Como vender mais no e-commerce? Conheça estratégias!
Tem dúvidas sobre como vender mais no e-commerce? Saiba que esse é um questionamento frequente entre vários empreendedores. Afinal, alavancar as vendas é um dos principais objetivos para manter o negócio competitivo no mercado e obter uma boa rentabilidade.
A principal atitude para aumentar o volume de vendas de uma loja é contar com um plano de ação. O ideal é que esse planejamento seja específico para negócios virtuais, a fim de melhorar a produtividade da empresa e conquistar (e fidelizar) um maior público.
No entanto, o que precisa ter nesse plano de ação para vender mais no e-commerce? Neste post, vamos dar 7 dicas que vão ajudar a melhorar o posicionamento do e-commerce no mercado, atrair mais clientes e, consequentemente, impulsionar mais as vendas. Acompanhe e confira!
1. Defina metas de venda
Para começar a vender mais no e-commerce, questione-se se a sua loja tem metas de venda. Vale ressaltar que nem sempre isso significa definir objetivos abrangentes, como vender mais no e-commerce ou aumentar a quantidade de produtos vendidos.
Para ter uma meta eficiente, é importante estabelecer o volume de vendas que você deseja atingir em determinado prazo. Quanto mais específica e detalhada for a definição, mais fácil será para encontrar estratégias e alcançá-la. Desse modo, é interessante iniciar o seu plano de ação com esse passo.
2. Conheça o perfil do público
Outra pergunta relevante para se fazer é: para quem você vende? Conhecer o público é uma tática fundamental para melhorar as estratégias de atração e fidelização, além de oferecer justamente aquilo que os clientes esperam do seu e-commerce.
Nesse caso, é necessário também identificar qual nicho do mercado a sua empresa atua. Desse modo, é possível analisar as tendências dessa área e entender como é o comportamento do público geral.
Em seguida, é importante analisar como os seus clientes ideais agem. Quais são as preferências, a tendência de consumo, o que atrai em um negócio, o que faz com que os consumidores fechem a compra, entre outras características. Assim, é possível adaptar o seu e-commerce para atender a essas expectativas.
3. Invista em Marketing Digital
Conhece melhor o perfil do seu público-alvo? Então, agora é hora de saber como chamá-los para se aproximar do e-commerce. Tendo em vista que o seu negócio é virtual, as boas práticas de Marketing Digital se tornam ainda mais importantes.
Para começar, por que não investir mais na comunicação com os clientes? Defina a linguagem da sua marca, assim como a identidade visual e os canais para manter contato com os consumidores.
Além disso, caprichar nos conteúdos das redes sociais, segmentando-os para o público que você deseja alcançar, é um ótimo início. Para complementar, saiba definir boas promoções e estratégias de atração, com base no que os seus clientes esperam, e mantenha o contato por meio do e-mail marketing.
4. Capriche na segurança do e-commerce
Sabe um ponto relevante para aumentar as vendas de uma loja virtual, mas que, muitas vezes, é negligenciado pelos negócios? A segurança do seu site. Ao falar sobre o aumento da lucratividade e da produtividade, é muito fácil pensar em Marketing, precificação, entre outros aspectos, porém poucos pensam em segurança em primeiro lugar.
A segurança é um dos motivos que fazem com que uma pessoa confie em seu site para finalizar a compra. Afinal, por mais que o comportamento de consumo online tenha aumentado na sociedade nos últimos anos, uma das principais preocupações do público é com relação à proteção de seus dados pessoais.
Por esse motivo, não poupe ao investir em segurança digital para o seu e-commerce. Além do mais, ofereça diferentes (e confiáveis) formas de pagamento para que os clientes se sintam protegidos nas últimas etapas da compra.
5. Descreva com detalhes os produtos
Um dos principais diferenciais das vendas online é a falta de contato direto com o produto antes de finalizar a compra. Essa pode ser uma das razões que fazem com que um cliente desista de levar o item ou o serviço, isso costuma ser muito comum em lojas virtuais de vestuário e calçados, por exemplo.
É por isso que uma empresa precisa fazer com que o público sinta que conhece o que está comprando, antes mesmo de ter contato presencial. A melhor maneira de promover essa sensação é por meio da descrição.
Os detalhes sobre um produto fazem toda a diferença, como peso, medidas, materiais, funcionalidades, componentes, entre vários outros. Com a análise dessas características, um consumidor poderá decidir se é esse item que está, de fato, procurando. Não poupe nenhum detalhe sobre o produto na descrição.
Sem mencionar que um e-commerce que capricha na descrição do que vende consegue se destacar com mais facilidade no mercado. Afinal, passa confiança aos clientes e atrai ainda mais pessoas para conhecer os produtos, além de também evitar trocas e devoluções.
6. Conte com um atendimento de qualidade
Mais um aspecto indispensável para alcançar o sucesso no seu negócio: o atendimento de qualidade. Ninguém gosta de se sentir mal ao tentar fazer uma compra. Por outro lado, praticamente todas as pessoas ficam felizes quando recebem a atenção que merecem.
Sendo assim, que tal criar estratégias que garantem que o atendimento também seja o seu diferencial? Pode parecer um mero detalhe, mas a linguagem utilizada é capaz de conquistar um cliente no primeiro contato.
Lembra da necessidade de conhecer o perfil do público e, a partir disso, estabelecer as estratégias de Marketing? É nesse momento que você vai definir o tom de voz da empresa e alinhá-lo às expectativas dos seus consumidores ideais.
Essa mesma linguagem estabelecida deve estar presente ao longo de todo o atendimento, seja pré, durante ou pós-venda. Dessa forma, é possível aumentar as chances de satisfazer os clientes, alavancar as vendas e fidelizar consumidores, além de melhorar a reputação do negócio.
7. Aposte em diferentes meios de pagamento
Não apenas por questão de segurança, mas pela possibilidade de oferecer mais praticidade durante a compra, é importante contar com variadas formas de pagamento para atingir diversos grupos. Para escolher as melhores opções para o seu negócio, novamente, é preciso levar em conta o perfil do público.
Além disso, investir em tendências auxilia a inovar no e-commerce. O Boleto Parcelado, por exemplo, é uma opção que tem conquistado cada vez mais adeptos, devido às vantagens de segurança, praticidade e rápido retorno.
Viu só como vender mais no e-commerce depende de um bom planejamento? Então, não deixe de apostar nas melhores táticas para o seu negócio e de contar com ótimas parcerias para garantir um crescimento sustentável da loja virtual.
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