam alinhadas com os princípios e interesses do seu público podem ser a chave para potencializar sua loja virtual.
Trabalhe diversas estratégias de marketing. Algumas delas são:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing de influência;
- Redes sociais;
- Estratégias de e-mail marketing;
- Tráfego pago, entre outras.
Com isso, você consegue tornar seu negócio conhecido e, também, potencializa as possibilidades de expansão da atuação da sua empresa. Por isso, investir em um bom marketing para e-commerce coloca seu negócio à frente dos concorrentes.
4. Traga sempre novidades para sua loja virtual
O mercado virtual está sempre modificando e sua loja virtual precisa estar atenta para incorporar essas questões no dia a dia. Isso vale tanto para os produtos quanto para outras questões, tais como:
- Novas formas de pagamento;
- Novas formas de entrega;
- Novos formatos de compras;
- Possibilidade de revenda dos produtos por terceiros, entre outros.
Para isso, é fundamental que você sempre acompanhe as melhores informações e novidades sobre o assunto no dia a dia. Assim, veja blogs e canais especializados com as melhores novidades.
5. Mantenha-se atualizado sobre a diversidade de meios de pagamento
Com os avanços tecnológicos e maior presença dessas questões no dia a dia, temos atualizações sobre meios de pagamento. Carteiras digitais, criptomoedas, modos de pagamento como o Pix, Boletos Parcelado, Pix Parcelado, entre outras opções, estão cada vez mais sendo utilizadas como forma de pagamento e, por isso, as pessoas buscam lojas que ofereçam essa possibilidade.
Se o seu negócio não traz essas questões no dia a dia, pode perder clientes que utilizam apenas esses métodos de pagamento. Por isso, busque formas de sempre manter-se atualizado sobre isso.
Além de atualizar os métodos de pagamento, também é fundamental que você busque empresas que ofereçam essa incorporação com toda a segurança possível para a realização dos pagamentos.
Com essas dicas de como potencializar as vendas da loja virtual, você consegue se destacar dos concorrentes e, assim, permitir melhores resultados. Atualmente é o melhor momento do e-commerce e você não pode deixar de aproveitar para expandir sua atuação!
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